Qual O Peixe Que Produz O Caviar?

Você Sabe O Que É Caviar?

Como diz Zeca Pagodinho: “Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar!”.

Pois é, o caviar é famoso pelo nome, mas claramente o seu sabor não é tão famoso assim. É uma iguaria. Apenas uma pequena parcela da população tem acesso. É um alimento raro e de um preço exorbitantemente alto. Para a maioria da população, o caviar não passa de bolinhas escuras gosmentas que parecem miçangas com geleia. Na verdade, pasme, o caviar é na realidade ovas que não foram fertilizadas de peixes selvagens específicos.

Um alimento muito fresco, popular no verão. O caviar compõe pratos frescos e gelados, assim como a maioria dos pratos com frutos do ingredientes frescos vindos do mar. O caviar é a iguaria perfeita para uma refeição sofisticada e com um sabor diferente de tudo o que você já sentiu – e claro, uma textura única! O caviar pode compor refeições de entradas, de pratos principais, e também de sobremesas, acredite!

O caviar é muito famoso em canapés de festas e bailes de galas. Combina muito com finger-food. Ele possui um sabor e uma textura que completa com os outros sabores, mas traz também um visual muito interessante, com cor e estilo! Possui o formato de pequenas bolinhas escuras (alguns são pretos). Hoje em dia é possível encontrar opções de caviar mais acessíveis. No Brasil, é possível encontrar marcas de caviar que vendem cerca de 100 gramas das ovas por 150 reais.

Caviar Faz Bem Para a Saúde?

O caviar não é apenas uma comida exótica, com sabor, textura, cor e preço diferentes. Ele também tem benefícios únicos para a saúde do corpo, pele e cabelos. O caviar é ideal para completar uma refeição e dar todos os nutrientes necessários para manutenção do metabolismo. Ele é riquíssimo em proteínas, um importantíssimo macronutriente. Também é fonte de vitaminas, como a vitamina A e E, o retinol, e também ácidos graxos insaturados, como o ômega-3.

Para a pele, o caviar pode ajudar na hidratação, na nutrição e principalmente para impedir o envelhecimento, já que é um alimento rico em antioxidantes. Ele retarda o processo natural de apoptose das células, processo que causa a formação de rugas e flacidez e estimula a produção de colágeno.

Muitos produtos de luxo são enriquecidos com caviar, dentre eles produtos para a pele e para os cabelos. Eles previnem a inflamação a nível celular, tratando então tecidos danificados, que seriam eliminados pelo corpo, causando o envelhecimento. Além do colágeno, estimulam também a produção de uma proteína muito importante, principalmente para a saúde capilar, a queratina.

Quais Peixes Produzem as Ovas para o Caviar?

Bom, aqui entramos em uma polêmica. Os especialistas da culinária afirmam que o verdadeiro caviar se refere às ovas apenas de esturjão. Dentro dessa classificação existem 4 tipos: Almas, Beluga, Oscietra e Sévruga. Estas variações mudam aspectos nas cores, no tamanho, no preço e também no sabor – o preço está mais relacionado com a disponibilidade. Algumas são mais indicadas para receitas específicas, pois combinam mais. A maioria das pessoas pensa que caviar significa ovas de peixes. Mas essa definição é falha, pois as ovas de caviar são as não fertilizadas, de peixes selvagens, especificamente de esturjão – e mais importante, sem adição de componentes como conservantes, com um toque salgado.

Porém, hoje em dia, muitos chefs de cozinha e empresas que produzem caviar, consideraram outras opções como a iguaria, diminuindo os preços. Vários países passaram a classificar outras ovas, além do esturjão, para a produção do caviar. Dentre estas opções estão o salmão e a tainha. Dessa forma o caviar se tornou mais acessível, podendo ser encontrado, no Brasil, em vários restaurantes, principalmente restaurantes especializados em pratos de culinária oriental e de frutos do mar.

Blinis de Salmão e Caviar

Blinis de Salmão e Caviar

Tipos de Caviar de Esturjão

Almas

O tipo Almas é o mais requintado e exclusivo dos 4 tipos principais de caviar, os originais e clássicos. Este tipo é uma iguaria muito antiga, que já era apreciada na Grécia antiga. A palavra que dá o nome ao tipo de caviar, Almas, significa diamante, e isso está diretamente relacionado ao quanto esse caviar é especial.

Caviar Almas

Caviar Almas

No livro dos recordes, o Guinness Book, está listado como o alimento mais caro do mundo, assim como o diamante é a pedra mais preciosa! O Almas pode ser vendido, de acordo com o Guinness, por cerca de sessenta mil reais cada quilo das ovas. Este tipo de caviar são as ovas não fertilizadas do esturjão Beluga albino que já possui mais de cem anos de idade. Ele pode ser encontrado na região do Irã. Este caviar possui as ovas de coloração branca, com aspecto liso. O sabor é muito distinto, com uma salga muito delicada.

Beluga

Sua raridade não fica muito longe do Almas. O caviar do tipo Beluga também é uma iguaria extremamente rara e especial, estando classificado como o segundo caviar mais caro do mundo. Este é o caviar mais famoso, em aparência. Tem as ovas de tamanho grande – as maiores de todos, na realidade – podendo chegar ao tamanho de uma ervilha. Com sabor amanteigado e levemente salgado. É muito indicado para acompanhar finger-food suave, como com mini torradas simples. O seu sabor vale a pena ser sentido mais do que os acompanhamentos do prato.

Caviar Beluga

Caviar Beluga

Antigamente, este caviar era restrito e reservado apenas para as famílias Reais, pois ele era ainda mais raro. Este tipo é encontrado no mar Cáspio no Irã. Possui um tamanho grande, de cor escura – tons cinza-escuro brilhantes ou mais claros, como cinza-pálido-prateado. São muito lindos e trazer um visual sofisticado e delicado ao prato.

Oscietra

Oscietra

Oscietra

O esturjão Oscietra é um pouco menor que o esturjão Beluga. Um pouco menos raro e por isso o seu preço é também um pouco menor e “mais acessível”. As ovas do tipo Oscietra são ovas consistentes e com um sabor muito suave mas bem característico do mar, com uma salga um pouco mais predominante que os outros, por isso ele é mais indicado para os pratos onde há ingredientes também com sabor relativamente forte – mesmo assim não tanto, o caviar normalmente deve ser o protagonista do prato. São coloridas e de cor clara as ovas antigas e estas possuem um valor mais caro. Todas as ovas, quanto mais alta é a idade do esturjão, mais caro é o caviar. As ovas de Oscietra são fáceis de serem encontradas pra comprar, pois sua produção atende a demanda contínua.

Sevruga

Caviar Sevruga

Caviar Sevruga

O sevruga, de todos, é o de menor valor no mercado e mais popular. É o mais usado na culinária dos países do ocidente. Ele é conhecido como o esturjão estrelado. Mas porque ele é o mais barato e mais popular? Isso porque este tipo de esturjão se reproduz muito mais rápido, dando uma quantidade de ovas não fertilizadas muito maior por menos tempo. As ovas possuem um sabor incrível, com salga marinha predominante, com notas de nozes e cremoso no ponto! Possuem cor acinzentado claro com um brilho perolado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Petiscos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *