Pode Comer a Casca da Goiaba?

A Psidium guajava, popularmente conhecida como goiaba, é uma fruta com grande valor nutritivo e propriedades medicinais. Com uma grande quantidade de vitaminas C, B e A fortalece o organismo além de ter um sabor docinho delicioso. Existem goiabas com polpa alaranjada, branca, rosada, amarela e vermelha.

Fruta que gosta do clima tropical pode ser encontrada nas regiões da América do Sul e América Central. Pouco calórica é interessante para quem deseja adotar uma dieta de eliminação de peso, também é rica em fibras ajudando no tratamento de problemas gastrointestinais. A seguir vamos esclarecer uma das grandes dúvidas sobre a goiaba, afinal pode comer essa fruta com casca?

Goiaba: Pode Comer Com Casca?

Goiaba

Goiaba

Não só pode como deve comer a fruta com a casca, afinal é nessa parte que está a maior concentração de fibras. Se você não gosta de comer a casca da goiaba pode fazer um suco com a fruta. A proporção é de dois copos de água para cada goiaba inteira. Na goiaba você encontra pectina (fibra solúvel) que contribui para o controle dos níveis de açúcar no sangue. Essa fruta tem em média entre 80 e 100 calorias apenas.

Em cada goiaba você encontra três vezes mais vitamina C do que o organismo necessita diariamente. Comendo meia goiaba por dia você já garante que seu organismo tenha uma boa dose de vitamina C. As goiabas vermelhas tem ainda um adicional especial, possuem licopeno, uma substância que protege a pele contra raios ultravioletas prevenindo contra o câncer de próstata e elevando a imunidade do organismo. Pode ser uma alternativa para quem não gosta de tomate.

Quais São os Benefícios da Goiaba Para a Saúde?

Confira a seguir os principais benefícios que a goiaba oferece para o organismo.

Melhora na Digestão

Como já mencionamos a goiaba é uma fruta rica em fibras que atuam estimulando os movimentos intestinais de maneira a promover uma melhor digestão. Comendo a fruta com a casca você ainda reduz a acidez do estômago de maneira a aliviar sintomas de úlceras gástricas e duodenais.

Tratamento Para a Diarreia

Goiaba

Goiaba

A goiaba possui propriedades antiespasmódicas, adstringentes e antimicrobianas que contribuem para reduzir a intensidade da diarreia e aliviar a dor abdominal assim como os micro-organismos que podem estar causando o problema. Essa fruta pode ser consumida como uma forma de tratamento natural da gastroenterite e disenteria infantil.

Como a goiaba possui uma grande concentração de taninos é eficiente para o tratamento da diarreia, mas pelo mesmo motivo deve ser evitada por pessoas que sofrem de prisão de ventre.

Antioxidantes

A goiaba possui grande quantidade de antioxidantes como a vitamina C e o licopeno, dessa forma previne o envelhecimento das células e combate os danos causados pelos radicais livres que podem acarretar em alguns tipos de cânceres como o de próstata. A vitamina C ajuda a fortalecer a imunidade do seu organismo lhe dando maior resistência à ação de bactérias e vírus além de facilitar a absorção de ferro melhorando quadros anêmicos se consumida junto a alimentos ricos nesse nutriente.

Eliminação de Peso

Goiaba

Goiaba

Como já mencionamos a goiaba têm em média entre 80 e 100 calorias podendo ser consumida em dietas de baixas calorias com o objetivo de perda de peso. Por ser rica em pectina (um tipo de fibra) prolonga a sensação de saciedade reduzindo a fome.

Saúde da Pele

O consumo dessa fruta, em especial as variedades rosa e vermelha, é ótimo para a pele uma vez que contêm quantidades significativas de licopeno que é um antioxidante que previne o envelhecimento precoce.

Redução do Colesterol Ruim

Goiaba

Goiaba

Por ser rica em fibras solúveis como a pectina e em vitamina C ajuda a diminuir as quantidades de colesterol ruim. As fibras solúveis ajudam a eliminar o colesterol ruim por meio das fezes diminuindo a sua absorção pelo organismo. Assim a quantidade é reduzida no sangue e a excreção na bile é favorecida.

Receitas Especiais Com Goiabas

Que tal incluir as goiabas na sua alimentação diária de uma forma mais criativa? A seguir listamos algumas receitas diferentes para fazer com a fruta.

Receita de Catchup de Goiaba

Ketchup de Goiaba

Ketchup de Goiaba

Ingredientes

  •  1 kg de goiaba vermelha sem a casca e sem as sementes
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate
  • 1 cebola de tamanho médio cortada em quatro
  • 1 pacote de adoçante em pó
  • 2 dentes de alho médios previamente amassados
  • 1 colher de café de canela em pó
  • ½ copo de suco de laranja
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 1 folha de louro
  • 3 colheres de sopa de shoyu

Como Fazer

Numa panela grande coloque a goiaba com a cebola, o alho e o suco de laranja. Deixe os ingredientes refogarem adicionando o restante com o fogo brando. Deixe cozinhar por cerca de 45 minutos mexendo sempre. Desligue o fogo e aguarde até que esfrie. Essa mistura deverá ser batida no liquidificador e novamente levada ao fogo para que possa apurar chegando então na consistência de catchup. Rende 500 ml.

Receita de Cheesecake de Goiaba

Cheesecake de Goiaba

Cheesecake de Goiaba

Ingredientes

Massa

  • ½ xícara de chá de margarina
  • 1 pacote de biscoito maisena previamente processado
  • ¼ de xícara de chá de açúcar mascavo

Recheio

  • ½ colher de chá de essência de baunilha
  • 3 ovos
  • 2 embalagens de cream cheese
  • Suco de ½ limão
  • 150 gramas de açúcar

Cobertura

  • Suco de ½ limão
  • 300 gramas de goiaba em cubos
  • ½ xícara de chá de vinho branco

Como Fazer

Misture o biscoito, o açúcar mascavo e a margarina até chegar a uma consistência de massa homogênea. Essa massa deverá ser usada para forrar uma forma de fundo removível de 23 cm de diâmetro, use uma colher para pressionar a superfície deixando-a lisa. Leve para gelar.

Na batedeira bata os ovos ligeiramente e adicione os outros ingredientes, bata por cerca de 20 minutos em velocidade baixa. O recheio deverá ser espalhado na forma, o forno deverá ser preaquecido a 180°C, deixe assando por 40 minutos ou até perceber que a superfície está dourada. A goiaba deverá ser aquecida com a goiaba, o suco de limão, o vinho e a ½ xícara de chá de água. Deixe cozinhar em fogo baixo até perceber que todos os grumos dissolveram e a calda está espessa. Espere que fique morno e despeje em cima da torta. Enfeite com fatias de goiaba e folhas de hortelã.

Gostou de saber mais sobre a goiaba e como usá-la em receitas? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Receitas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *