Cuidados no Uso de Isotônicos

Hidratação em Atividades Físicas

Quando as pessoas costumam fazer exercícios físicos diariamente, geralmente conseguem eliminar a gordura excessiva, perdendo os quilos a mais. No entanto, deve-se observar que às vêzes essa diminuição do peso do indivíduo é devido ao líquido corporal perdido, resultante do esforço físico, sendo necessário então hidratar o organismo. Muitos adeptos de esportes, ginástica e musculação, ao invés de ingerirem água, costumam beber isotônicos.

Isotonicos

Esse produto segundo a ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é indicado somente para atletas, devendo ser prescritos por profissionais especializados como nutricionistas ou médicos.

Como Funcionam os Isotônicos

Os isotônicos, ao contrário do que muitos pensam, contém calorias, não sendo indicados para todas as pessoas que costumam consumi-los como se fossem água. A bebida é chamada de repositor hidroeletrolítico, e é composta de minerais, sódio, potássio e carboidratos, repondo esses niutrientes que porventura sejam perdidos durante uma atividade física. Eles possuem uma fórmula distinta, com componentes que aumentam e tornam mais rápida a absorção intestinal do líquido.

Consumo

Segundo especialistas, só há benefícios se forem consumidos quando necessário, pois como contém carboidratos na sua composição, é uma bebida calórica, podendo favorecer o aumento do peso corporal. Além disso, os isotônicos são compostos de sódio em grande quantidade, e quem não pode ingerir esse nutriente, como pessoas portadoras de insuficiência renal, pressão alta, ou tendência a cálculos renais, correm risco de saúde se ingerirem o produto.

Indicação dos Especialistas

De acordo com especialistas, antes de consumir a bebida, é necessário consultar um médico, principalmente, quem apresenta problemas de saúde, e as pessoas devem sempre prestar atenção aos componentes indicados no rótulo dos isotônicos e de qualquer produto que desejam consumir. Se o indivíduo possui alguma restrição médica, é aconselhável substitui-lo por outro líquido equivalente ou mesmo somente água natural.

Cuidados com a Desidratação

Quando há o perigo da desidratação, a reposição de líquido é necessária, se não por isotônicos por outro líquido equivalente, que apresente nutrientes. Alguns especialistas sugerem, que se a perda de água for maior que dois por cento do peso da pessoa, que deve ser pesada antes e depois das atividades físicas, isso indica que houve uma desidratação importante e nessa hora, o indivíduo pode e deve ingerir uma bebida isotônica. Outros indicadores que apontam falta de líquido no organismo são: Suor muito salgado, que sugere uma excessiva perda dos nutrientes e a cor da urina depois do exercicio fisico, que se estiver mais escura ou turva é bom ingerir líquidos, pois o normal é ela ter uma coloração amarelo brilhante e ser clara.

Nutrientes

Os profissionais experts no tema, informam que o primeiro sintoma de falta de líquido é a sede, indicando que o nível de água no organismo está baixo, portanto a pessoa esta desidratada. Inicialmente a desidratação se manifesta por secura da boca e olhos, num segundo momento, os individuos sentem-se mais pesados, e apresentam diminuição do apetite, até que num estágio mais avançado pode haver fraqueza, dor de cabeça, tontura, que se evoluirem podem causar óbito por falência dos rins. Portanto a hidratação corporal, é extremamente importante para repor nutrientes perdidos durante exercícios físicos. O importante é ingerir a bebida adequada a cada organismo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bebidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *