O brasileiro é um povo apaixonado por cerveja, porém, isso não significa necessariamente que sabe tudo a respeito dessa bebida. Por exemplo, você conhece os diferentes sabores de cerveja que existem? Já experimentou diferentes variedades para poder saber qual é a favorita do seu paladar? Se você é um apreciador de cerveja que não entende muito da bebida não precisa se preocupar porque vamos te dar algumas dicas explicando mais detalhes sobre os sabores.
Produção da Cerveja
Primeira etapa: A escolha das matérias primas deve ser rigorosa, e o tipo de ingrediente também influencia no sabor. A grande maioria das cervejas é fabricada utilizando grãos de cevada que passam pelo processo de germinação, depois são torrados e triturados para formar o malte da cerveja. Para baratear o custo da bebida, alguns fabricantes utilizam grãos de trigo, milho e até arroz. O modo como o grão é torrado também influencia diretamente a cor da bebida, pois quanto mais torrado é o grão, mais escura fica a cor.
Segunda etapa: Outro ingrediente que faz parte da cerveja é o lúpulo que pode ser bastante amargo, e é responsável por boa parte do sabor da bebida. O mais importante na adição do lúpulo é o momento em que isso é feito na etapa do cozimento: quanto mais cedo for adicionado, menos amarga fica a cerveja, já que o cozimento neutraliza a química responsável pelo amargor.
Terceira etapa: submeter o líquido resultante à ação das leveduras. Leveduras são fungos que se alimentam de açúcar e produzem álcool como resultado dessa digestão. O tipo de levedura define de qual tipo de cerveja, entre os dois principais, a cerveja produzida vai pertencer: as de baixa fermentação e de alta fermentação.
Quarta etapa: depois disso tudo a cerveja passa até três meses em tanques de resfriamento, para depois ser filtrada, passar por uma etapa de pasteurização e finalmente ir à garrafa.
Veja alguns tipos diferentes de cerveja, resultantes das diferenças de ingredientes e processo de fabricação.
Conheça os Diferentes Sabores de Cerveja
Cervejas Draft
É o tipo mais apreciado pelos americanos, e faz parte da família com baixa fermentação. Uma diferença é que esta cerveja não passa por um processo de pasteurização: sua durabilidade é garantida por uma filtragem que retira os microrganismos que poderiam causar sua deterioração. Para cada uma dessas cervejas é necessário um copo especial, o que faz toda a diferença para manter o sabor e o “colarinho”, tão apreciado nas cervejas, independente do tipo.
Cerveja Weiss Bier (Cerveja de Trigo)
Um tipo de cereja de origem alemã que tem sabor e aroma bem marcantes, o destaque fica por conta das leveduras que se tornam mais pronunciadas. Em termos de coloração essa cerveja é mais turva que as outras variedades. O lúpulo aparece em pouca quantidade ou nem é usado para o fabrico dessa que é uma das primeiras cervejas a ter sido criadas. O teor alcóolico desse tipo de cerveja é de 5%.
Cerveja Pilsner
Dentre os tipos de cerveja, a Pilsner de origem tchecoslovaca, é uma das mais jovens. Contudo, mesmo não tendo o mesmo tempo de mercado das veteranas tem muitos apreciadores pelo mundo. A sua popularidade se deve especialmente ao seu sabor menos complexo, mas não menos interessante que é agradável para os apreciadores cervejeiros e também para quem bebe pouco.
Essa variedade de cerveja é uma pale lager simples em que o lúpulo aparece bem marcado. O malte é mais leve e o gosto tem poucos pontos amargos. Seu teor alcóolico gira em torno de 5%.
Cervejas Porter
Um dos sabores mais peculiares de cervejas pertence às bebidas da categoria Porter, pois seu equilibrado sabor é obtido por meio da mistura de cereais maltados tostados e das leveduras que realizam a fermentação lentamente. Quando uma pessoa bebe uma cerveja Porter sente ao fundo notas de caramelo, chocolate e grãos que foram tostados.
Cervejas Pale Ale
O fabrico dessa cerveja se dá por meio de um processo que realiza a torra da cevada mais lentamente que resulta então num sabor mais amadeirado e maltado que outras variedades de cervejas. Os responsáveis pela criação desse que é um dos tipos de cerveja mais populares do mundo são os ingleses.
Cervejas Indian Pale Ale
A cerveja que é chamada de IPA e tem um sabor mais amargo que a Pale Ale original foi criada num momento de necessidade. Quando as tropas militares inglesas perceberam que a sua cerveja estragava a bordo de navios que seguiam até a Índia resolveram adicionar mais lúpulo a fórmula para que fosse conservada por mais tempo. A versão ganhou mais aroma além de amargor e conquistou o paladar de muitos ingleses.
Cervejas Stout
Depois de conhecer as características das cervejas stout você sempre saberá quando estiver diante de uma. A marca mais famosa que produz essa variedade de cerveja é a Guinness. O visual da stout é bastante peculiar porque possui espuma densa e com cor marrom. Uma bebida com um sabor marcante que possui notas de chocolate e café que são identificáveis. Não tem um sabor de levedura muito destacado.
Cervejas Brown Ale
Pelo fato de contar com um grau mais concentrado de malte esse tipo de cerveja possui uma coloração que puxa para um tom de âmbar e seu sabor tem um quê ‘terroso’. Uma de suas características mais interessantes é apresentar menos amargor que as outras variedades de cerveja. Atualmente, esse tipo de cerveja é fabricada diferentes misturas de malte que trazem resultados mais complexos para o sabor.
Cervejas Bock
Uma cerveja que tem mais malte em sua composição e que começou a ser produzida na época medieval para ajudar na dieta dos moradores dos monastérios alemães por ser uma bebida encorpada que os mantinha saciados por mais tempo. Essa cerveja se enquadra na categoria de lager escura.