A cólica menstrual é um verdadeiro terror para as mulheres. Isso porque, as dores são terríveis, nas palavras delas, e, geralmente, acabam incapacitando-as de executar algum tipo de trabalho, o que acaba sendo prejudicial para a profissão ou estudos. No entanto, com o avanço da medicina e dos fármacos, hoje é possível encontrar nas farmácias tratamentos para amenizar essas dores, ou, até mesmo, neutralizar a ação da cólica, evitando dores posteriores.
Hoje, geralmente, muita gente acaba não tendo tempo de se deslocar até uma farmácia, e por conta disso, acaba apelando para receitas e outros métodos naturais. Por exemplo, para prevenir a cólica, muitas mulheres são adeptas da bolsinha de água térmica, onde, adicionando água quente dentro do reservatório da bolsa, o mesmo preserva o calor, e, assim, a mulher coloca a bolsa quente sobre a sua barriga, esperando amenizar a dor causada pelas cólicas.
É um método eficiente na maioria das vezes, mas, também, existem outros tipos de terapias mais naturais, como o chá de coentro, que também é bastante eficaz no combate a essas terríveis dores abdominais. Confira as propriedades do coentro e os seus benefícios a seguir:
O Coentro
O coentro nada mais é do que um tempero, que é conhecido por ter um aroma mais forte que o da salsinha, sendo que o seu uso é bastante disseminado no Norte e Nordeste Brasileiro. Por conta do uso de temperos como o coentro, é que a culinária dessas regiões é conhecida por ser bastante “forte”, mas que, ao mesmo tempo, agrada ao paladar de muitas outras pessoas.
Não se sabe ao certo quando o coentro começou a ser introduzido na humanidade, mas se sabe que, desde os primeiros anos, os egípcios já faziam uso da planta para poder ajudar a desenvolver os aromas necessários para o embalsamento dos corpos. Lembrando que, no Egito, era comum praticar tais ações para poder conservar os cadáveres, conhecidas mundialmente como “múmias”, já que os corpos se preservam com o embalsamento com as ervas aromáticas e, também, com a colocação de faixas de linho enrolando todo o corpo.
O Coentro não era utilizado somente para esse fim no Egito; segundo historiadores, o uso da planta também era medicinal, sendo que eles a empregavam nos mais diversos medicamentos, muitos deles voltados para combater dores. Isso é um indicativo do poder medicinal que a planta pode possuir quando empregada da maneira correta. Segundo historiadores, o coentro pode ter tido origem nas proximidades do Mar Mediterrâneo, onde se sabia, também, que os romanos e gregos utilizavam a planta em diversas de suas receitas.
Atualmente, a cozinha árabe e a indiana utilizam e muito o coentro, sendo ele um dos responsáveis por dar um gosto a mais na comida e na cultura desses dois países. Em Portugal, também, o uso do coentro é mais frequente na região de Lisboa e arredores. Já em Algarve, por exemplo, o uso é mais restrito.
O seu cultivo pode ser feito em vasinhos pequenos, assim como a salsinha é criada em casa. Se optar por coloca-lo no jardim, também irá surtir o mesmo efeito. Os cuidados, nesse caso, devem ser redobrados, já que, no jardim, o coentro está exposto a qualquer tipo de coisa, como pragas. O cultivo em vasinhos separados e próximos da cozinha é mais higiênico e rende bem mais.
As Cólicas Menstruais
Como já bem exemplificado no início, as cólicas menstruais atingem as mulheres a todo momento, e ele não avisa quando vai chegar. Em algumas mulheres, essas crises são tão intensas que algumas não aguentam e desmaiam, perdendo a consciência por causa da dor excessiva da cólica menstrual. Mas porque isso acontece?
Geralmente, as cólicas renais acontecem por conta da liberação de uma substância que tem por objetivo ajudar o útero a se contrair e eliminar o sangue menstrual, fato esse que ocorre durante o período fértil – momento onde a ovulação ocorre na mulher, podendo o processo durar seis dias – e, por isso, causa desde incômodos passageiros na região da pélvis a até dores tão fortes que deixam a pessoa incapaz de trabalhar ou de realizar qualquer tipo de coisa.
É valido mencionar, também, que as dores e a sua intensidade variam de pessoa para pessoa. Algumas mulheres, por exemplo, têm certa resistência quanto a essas dores; outras, já não têm muito e, algumas sofrem demais quando esses períodos aparecem. Além da dor da cólica, ela pode ser tão forte que pode ocasionar a aparição de outras crises de dor.
Normalmente, essa dor passa com alguns dias, indicando um funcionamento adequado do organismo. Já em outras ocasiões, no entanto, a dor é tão forte que podem ser sinais de outros tipos de problemas, como doenças no útero. E uma das doenças mais famosas por ser a mais comum é a endometriose. Por isso, se notou algo de estranho no funcionamento do seu corpo, o melhor mesmo é ir correndo até um médico e se consultar.
O Chá de Coentro
O chá de coentro é um dos mais indicados quando se trata de dor causada pela cólica menstrual. Para poder preparar o chá, será necessário meio litro de água e uma colher de sopa de coentro.
Com isso, pegue a água e coloque em uma leiteira, levando ao fogo até que o líquido levante fervura. A partir daí, pegue o coentro previamente cortado e lavado com água fria, e coloque em um recipiente. É nesse recipiente que você irá adicionar a água fervente e, depois disso, irá tampar. Depois de tampar, aguarde 15 minutos e utilize um coador. Coado o chá, reserve e pode ser servido para consumo. Se desejar, pode adoçar o chá com um pouco de mel. É recomendado que esse chá seja sempre tomado antes de se fazer as refeições.
No entanto, cuidado ao consumir o chá de coentro: em doses muito exageradas, o coentro pode desencadear uma crise renal, podendo causar lesões bastante sérias nos dois órgãos. Prevenir é sempre o melhor remédio, mas com responsabilidade e confiança de estar fazendo o certo para si.