Reconhecimento
A culinária Italiana é conhecida como uma das mais famosas culinárias de todo o mundo, devido seus pratos serem deliciosos e também muito bem elaborados. A culinária da Itália é conhecida também por ter flexibilidade, vários ingredientes e variações regionais, e dessa forma a comida se torna um importante elemento da cultura e da história desse país. Hoje a culinária Italiana é o resultado da evolução de séculos de mudanças sociais e políticas. No século IV na idade Média, a culinária sofreu grandes influências por parte dos árabes e dos normandos que levaram alguns chefs renomados para a Itália. Portanto, essas influências contribuíram para moldar a culinária Italiana, adicionando alguns itens como: as batatas, os tomates, o milho e a pimenta, que são os ingredientes mais usados na culinária da Itália. Já no século XVIII surgiram os primeiros livros de culinária Italiana, e eles começaram a ser escritos e distribuídos com o objetivo de que os chefs que estavam espalhados pelas regiões da Itália pudessem mostrar o orgulho pela nação.
Podemos encontrar na culinária Italiana, muitas características particulares que são de conhecimento mundial. Mas é importante ter conhecimento de que dentro da própria Itália, as regiões possuem características próprias que as diferenciam uma das outras, e elas fazem uso de diferentes ingredientes, receitas e até mesmo o modo de preparo, pode ser diferenciado.
Curiosidade
Uma curiosidade interessante da culinária Italiana é em relação às refeições, essas podiam ter até cinco pratos servidos. As refeições tinham um período muito longo, podendo durar horas, e em dias festivos, podiam durar o dia todo. Atualmente, esta tradição Italiana é realizada somente nos feriados especiais, e não é tão exagerada como antigamente. Hoje a culinária Italiana que temos conhecimento, pode se dizer que ela não é verdadeiramente Italiana, porque cada região da Itália se diferencia bastante das outras regiões e por isso, não há uma culinária que seja própria, de referência para todo o país. Portanto é comum ouvirmos dizer que a culinária da Itália é mundial, porque cada país pode acrescentar o seu toque na receita e assim servir um delicioso prato Italiano.
A Riqueza da Culinária Italiana
Um dos grandes patrimônios da Itália se refere à gastronomia, e a Culinária Italiana é reconhecida mundialmente, por ter ricos ingredientes que são característicos da cozinha típica e regional. Através dos séculos, muitos povos tiveram passagem pelo país e assim deixaram sua marca, e introduziram elementos novos, e por isso, hoje, muitos pratos de origem Italiana são apreciados em todo o mundo. Apesar de existir diferenças gastronômicas entre o sul e o norte da Itália, podemos dizer que os salames, os queijos e os vinhos, são produtos que acrescentam a riqueza da Culinária Italiana de todas as partes do país.
Por: Érica Ap. Gomes