Culinária Chilena

O planeta Terra é, até o que se sabe, o único corpo celeste no Universo que possuí vida como conhecemos, embora seja muito impossível que isso seja verdade, pois estamos diante de diversos planetas, estrelas, sistemas semelhantes aos nossos, galáxias, enfim. São incontáveis astros que podem ter a mesma sorte que a nossa Terra e podem estar em zonas habitáveis, propícias para o desenvolvimento da vida.

Enquanto ainda não encontramos possíveis “vizinhos” por aí, temos a oportunidade de nos voltarmos para a nossa Terra e tentar buscar o que ela pode nos oferecer de bom, e nós sabemos que é muita coisa: praticamente, tudo o que temos e que fazemos por aqui vieram da natureza. Inclusive aqueles produtos industrializados: certamente, para que ele pudesse chegar naquele resultado processado, precisou de algum componente de origem natural para chegar até aquela forma.

E o planeta, hoje, conta com mais de 7 bilhões de pessoas, com pretensões de, até 2050, atingir o total de 9 bilhões de seres humanos. Muito se têm discutido sobre quais serão os impactos que a vida terá com essa quantidade de pessoas perambulando pelo planeta, discutindo meios de como controlar o crescimento da população ou adotar medidas para que toda essa quantidade de pessoas possa viver com dignidade.

Deixando esse papo um pouco de lado, o planeta, como você viu, é bastante povoado e, com 7 bilhões de pessoas dividas nos seis continentes, fica fácil pensar que não são todos iguais: cada um possui a sua individualidade, a sua característica que os diferencia dos demais. E, apesar dessa individualidade, as nações representam a união de várias culturas praticadas por esses seres individuais que mostram que, embora haja uma diferença entre eles, as culturas e costumes não passam despercebido.

Falando em cultura, um dos mais apreciados pelas pessoas é a gastronomia, que tem muito a dizer sobre o seu local de origem. E, aqui nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre uma das culinárias mais conhecidas da América: a culinária chilena. Além disso, você vai conhecer, também, um pouco mais sobre o Chile. Confira a seguir:

O Chile: Um País Singular

O Chile é um país que faz jus ao subtítulo acima: ele realmente é singular. Está incrustado na porção sul do continente americano, tendo em toda sua extensão o banho do oceano pacífico. Tem fronteira de norte a sul com a Cordilheira dos Andes, uma das maiores cadeias de montanhas do planeta. Assim como o Equador, é um país que não tem uma fronteira direta com o maior país da América do Sul: o Brasil. Lá, tem a existência do deserto mais seco de todo o mundo, que é o Deserto do Atacama. Nesse local, existem diversos centros de pesquisa e, até mesmo, observatórios, por causa do clima único desse local.

Além de seu território, que é bastante extenso verticalmente, o Chile ainda tem diversas propriedades sobre ilhas e arquipélagos, alguns desses localizados na polinésia. Além disso, o país conclama para si uma porção de mais de um milhão de metros quadrados de área que está localizada na Antártida. Segundo historiadores, os primeiros humanos que vieram a colonizar o território do atual Chile existiram por volta de 19 mil anos atrás.

Atualmente, o país é referência mundial por conta de sua estabilidade econômica, política, crescimento da indústria e o desenvolvimento mais igualitário, além de um acesso à serviços como educação ainda mais facilitado.

A Culinária Chilena

Como pôde ser visto anteriormente, o Chile é um dos países com maiores possibilidades, assim com o Brasil, de um dia figurar entre os países mais ricos e desenvolvidos do planeta. E isso tudo é devido ao seu povo que trabalha e seus políticos que não medem esforços para levar o nome do Chile até os locais mais ermos do planeta.

Como todo país que se destaca, tudo o que existe sobre ele é esmiuçado perante as outras nações, incluindo aí a culinária. E, no caso do Chile, a culinária é bastante rica e cheia de segredos.

Muitas pessoas que viajaram para o país sulista acreditam que a culinária de lá é bastante apetitosa e que viajar para lá e não experimentar os pratos típicos é quase que um crime, por conta da qualidade da comida.

Por exemplo, aqui no Brasil, o escondidinho de carne faz sucesso entre as pessoas. No Chile, tal escondidinho tem outro nome: o Pastel de Choclo que, de paste, não tem absolutamente nada. Trata-se de uma massa fina e doce (o choclo) que possui recheio embaixo. Essa massa fina é doce e, dependendo do recheio usado, pode puxar ainda mais esse sabor característico. Pessoas que experimentaram a iguaria acreditam que o gosto adocicado da massa fina sobre o escondidinho lembra e muito a boa e velha pamonha que é vendida por aqui. Isso significa que não há um consenso formado sobre esse prato: é preciso experimentar e dar seu próprio veredito.

O Chevice também é outra iguaria bastante famosa no Chile. Originalmente vindo do Peru, a receita do Cheviche veio bastante a calhar para os Chilenos, já que o país possuí mais de 6400 quilômetros de costa marítima, o que facilita a pesca. Esse prato é descrito como uma carne de peixe que é deixada no processo de marinar embebido numa solução de suco de limão. Essa combinação faz com que o peixe fique cozinhando até que, depois de um tempo, fique cozido.  Muitos garantem que é uma verdadeira obra prima, mas argumentam que, por se tratar de um fruto do mar ou do rio, é necessário que você tenha atenção ao adquirir os peixes, por serem produtos frescos e que podem estragar rapidamente.

As empanadas são tradicionais também no Chile. Associam-se com o famoso pastel, somente tendo a massa um pouco mais grossa que a convencional. Geralmente é frita, e pode receber praticamente qualquer tipo de recheio, desde o recheio doce até o salgado. Essas empanadas são estrelas na cozinha da Chef Paola Carosella, que faz parte do programa “MasterChef”, na Band. O La Guapa Empanadas é um dos mais conceituados restaurantes de São Paulo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Chilena

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *