Ingredientes:
Meia cebola picada
Meia xícara de chá de leite
Meia xícara de chá de água
Cheiro verde picado a gosto
2 colheres de sopa de manteiga
3 xícaras de chá de farinha de mandioca
Modo De Preparo:
Em uma panela baixa e larga, em que seja fácil mexer seu conteúdo e que não aqueça rapidamente, refogue a meia cebola reservada, picada em pequenos pedaços, nas duas colheres de manteiga. Na hora de fritar, acrescente, se desejar, uma folha de louro seca, mas retire assim que perceber que as cebolas estão douradas. O louro produz um sabor suave e agradável à farofa. Mexa bem enquanto refoga, tomando cuidado para que a manteiga forme uma película sobre toda a superfície da panela a fim de evitar que a farinha grude no fundo quando for acrescentada.
Adicione a meia xícara de chá de leite e a meia xícara de chá de água, até formar uma mistura homogênea. Desligue o fogo e deixe este líquido reservado descansar até que esteja completamente frio. Atenção: deixar esfriar naturalmente, não coloque na geladeira ou tente resfriá-lo de outra forma semelhante.
Acrescente na panela com a cebola refogada na manteiga, a água e o leite, as três xícaras de farinha de mandioca, mexendo lentamente para dissolvê-la em meio ao líquido. Coloque também cheiro verde picado bem fino e misture bem. Se achar necessário, acrescente mais farinha de mandioca, buscando a textura que mais lhe agradar.
A Farofa do Sertão deve ficar meio úmida, a aparência é como se estivesse empelotada. Não se preocupe, pois é um efeito esperado a partir da mistura da farinha no leite, este tipo de granulação pode acontecer.
A Farofa do Sertão é uma receita muito fácil de fazer, sem muito segredo. Basta somente algum cuidado e carinho no preparo. Por ser, como toda farofa, um prato seco, é recomendado o uso de fogo brando, pois tem um preparo rápido. A receita é uma ótima opção para inovar como acompanhamento em refeições cotidianas.
A Farofa do Brasil pode acompanhar pratos de carne vermelha ou branca e pode ser servida junto com arroz e molho. Uma boa opção é rechear assados na hora de servir com a farofa. Em um consumo mais cotidiano, a farofa é um acompanhamento ao feijão e arroz, que são típicos do prato do brasileiro.
Além do mais, por não possuir carne em sua preparação original, pode ser uma opção também em combinações vegetarianas. Porém, para pratos veganos, recomenda-se a substituição dos ingredientes oriundos de origem animal, como o leite e a manteiga, por equivalentes orgânicos, como leite de soja e óleo vegetal. Entretanto, pode ocorrer uma sensível variação no sabor.
esta farofa e a galinhada eh um delicia eu chamava a galinhada de arroz com frango mas eu sempre deixei secar bem esta dica de ficar molhadinho eh bem melhor