Cada país e cada região do mundo possuem um cardápio diferente que faz até que agente se assuste em ver o que é comido pelos lugares a fora do mundo. Aqui no Brasil não é diferente. Nosso país é formado por várias culturas e vários povos diferentes, então nada mais justo do que ter uma variedade incrível e saborosa – ou nem tanto – de pratos típicos de cada região. O que vamos ver aqui são os pratos típicos da região sudeste do país.
Os Estados da Região Sudeste:
Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
Comida Mineira:
Pode ser que não, mas talvez a comida mineira seja uma das mais conhecidas do Brasil. Com um delicioso ‘’toque rural’’, os mineiros têm a sorte de poder comer iguarias que só são encontradas aqui. Aqui vai algumas delas:
Pão de Queijo:
Não há nada mais tradicional para o café da manhã mineiro do que um cafezinho quente com um bom pão de queijo. Hoje em dia já existem variações, como os pães de queijo recheados, que ficam ainda mais saborosos.
Ingredientes:
- 1 copo grande de polvilho azedo
- 1 colherinha (café) de sal
- 1 ovo
- 2 dedos de copo de óleo
- 1 dedo de copo de leite
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 1 copo de queijo minas picado
Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes, amassando bem o queijo minas. Em uma forma untada com margarina, vá colocando as bolinhas que fizer. Se desejar, coloque um cubinho de queijo minas dentro de cada bolinha. Leve ao forno préaquecido por cerca de 30 minutos ou até estarem levemente dourados.
Galinha Caipira:
Nada de galinha de granja. Os mineiros gostam é de uma boa galinha caipira, feita com bastante caldo e batatas assadas para acompanhar. Há quem não goste muito por ela ficar um pouquinho mais dura, mas somente se não preparada direito.
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de tomilho
- 1 galinha caipira
- 2 folhas de louro
- 2 tabletes de caldo de legumes
- 200 gramas de tomate sem pele e sem sementes
- 200 gramas de cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 5 gramas de pimenta-do-reino branca
- 50 gramas de massa de tomates
- 50 ml de azeite
- Cheiro verde
- Sal a gosto
Modo de Fazer:
Pique a galinha caipira em partes iguais, e lave bem. Leve uma panela ao fogo com água, quando ferver, acrescente um pouco de vinagre e afervente a galinha. Depois, escorra a água, deixe secar e reserve.
Em uma panela pré-aquecida coloque a galinha, quando dourar, retire o óleo e jogue fora. Ainda na mesma panela, acrescente a massa de tomate, a cebola e o alho, deixe dourar mais um pouco. Junte o caldo de legumes, o tomilho e o louro, deixe cozinhar em fogo baixo, até que a galinha fique bem macia. Finalize com os demais ingredientes.
Tutu de Feijão:
Dispensa comentários. Um prato típico mineiro é: Arroz, couve, tutu de feijão e torresmo, ou leitoa a pururuca. Outros pratos são a canjiquinha e o feijão tropeiro.
Ingredientes:
- 2 xícaras de feijão cozido (pode ser sobras)
- Cebola picada
- Bacon picado
- 2 dentes de alho picadinhos
- Cheiro verde
- Cubinhos de calabresa a gosto
- Farinha de mandioca branca
- Sal a gosto
Modo de Fazer:
Comece fritando o alho, a cebola, o bacon, a calabresa. Depois, acrescente o feijão e o sal a gosto. Misture bem e vá adicionando a farinha até adquirir a consistência desejada. Quanto mais farinha você colocar, mais consistente o seu tutu ficará.
Comida Paulista:
São Paulo tem uma variedade enorme de opções. Em cada lugar há um restaurante ou barzinho que trás pratos do mundo todo para o Brasil. Mas sem dúvidas há as especialidades paulistas.
Pizza:
Só perde para a Itália. Mas há que diga que as pizzas de São Paulo são as melhores do mundo. Outro prato paulista é o churrasco. Eles também são bons em oferecer um churrasco de qualidade.
Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de sal
- 1 xícara (chá) de água
Modo de Fazer:
Misture a farinha, o óleo, o fermento e o sal e vá acrescentando a água até dar liga. Deixe a massa descansando por cerca de 15 minutos em uma superfície com farinha para não grudar.
Divida a massa em 4 partes, cada uma será uma pizza, estique cada parte sobre uma forma e leve ao forno por cerca de 15 minutos. Recheie com os ingredientes da sua preferência. Algumas sugestões: presunto e queijo, frango com catupiry, calabresa com queijo, quatro queijos, etc. Depois de rechear sua pizza, leve ao forno novamente por mais 15 minutos.
Cozinha do Espírito Santo:
Como é uma região litorânea, os pratos típicos são basicamente à base de frutos do mar e outras iguarias. Mas como para o mineiro o acompanhamento é sempre o arroz branco, para eles, o acompanhamento é sempre pirão – uma espécie de sopa mais grossa, ou um purê, feito de farinha de mandioca.
Pirão:
Ingredientes:
- 1 pimentão verde picado em cubos pequenos
- 1 xícara de chá de farinha de mandioca branca
- 1/2 xícara de chá de azeite de dendê
- 120 ml de suco de limão
- 2 cebolas picadas
- 2 colher de sopa de cebolinha verde picada
- 2 colheres de sopa de coentro picado
- 200 ml de água
- 250 ml de leite de coco
- 3 tomate picados
- 4 dentes de alho amassados
- 50 ml de azeite
- Colorau a gosto
- Pimenta-do-reino branca a gosto
- Sal a gosto
Modo de Fazer:
Junte os tomates, a cebola, o pimentão e a água e bata no liquidificador. Numa panela, jogue esse molho batido, acrescente o alho, a pimenta-do-reino, o azeite, o suco de limão, o colorau, o coentro, a cebolinha, o leite de coco e o azeite de dendê. Veja se está bom de sal, mexa e leve ao fogo até ferver. Adicione a farinha aos poucos, mexendo sempre até dar o ponto desejado, o ideal é que não fique muito grosso.
Cozinha do Rio de Janeiro:
O Rio de Janeiro, por ser um estado que também atrai muitos turistas, assim como São Paulo, apresenta uma variedade enorme de pratos para todos os gostos. Mas certamente, o prato mais conhecido em todo o Brasil e que é típico do Rio de Janeiro é a nossa tão famosa feijoada. Outros pratos típicos de lá são os bolinhos (de bacalhau, de carne, de queijo) e também a canjiquinha e caldos e sopas em geral.
Feijoada:
Ingredientes:
- 1 quilo de feijão preto
- 100 gramas de carne seca
- 50 gramas de orelha de porco
- 50 gramas de rabo de porco
- 50 gramas de pé de porco
- 150 gramas de costelinha de porco
- 50 gramas de lombo de porco
- 150 gramas de paio
- 150 gramas de linguiça
- Tempero a gosto
Modo de Fazer:
No dia anterior, coloque as carnes de molho por mais de 24 horas. Lembre-se de ir trocando a água. Depois desse tempo, leve as carnes para cozinhar, lembre-se de separar as mais duras das mais moles. Quando estiverem prontas, acrescente o feijão e os temperos de sua preferência. Sirva com arroz branco e couve.
humhumhum……………
delicia!!!!!!!11
cadacoisa gostosa hum comida mineira e a mais gostosa de todo o mundo principalmente a do surdeste!
ass:Pollyana
meu sonho sabia e ser cantora mas vou ser vcs vao ver!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!tenho meus sonhos!
hummmmm q delicia qria eu esta ai comendo essas maravilhas
noosssa la no sudeste muitas comidas tipicas
eu so a kauane qem qiser me add ta qi meu orkut tah
kauaninha_linda@yahoo.com.br
q delicia
+ nao me ajudou no trabalho.
deviam acrescentar + comidas tipicas do sudeste como pururuca e outros
hummmmmmmmmmm!!!!!!!!!
que delicia deu vontade de comer tudo
oiiiiiiiii
essa pollyana e uma otaria
eu adoro comida mineira mas do geito q ela descreve nossa q indiota
vai ser cantora do porto de piru so se for kkkkkkkkk
eu adoro comida mineira
oii
pollyana enbeciu quer ser cantora entaao vai cantar no porto de galinha
ou seja nem prato junto com elas suas
amigas entendeu kkkkk
julyanne e liliane como vcs pode falar assim de uma pessoa qe vcs ñ conhece
idiotas é vcs vai procurar o qe fazer do qe falar mal de uma pessoa qe vcs nunca viu!!!
ooooie
ki delicia huuuuuuuuuuum
fikei com vontade…hehe
me ajudou mt no meu trabalho de geografia
vlw!!
oi pessol eu etsou fazendo um trambanho de hestoria e geogravia ae eu peceizo vazer todas esse comidas kkkkkkkkkkk delicia
eu acho q deveria ter mais comida rondoniense más o sati e bom pra aprender novos pratos gostei ta de parabéns rsrsrsrs
huu q delicia essas comidas
fiquei com agua na boca
esta pagina me ajudou muito no meu
trabalho de alimentaçaõ
obrigado
e muito bom para fazer trabalho de sudeste
huummmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!! que delicias meu pai do céu
adorei todas as comidas tipicas do sudeste
Eu vim nesse saite para um trabalho da escola para procurar alguma coisa do sudeste .
Eu gostei muito desse saite muito mesmo .
Agora vou aliii fazer um pao de queijo………Hun…Que Delicia
hum tem cada comida uma delecia…
Muito bom! Me ajudou d+ no trabalho de faculdade, fiz e ficou uma delícia.
Vcs são td boqueteira , vai chupar um rola , vcs são um bando de FDP …. Em Add lá no FACEBOOK Bianca menorzinha e Thayna Soares Believer …. Aki é o poder do Centro é do RB …..
eae bonde das boqueteiras estamos de volta para pertubar vcs suas vadias de quinta categoria ………. e samos de São Mateus , se vcs quiserem puxa os novinhos gostosos para nois uhuu senta ne mim xerecao kika em mim xerekinha kkkkkkokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
oooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii galera tudo beem e os novinhos chama la no face viado pra mim dar uma chupadinha uhu adro piruzao
eiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii me add bianca menorzinha
adooooroo
já tirei 20 no meu trabalho, bom
Falar que feijoada do Rio presta, é muita desinformação. FEIJOADA (maiúscula) é só em Minas. E não sou de lá, não.
Desculpe, mas o pirão apresentado não tem nada de comida do Espírito Santo. Está errado. Não se usa leite de coco, pimentão ou azeite de dendê. Isso é culinária baiana!!!
ajudou mtt no trabalho de Artes vlw c: