Salada de Cebola com Tomate

Nada melhor do que uma saladinha rápida na hora da refeição não é? Muito melhor ainda em dias quentes e de muito calor, e a salada se encarregada de proporcionar sabor, leveza e frescor ao prato. A palavra salada deriva do latim, e refere-se a salgado e por conseguinte ao sal, cita o principal tempero que é crucial na hora de temperar e deixar a salada deliciosa.

Podemos ver que hoje existem uma grande variedade de saladas pelo mundo. Existem receitas de saladas que levam legumes, vegetais, pedaços de carne, queijo, frutos do mar, grãos, oleaginosas e assim vai. Essa diversidade de saladas correspondem a variados tipos de cozinha, que levam à salada ingredientes e insumos que são comuns em diferentes áreas e regiões do mundo. Assim como também o momento e como se come a salada se difere nas regiões do mundo. Em Portugal a salada geralmente é servida como acompanhamento do prato principal, enquanto que na França a salada é servida como entrada.

Nutrientes e Benefícios da Cebola e do Tomate

Neste post colocaremos três receitas diferenciadas que levam cebola e tomate, mas antes disto vamos entender melhor sobre o que comemos, quais benefícios e nutrientes que levam o tomate e a cebola.

Tomate

O tomate é um dos frutos mais usados a nível mundial, sua difusão e principal ‘expoente’ do tomate na culinária são os países mediterrâneos, a Itália por exemplo. Este insumo é rico em vitaminas C, B e A além de possuir vitaminas como o cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Estes auxiliam no desenvolvimento e crescimento de células musculares, dos ossos, dentes, impulsionam a proteção do corpo (sistema imunológico), alivia dor de queimaduras de exposição ao sol e ainda seu suco ajuda a combater caspas e queda de fios capilares.

A pigmentação avermelhada do tomate se dá por que este contém em sua estrutura o licopeno, que é um carotenoide e este age no sistema com ações antioxidantes de combate aos radicais livres e envelhecimento precoce. Além disso também auxilia na proteção de alguns tipos de câncer como o da próstata, já que em pesquisas realizadas na Itália, um dos principais países em que o consumo do tomate é relevante, constatou-se o nível baixo de homens que desenvolvem este tipo de câncer, além também de colaborar na proteção do sistema cardiovascular.

Seu consumo se dá essencialmente de maneira crua, o carotenoide é absorvido de maneira absoluta quando é ingerido cru, mas também são feitos variados molhos a base de tomate, e para quem é adepto a dietas, a cada 10 gramas da fruta, esta possui apenas 20 calorias.

Cebola

A cebola é um bulbo que está presente em quase todas as cozinhas do mundo, é a base da cozinha, assim como seu irmão, o alho. É um alimento altamente nutricional, dentre suas características citamos vitaminas do grupo B, vitaminas C e E, ações antioxidantes, minerais e oligoelementos como o magnésio, sódio, fósforo, cálcio e enxofre, aminoácidos essenciais.

É um alimento altamente diurético que auxiliam pacientes no tratamento de insuficiência renal, hipertensão e pedras nos rins. É expectorante, fungicida, bactericida, auxilia no tratamento em doenças respiratórias como tosse, gripe, asma, alergia, ajuda na digestão, já que possui propriedades que retiram toxinas do organismo. Estimula o fígado, vesícula, e pâncreas. O consumo indicado é sua ingestão crua, já que assim consegue absorver as propriedades de modo integral, sem que nenhuma estrutura da cebola possa sofrer alguma modificação.

Receitas de Salada de Cebola com cebola

Neste post, iremos aqui detalhar para você três formas de preparar uma salada rápida de cebola com tomate que irá refrescar sua refeição e nutrir seu corpo.

Salada de Cebola Roxa e Tomate Curtidas em Molho Ácido

Ingredientes

  • 3 unidades de tomate
  • 2 unidades de cebolas roxas pequenas ou 1 unidade grande
  • 3 unidades de limão
  • 1 colher de azeite

Modo de Preparo

  1. Corte as cebolas em fatias muito finas, caso possuir um mandolim, utilize-o para que as fatias fiquem padronizadas e finas.
  2. Tempere as cebolas com uma pitada de sal e deixe-as descansando por cerca de 5 minutos.
  3. Esquente água e coloque na sua mistura de cebola com sal. Este processo é importante para retirar a acidez e gosto forte da cebola. Deixe descansar por 10 minutos.
  4. Escorra as cebola e em um recipiente coloque as cebolas, o suco de limão e o azeite e deixe na geladeira por aproximadamente 20 minutos.
  5. Corte os tomates em fatias finas.
  6. Junte os tomates a cebola roxa, após o descanso desta em geladeira com o sumo de limão. Adicione o sal se necessário e sirva.

Vinagrete

Ingredientes

  • 2 unidades de tomates
  • 1 unidade de cebola média
  • 1 xícara de azeite
  • ¼ de xícara de vinagre
  • 2 colheres de sopa de salsinha
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo

  1. Inicialmente, em um bowl, misture o azeite, o sal, o vinagre e a pimenta do reino e bata bem com um fouet.
  2. Corte os tomates em cubos pequenos e padronizados, as cebolas e o pimentão.
  3. Misture todos os ingredientes e sirva.

Salada Grega

Ingredientes

  • 1 unidade de tomate médio
  • 1 unidade de pepino médio
  • ½ unidade de cebola roxa
  • 10 gramas de queijo feta ou algum outro de sua preferência
  • 10 unidades de azeitona
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Orégano a gosto

Modo de Preparo

  1. Corte o pepino em rodelas finas.
  2. Com a cebola, corte-a em pétalas e para tirar seu ardor coloque em água morna por uns 10 minutos aproximadamente, ou coloque em água bem gelada.
  3. Corte o tomate em 8 partes, em gomos, e coloque em uma peneira e salpique sal para que desidrate parcialmente e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos.
  4. Corte o queijo em cubos, e retire o miolo das azeitonas.
  5. Junte todos os ingredientes e tempere com azeite, orégano, sal e pimenta do reino.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Salada

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *