Cerveja de origem holandesa. Tudo começou no dia dezesseis de dezembro de mil oitocentos e sessenta e três na cidade de Amsterdã quando Gerard Adriaan Heineken jovem de vinte e dois anos comprou cervejaria de Hooiberg na grande capital. Esse estabelecimento foi fundado no ano de mil quinhentos e noventa e dois sendo considerada a maior cervejaria na região da Holanda, Amsterdã.
Mudanças
No ano de mil oitocentos e sessenta e nove, o novo dono, Gerard Adriaan foi pesquisar nos países da Europa novos produtos e meios de produção de cervejas. Descobriu assim na Alemanha a mudança da alta fermentação para a baixa fermentação mudando a qualidade da cerveja e assim fazendo do seu produto um diferencial na região. A aceitabilidade da cerveja aumentou muito, fazendo do estabelecimento um local muito pequeno em relação a grande quantidade de clientes que somente aumentava. Com essa situação deu se inicio a uma nova construção de uma filial, localizada nos arredores da cidade, em Stadhouderskade, tempo depois a empresa já abriu um laboratório próprio. Foi o pioneiro em uso de leveduras na produção da cerveja Heineken. Apresentado alta qualidade desde a matéria prima, na produção e no produto final. No ano de mil oitocentos e oitenta e seis foi desenvolvida a linha de produtos A-yeast. Sendo que esse tipo de levedura continua a ser usada até hoje.
Mercado Competitivo
No século XIX há uma grande competitividade da Heineken com outras marcas de cervejas alemãs, e sob esse cenário, a empresa decide diminuir o preço da cerveja e investir em mercados locais com o produto. Como resultado o consumo dessa cerveja continuou aumentando. Mais tarde com a depressão econômica, causada pelas guerras mundiais, a Heineken decidiu expandir o seu mercado e começar a exportar o produto, o que trouxe ótimos resultados. A exportação foi feita para países como Bélgica, Reino unido, África, Indonésia e ainda para os Estados Unidos.
Nos anos 40, neto de Gerard, Alfred Heineken, apaixonado por publicidade vai aos Estados Unidos para estudar. Assim implanta o departamento de marketing na empresa, que até então não existia. A marca passa a ser reconhecida mundialmente em meados dos anos 50. As exportações tiveram um crescimento muito grande em países com França, Suécia, Espanha e Estados Unidos. A marca se consolidou tornando assim no século XXI uma das maiores cervejarias do mundo.
Curiosidades
Tempo de fabricação – Em torno de oito semanas para a produção. Primeiro o processo de maltagem, cozimento, fermentação e maturação. Garrafa Verde – A cor verde simboliza natureza, frescor. Sendo assim sua comercialização é feita em garrafas de cor verde. Desde 1873 – Esta data é referida quando o dono Gerard Adriaan Heineken foi quando estabeleceu a cervejaria no nome de Heineken & CO. A cerveja já era produzida dez anos antes. Essa data é referente a quando a empresa se tornou uma corporação mudando para o nome de Heineken Bierbrouweru Maatschappu NV.
Jéssica Mendes