Pão de queijo, biscoitos sequilhos, empadinha, broa de milho, bolos salgados e doces. Todas são iguarias da culinária tradicional brasileira que, certamente, não podem faltar na mesa do café da manhã, do almoço ou do jantar em família.
Mas, você sabia que tortas salgadas também podem ser feitas com polvilho ao invés de farinha de trigo? Pois é! E o preparo pode ficar ainda mais fácil, pois a massa é feita no liquidificador. Ao final, teremos uma torta saborosa e leve, ideal para qualquer ocasião.
O polvilho ainda é pouco explorado no preparo de alimentos, se compararmos com da farinha de trigo. Seu uso na alimentação é muito antigo. Extraído da mandioca, ele era fabricado e utilizado pelos índios, os primeiros brasileiros. Para obtê-lo é preciso amassar a mandioca até que ela se transforme em uma goma que, por sua vez, é desidratada para virar o pó branco. Se esse pó for fermentado temos o polvilho azedo, se não, temos o polvilho doce.
Vamos aos Ingredientes Para Preparar a Torta de Polvilho Salgada
Para a massa você vai precisar de:
- 3 ovos
- ¼ de xícara de chá de água
- ¾ de xícara de chá de óleo
- 2 xícaras de chá de polvilho
- 1 colher de chá de sal
- Margarina para untar a forma.
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
Para o recheio separe:
- ½ xícara de queijo parmesão ralado
- 1 tomate grande
- 2 colheres (sopa) de orégano
- 3 colheres (sopa) de azeitona verde picada
Modo de Preparo
Massa:
Adicione o óleo, os ovos e a água no liquidificador e bata até que tudo fique homogêneo. Em seguida, misture o polvilho e bata até misturar bem. Coloque o fermento e misture. Enquanto isso, unte uma assadeira de sua preferência com a margarina. Você pode usar farinha de trigo ou o próprio polvilho para colocar na assadeira depois de passar a margarina. Despeje metade da massa batida no liquidificador nessa assadeira e reserve o restante.
Você já pode deixar o forno aquecendo a uma temperatura média de 180 graus.
Enquanto isso, prepare o recheio.
Misture o queijo, o tomate, a azeitona e o orégano. Você ainda pode adicionar cebolinha ou ervas finas de sua preferência. Coloque essa mistura na assadeira e cubra com o restante da massa que foi reservada. Agora leve ao forno por, aproximadamente, 30 a 40 minutos até dourar.
Para testar se está pronto, o truque é espetar um palito na massa, e se ele sair limpo significa que está pronta. Cuidado para não abrir o forno muito cedo e atrapalhar o crescimento da torta.
Procure retirar a tora da assadeira quando ainda estiver quente para servir. Se optar por uma travessa de vidro, própria para o forno, não será necessário desenformar.
Dicas
Você pode servir a torta acompanhada de um arroz soltinho, uma salada com mix de folhas, tomatinho cereja, queijo e palmito. Lembre-se que o recheio pode mudar de acordo com o seu gosto. Se preferir pode adicionar carne moída, frango, cogumelos ou, para pessoas vegetarianas ou veganas, legumes e palmito. Essas são alternativas saborosas!
Cozinhar é um ato de amor, não é mesmo? E é bastante prazeroso quando tudo dá certo. Não se preocupe de não estiver tão familiarizado ou familiarizada com a cozinha. A receita é fácil e a chance de errar é muito pequena. Para relaxar enquanto se torna mestre cuca, que tal ouvir uma bela canção justamente sobre essa gastronomia? “Você Já Foi a Bahia?” de Dorival Caymmi é música de deixar água na boca e uma ótima pedida para começar essa playlist gastronômica.
Bom apetite!