Comida Peruana
Os primeiros habitantes do Peru, acredita-se que migraram da Ásia por volta de 6000 aC. Pequenas comunidades foram criadas e o cultivo de algodão, pimenta, feijão, abóbora e milho (semelhante ao milho) teve início. A maioria dos primeiros colonos viviam perto da costa, onde o clima úmido permitiu sementes plantadas para crescer.
Uma das culturas mais populares do mundo, as batatas, foram primeiramente cultivadas no Peru.
Os primeiros restos de batatas foram descobertos em sítios arqueológicos no sul do Peru e leste, que datam de 400 a. C. No entanto, não foi até 1400 que os primeiros europeus entraram em contato com a batata. Eles levaram o vegetal de volta à Europa, onde foi lento a ganhar aceitação. Atualmente, a Europa cultiva o maior número de batatas, mas o Peru continua a produzir as maiores variedades de batata e tem sido referida como a “Capital da batata do mundo.
Comida Inca
Os Incas chegaram ao poder em 1400. Eles sobreviveram, principalmente de milho e as batatas, que plantadas em terraços ou em encostas íngremes (que ainda podem ser vistas hoje). Seu império foi de curta duração, no entanto. Em 1528, o conquistador espanhol Francisco Pizarro, descobridor do Peru, ficou intrigado com as riquezas do Império Inca.
O espanhol ajudou a introduzir frango, porco e cordeiro ao Incas. Em contrapartida, os Incas apresentam ao espanhol uma grande variedade de batatas e aji (pimenta). Como o espanhol assumiu o controle, eles exigiram que os nativos crescessem sob as normas das culturas européias, como trigo, cevada, feijão e cenoura. Como a doença dos europeus atingiu os incas e proviu uma escassez de trabalho, os escravos africanos foram trazidos para trabalhar nas novas plantações. Os africanos contribuíram com alimentos como picarones (doces fritos feitos de uma massa de pão de abóbora).
Cozinha Contemporânea
A cozinha peruana é maioritariamente composta por pratos picantes que se originaram como uma mistura de alimentos espanhola e indígena. Tais pratos são muitas vezes referidos como Criolla, ou crioulo. Aji (pimenta) é a especiaria mais popular no Peru e é usada em uma variedade de maneiras para dar sabor extra. A Hortelã, orégano, manjericão, salsa e coentro também estão incluídos na pratos peruanos, em especial sopas e ensopados. Para além das especiarias, no entanto, batata, arroz, feijão, peixe e grãos diversos grampos são essenciais (alimentos consumidos quase todos os dias) na dieta do Peru.
O Oceano Pacífico do Peru prevê com uma grande variedade de frutos do mar, especialmente para aqueles que vivem perto da costa. Ceviche de peixe, camarão, vieiras, ou lula marinados no limão e pimenta podem ser considerado como um dos pratos nacionais do país, devido à sua enorme popularidade. É geralmente servido com milho numa tigela, cancha (milho torrado), ou batata doce. Saladas nesta região também são comuns, particularmente huevos la rusa salada (ovo) e rellena palta (abacate recheado).
Conhecer os costumes gastronômicos de outros países é um desejo de muitas pessoas. Todo turista que provar a comida do país onde está passeando. Para quem vai ao Peru, não é diferente. Ainda mais que o país é um dos destinos mais procurados da América do Sul.
Para quem não sabe, a gastronomia do Peru faz bastante sucesso em todo o mundo. E o melhor restaurante da América Latina encontra-se em Lima, que é a capital do Peru. É o famoso Astrid & Gastón. Quem tiver curiosidade e não puder ir ao Peru, pode encontrar em São Paulo o restaurante La Mar, que é uma franquia do mesmo dono do famoso restaurante. E oferece os mesmos pratos.
Mas, para quem ninguém se surpreenda, é importante frisar que o sabor da comida peruana lembra muito pouco a comida brasileira. Separamos abaixo alguns dos pratos servidos no Peru. Confira:
- Anticucho: feito de espetinho de carne bovina com molho de pimenta. Geralmente, no Peru, a carne usada é o coração do boi. Por isso, se você não gosta muito de carnes diferentes, é bom perguntar qual o corte usado para não ter surpresas.
- Ají de Gallina: essa receita é feita da mistura de alguns ingredientes espanhóis e quechuas, que são alguns povos indígenas que habitam o Peru há séculos. O preparo da receita é bem fácil. É usado frango triturado ao invés de desfiado. E mistura-se com caldo à base de molho de pimenta verde, pão e leite.
- Lomo Saltado: esse prato é a fusão com a comida chinesa, que usa a técnica de preparação na wok. O preparo é a carne salteada e flambada da frigideira, com tomate e cebola. Normalmente, é servida com arroz e batata.
- Ceviche: esse é um prato típico da comida peruana. É preparado com peixe branco cru e cortado na faca. Ele não vai ao fogo. Como usamos limão no caldo, ele cozinha o peixe.
- Papa a la huancaína: esse prato não leva carne. Por isso, é muito indicado para pessoas vegetarianas. É um prato muito fácil de fazer, além de também ser bem rico. E clássico em dias festivos.