Surpresa de Uva Com Queijo Ralado

Uva

O início do cultivo e da domesticação da uva ocorreu por volta de 6 000 e 8 000 anos atrás no oriente. A grande variedade de uvas que se encontram hoje em dia é devido a propagação vegetativa e cruzamentos entre espécies diferentes. As uvas crescem em cachos de 15 a 300, podem ser azuis, amarelas, verdes, rosas, carmesins, pretas e laranjas. A evolução da uva roxa deu origem a branca que apresenta dois genes reguladores que inativam a formação de antocianinas, substância essa que é responsável pela cor das uvas roxas. As uvas crescem de forma elíptica e contêm 81% de água, 18 % de carboidratos e 1% de proteína.

Há uma grande variedade de uvas com diferentes cores, sabores e trazem até mesmo benefícios para a saúde. A Concord tem uma coloração roxo-azulado e geralmente são consumidas frescas, são ricas em nutrientes antioxidantes e apresentam benefícios anticancerígenos, anti-inflamatórios e cardiovasculares. As uvas conhecidas como algodão doce foram produzidas a partir da hibridização de diferentes espécies de uva e apresentam um sabor adocicado e singular, são verdes, têm nutrientes, como vitamina C, fibra e potássio. As uvas globo vermelho são grandes e consumidas principalmente em países asiáticos, com coloração rosada e vermelha seu interior é crocante. Devido ao seu tamanho são congeladas e utilizadas como gelo para conservar as bebidas frias.

Além de deliciosas as uvas trazem ótimos benefícios para a saúde.

Têm vitamina K, que é solúvel em gordura e ajuda na coagulação do sangue. Vitamina C, importante antioxidante e ideal para a saúde da pele.

O consumo desta fruta tem se mostrado um bom aliado para a diminuição nos casos de câncer, pois elas apresentam alguns vegetais, como resveratol, quecertina, antocianinas e catequinas, que inibem o crescimento de certas células cancerígenas.

Apresentam um baixo índice glicêmico, o que é bom para pessoas que têm diabetes, elas têm capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue, pois um nutriente em específico, o resveratol aumenta a capacidade do corpo em ingerir a glicose.

As uvas podem ser consumidas de diversas maneiras, em natura, como suco, secas as famosas e polêmicas uvas passas do final de ano. Mas uma das suas principais forma de consumo é na forma de vinho. O vinho é produzido a partir da fermentação do suco da uva, os açucares presentes na fruta ao contato com leveduras se transformam em álcool e sabores. Quando o vinho é classificado em suave ou seco se diz respeito ao resíduo de açúcar no vinho. Durante a fermentação de um vinho seco todo seu açúcar é convertido em álcool e no vinho suave ainda há, apesar de pouco, açúcar residual.

Queijo Ralado

O queijo é um alimento derivado do leite, fabricado através da coagulação da caseína da proteína do leite. Compõe proteínas e gorduras de leite proveniente das vacas, de búfalos, de cabras e ovelhas. Tem uma infinidade de sabores e texturas. Para que aja a coagulação do leite é necessária sua acidificação por meio do uso de um coalho enzimático. Há a formação de um soro que geralmente é removido do sólido por prensas e depois são secos em certa temperatura, dependendo do tipo, assim tem a produção final do queijo. Alguns queijos tem a capacidade de produzir mofo e são consumidos assim mesmo.

O queijo é consumido e apreciado por todo o mundo. Os tipos de queijos são classificados conforme alguns parâmetros como textura, duração da fermentação, teor de gordura, origem do leite e região de produção. As texturas e sabores variam de acordo com a forma que foi produzido e pelo tempo de envelhecimento. Para melhorar ainda mais os sabor dos queijos pode-se adicionar ervas, especiarias ou fumaça de madeira para sua aromatização como também colocar alho, pimenta, cebolinha e outros temperos que vão conferir um sabor ainda mais diferente.

Um dos queijos mais consumidos no Brasil de origem Italiana é o queijo parmesão, um dos favoritos para ser usado na culinária. Ele é muito utilizado ralado e facilmente encontrado nas prateleiras de supermercados, mas para aqueles que amam cozinhar ou gostam de se arriscar na cozinha ele pode até ser preparado em casa. Tem grande utilidade na culinária, pode ser usado para grelhar um assado ou naquela macarronada à bolonhesa.

Comidas Doces e Salgadas

Algumas pessoas preferem comidas salgadas e outras comidas doces, mas não se pode negar que muitas vezes depois do almoço dá aquela vontade de comer um docinho e às vezes vice e versa, ao se comer algo doce aumenta a vontade de comer algo salgado. Essa preferência foi motivo até de pesquisa científica. O que o nosso cérebro faz simplesmente é se cansar de algo facilmente e quer um descanso daquilo, logo ao comermos alguma coisa salgada queremos a doce e vice e versa. Os chefs de cozinha têm trabalhado nisso para que não nos cansemos facilmente daquilo que comemos. Com isso surgem receitas que misturam sabor doce com o salgado.

Na culinária existem alimentos que seus sabores combinam entre si e é quase inevitável não os comeres juntos, como queijo e goiabada, hamburguer e batata frita, arroz e feijão e muitos outros. Mesmo que você não goste vale a pena experimentar uma dessas delícias.

A primeira combinação que pode parecer estranha em um primeiro momento é a pipoca de queijo com caramelo, porém é uma ótima pedida para assistir um filminho, seja no cinema ou no conforto de casa na Netflix. Comum em restaurantes fast food, a batata frita e milkshake, apesar de ser uma bomba calórica é quase impossível resistir, os dois juntos trazem uma combinação perfeita, o doce do chocolate vai muito bem com o salgado da batata frita.

Conhecido por seus sabores doces o cupcake ganha novas versões a cada dia, uma delas muito inusitada é o cupcake coberto por pretzels, bolachinhas salgados e crocantes. Seu sabor e crocância combinam com o a fofura do cupcake e confere uma explosão de sabor na boca.

Muito comum nos cafés da manhã dos americanos, comer bacon e ovos é tradicional, junto a esse casamento de comidas salgadas pode se incluir também panquecas de banana e xarope que é exclusivamente derramado sobre o bacon. Apesar de parecer estranho para o paladar brasileiro essa combinação é uma delícia.

O abacaxi é uma boa pedida quando o assunto é misturar doce e salgado, ele pode ser muito versátil, sendo utilizado em diferentes combinações. Uma delas é enrolar o abacaxi com bacon e assá-lo, é uma boa pedida como aperitivo em uma reunião entre amigos e com certeza irá agradar suas visitas. Essa outra mistura provavelmente não agradará a todos, abacaxi e presunto, começou a ser usado em pizzas, mas hoje em dia se encontra cupcakes e muffins dessa exótica combinação. Se você for amante de comidas diferentes pode experimentar e talvez até amar.

Uva Surpresa

Os ingredientes para preparar essa receita diferente, mas que irá surpreender seu paladar são:

  • A quantidade que achar necessária de uvas, elas podem ser do tipo de sua preferência
  • Lata de leite condensado
  • Manteiga
  • Sal
  • Queijo parmesão
  • Açúcar Cristal

Misture o leite condensado, a manteiga, o sal e o queijo parmesão, leve ao fogo baixo e mexa a ponto de brigadeiro, quando a mistura estiver soltando do fundo da panela. Espere esfriar, unte a mão com manteiga e pegue uma quantidade considerável que dê para cobrir a uva. Coloque a uva no centro da massa e feche até formar uma bola. Mergulhe a uva recoberta com o doce tipo brigadeiro no açúcar cristal e pronto. Já pode deliciar essa receita que contém uma explosão de sabor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *