Aprenda a fazer um saboroso prato de espetinho ao molho de alho, para aqueles que gostam de algo mais forte e com um tempero delicioso.
Para preparar o espetinho ao molho de alho, você vai precisar de 1 kg de filé mignon cortado em cubos grandes; 200 g de cebolinha; 300 g de pimentão verde e vermelho; 2 cebolas; 4 palitos de churrasquinho; 1 cabeça de alho para o molho; 5 colheres de sopa de maionese; azeite a gosto e papel alumínio para preparar o alho.
Comece pelo molho, envolvendo o alho em papel alumínio e levando ao forno por mais ou menos 40 minutos. Reserve, ainda embalado no papel alumínio, e deixe esfriar, enquanto prepara o restante do prato. Descasque a cebola e a corte em tiras, largas o suficiente para que possam ser espetadas. Em seguida, lave os pimentões, corte ao meio e tire as sementes de dentro. Lave mais uma vez e faça o mesmo que fez com a cebola: fatias em tiras finas, que possam ser espetadas pelos palitos. Depois disso, lave bem as cebolinhas e também as fatie em tiras finas.
Quanto à carne, é preciso muito cuidado para seu preparo, para que ela não fique temperada demais: uma mistura simples de sal e azeite de oliva é suficiente para o tempero, ou mesmo apenas o sal. Salgue a carne, mas não demais, e deixe para descansar durante a preparação dos legumes. Quando tudo estiver fatiado, pegue um dos espetinhos e coloque um cubo de carne, uma fatia de cebola, uma fatia de pimentão verde, uma fatia de pimentão vermelho, e outro cubo de carne. Prepare uma frigideira para grelhar os espetinhos e misture em uma tigela azeite de oliva e ervas de tempero a seu gosto, regando os espetinhos com essa mistura, antes de fritar.
Para preparar o molho de alho é muito simples. Com o alho já assado, tire-o do alumínio e esprema a cabeça de alho em uma tigela – por estar assado, o líquido sai mais facilmente, e a essência do alho fica completamente integral em seu sabor. Depois de extrair a essência do alho, coloque a maionese na tigela e misture bem.
Para servir, coloque o molho sobre os espetinhos já fritos e temperados. Este prato, além de muito prático e fácil, é uma delícia para fins de semana e ocasiões menos formais, podendo ser saboreado direto do espetinho, ou retirado dali e saboreado com garfo e faca.