Conheça Detalhes de Uma das Bebidas Mais Apreciadas do Planeta
O vinho é produzido a partir da fermentação alcoólica do suco extraído de uvas amassadas. Mas a variedade de sabores e aromas possuíam segredos, alguns específicos de cada fabricante ou região – o tipo da uva, por exemplo, influencia diretamente o sabor do vinho. Tal variedade é perceptível se analisarmos os preços dos vinhos: é possível encontrar garrafas por menos de trinta reais e outras por mais de mil.
Maneiras de Identificar Um Bom Vinho
Para identificar um bom vinho não é necessário ser especialista. Existem dicas que podem garantir que um leigo no assunto não leve para casa um vinho de má qualidade. Confira algumas informações que vale a pena checar antes de levar um vinho para casa:
- coloração da bebida
- teor de açúcar
- quantidade de gás carbônico na bebida
- graduação alcoólica
A partir do cruzamento destes fatores, é possível identificar não só a qualidade do vinho, mas também com quais alimentos ou ocasiões cada um combina. Por exemplo: um vinho encorpado dificilmente terá alto teor de açúcar, pois bebidas açucaradas costumam ser mais suaves. Uma outra forma de identificação, mais conhecida por especialistas, leva em conta o tipo de uva utilizado na fabricação do vinho.
Espécies de Frutas Utilizadas na Fabricação da Bebida
- Vitis vinifera: é a mais cultivada no mundo (possui ao menos cinco mil tipos).
- Merlot: variedade francesa muito famosa
- Cabernet: outra variedade francesa, também muito conhecida mundialmente.
Locais de Produção
Outro modo utilizado é analisar o local onde a uva é produzida. A partir desta informação é possível saber se o vinho é de qualidade ou não. Os grandes produtores de vinho, como a França, possuem critérios rígidos para regulamentar a produção da bebida, e não prejudicar o nome do país como grande produtor.
As informações mais importantes, que figuram no rótulo das garrafas, são:
- região de origem da uva
- distrito da vinícola
- a comunidade (fica dentro da vinícola).
- plantação de uva ou castelo que deu origem à plantação
Por exemplo, um vinho pode ter origem na região de Bordeaux, distrito de Médoc, comunidade de Pauillac, que contém o castelo de Latour.
Os Tipos Mais Conhecidos e Consumidos de Vinho
- Tinto: é o mais produzido no mundo. Sua coloração é apreciada e se origina das uvas com casca negra.Um grande produtor no Brasil é o Rio Grande do Sul.
- Branco: normalmente é fabricada com uvas brancas, mas também pode ser fabricado com polpa de uvas negras, desde que não se use a casca destas últimas na produção.
- Rose: produzido a partir de uvas escuras que liberam pouco pigmento. É considerado como um dos vinhos menos refinados.
Andressa Silva.