Você já se perguntou qual a origem da sobremesa? O prato doce servido após o prato principal é um dos momentos mais esperados por muitas pessoas. Embora os doces acompanhem a humanidade desde os primórdios, é relativamente moderno esse papel de prato servido após uma refeição principal. Então que tal conhecer um pouco mais sobre essa história?
A História dos Doces
Os doces tem o status de iguaria desde o início da história, mas como mencionamos acima é relativamente moderno o conceito de sobremesa. Há milênios o ser humano já misturava gelo com frutas, especiarias e mel. O sabor doce exerce fascínio ao paladar humano há muitos séculos.
Para se ter uma ideia, no século 1 a.C., o filósofo romano Cícero, menciona ter saboreado na Sicília um “Tubus farinarius, dulcissimo, edulio ex lacte factus”, isto é, tubinhos de massa de farinha doces com recheio de leite. A descrição nos faz lembrar de um dos doces mais famosos do mundo, o cannolo siciliano.
É importante ressaltar que não existia açúcar na Europa até meados de 900 d.C., dessa forma os pratos eram adocicados com mel. Um doce bastante comum nesse período era amêndoas e avelãs caramelizadas com mel criando algo semelhante ao atual pé-de-moleque.
Qual a Origem do Açúcar?
A cana-de-açúcar tem sua origem na Índia, local em que o açúcar é produzido desde a Antiguidade. Na sequência o cultivo da cana-de-açúcar foi levado para a China, inclusive uma das primeiras menções a cana-de-açúcar foi feita em manuscritos antigos chineses que são datados do século 8 a.C..
Durante o período das cruzadas o açúcar – assim como o cacau, noz-moscada, canela e cravo-da-índia – chegaram a Europa. Os portugueses investiram na produção de cana-de-açúcar em suas colônias. A ilha da Madeira foi uma das primeiras a receber o cultivo.
O Brasil tornou-se um importante produtor de açúcar durante o período colonial. Portugal perdeu a sua hegemonia nesse setor quando os holandeses passaram a produzir açúcar nas Antilhas. O preço do açúcar produzido no Brasil perdeu 50% do mercado externo de maneira que o ciclo econômico do açúcar acabou.
Qual a Origem da Sobremesa? Onde e Quando Ela Surgiu?
A separação entre pratos doces e salgados começou a ser feita no final da Idade Média pelos chefes de gastronomia. Nesse período eram realizados suntuosos banquetes em que inúmeros alimentos eram disponibilizados para os participantes. O termo sobremesa até a Renascença era utilizado em seu sentido literal, ou seja, limpar a mesa após a refeição ter sido concluída.
Os banquetes medievais passaram por verdadeiras revoluções em 1553 graças a Catarina de Médici, a mesma pessoa que levou a receita de sorvete de Florença, na Itália para a França. Nesse período os banquetes passaram a ter a presença de mulheres e garfos passaram a ser utilizados. Além disso, os franceses passaram a comer doces no fim das refeições.
A sobremesa, tal qual conhecemos hoje, foi uma invenção do chef da Família Real François Massialot (1660-1733) e outras importantes personalidades do período como o Duke de Orléans e Philippe II. Foi nesse momento que surgiram pratos como compotas, cremes, pastas de frutas entre outros doces que marcaram época.
Waffle: Conheça a História Dessa Sobremesa
O waffle (nome em inglês) é uma das sobremesas mais famosas no mundo e como tal merece ter a sua história contada. Para quem pensa que se trata de um prato norte-americano recente temos que dizer que existe há mais de 700 anos e sua origem é bem distante do local que o consagrou.
Trata-se de um saboroso prato que ganhou o paladar dos norte-americanos e também dos brasileiros. Pode ser servido tanto como uma sobremesa quanto como um prato salgado. Dentre os possíveis acompanhamentos estão frutas, sorvetes e coberturas.
Waffle: Conheça a História Desse Prato
O waffle nasceu de um experimento culinário promovido por um cozinheiro da região do Ducado de Brabante, atual Bélgica. O cozinheiro usou a massa que era matéria-prima para a produção de hóstia prensada a ferro para fazer o que se tornaria o waffle. Nesse período era comum que imagens cristãs fossem prensadas nas hóstias, algo que inspirou o cozinheiro a prensar totalmente a massa feita a partir de ovos e farinha de trigo.
Data de cerca do ano 1300 os primeiros ferros com formatos específicos usados para produzir waffles, foram encontrados na Holanda e Alemanha. O nome waffle se originou do nome dado às placas com desenhos de favos de mel, ‘wafel’ em alemão.
A História do Waffle na América
O waffle foi levado aos Estados Unidos em 1620 e não demorou a se tornar muito popular na cultura norte-americana. Ao longo dos séculos os norte-americanos desenvolveram diversas formas de servir os waffles, no entanto, duas se tornaram as mais famosas.
Os sulistas gostam de saborear os waffles num prato chamado “Chicken & Waffles”. Trata-se de um prato tradicional em que o waffle é servido junto com frango frito e molho picante durante o almoço ou jantar. Porém, a forma mais famosa de servir waffles é aquela utilizada no café da manhã, na forma de panquecas com o Maple Syrup, um xarope bastante tradicional nos Estados Unidos.
Waffle no Brasil
Não sabemos exatamente em que momento o waffle chegou ao Brasil, porém, é bem fácil observar o seu grande sucesso entre os brasileiros. Claro que por aqui o prato foi adaptado sendo servido em sua versão doce com sorvete e na sua versão salgada como um bauru com queijo, presunto e tomate.
Receita de Waffle Doce
Ingredientes
2 xícaras de chá farinha de trigo
3 ovos
4 colheres de sopa de manteiga derretida
1 e ½ xícara de chá de leite
1 colher de sopa rasa de sal
1 xícara de chá de maisena
2 colheres de sopa rasas de açúcar
1 colher de sopa de rasa de fermento em pó
Como Fazer
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata. A massa deverá ser despejada na placa da máquina de waffle, use uma concha para te ajudar. Seus waffles podem ser acompanhados por sorvete, mel entre outras opções de acordo com seu gosto.
Gostou de saber mais sobre a origem da sobremesa? Curta e compartilhe em suas redes sociais!