Economize ao Fazer a Feira

A filosofia de vida de muitas pessoas se resume a praticidade das coisas do cotidiano, arrumar a casa de maneira prática, fazer refeições rápidas e fáceis, se for fazer compras já faz uma lista de tudo que é necessário fazer para otimizar o tempo e conseguir conciliar com o trabalho, vida familiar e social. Enfim, cronometrar o tempo e planejar seu dia da maneira mais rápida e ágil possível. Mas é importante nos atentarmos as coisas que possuem significado e que influenciam de grande maneira em nossa vida, o que comemos.

Conciliar estas tarefas em nosso cotidiano não é fácil, ainda mais quando a grana é curta e muito há que fazer. Mas separar um tempinho para cuidar dos alimentos que irão nos sustentar e nutri o nosso corpo é uma tarefa a qual devemos nos atentar, claro, pensando também na nossa saúde financeira. Pensando nisto a equipe culturamix separou algumas dicas de como realizar a feira de uma maneira mais eficiente e econômica para você!

Alguns procuram comprar as frutas, verduras e legumes em feiras livres, outros, entretanto os compram no supermercado mesmo, muitas vezes movido pela falta de tempo de buscar os alimentos em locais diferentes. Vale frisar que normalmente os produtos na feira livre custam menos que nos supermercados e se pode economizar bastante com essa opção, mas independente do local onde se vá comprar tem certas regras básicas que podem ajudar para que você economize ao fazer a feira.

Economize ao Fazer a Feira

Economize ao Fazer a Feira

Neste post iremos, além de dar algumas dicas de como você pode economizar fazendo a feira, iremos também apontar alguns fatores benéficos de optar por comprar suas verduras e legumes indo à feira. Além de ser um momento gostoso em seu final de semana, onde é possível encontrar pessoas conhecidas, conversar com vendedores e feirantes (na grande maioria pessoas muito simpáticas e simples), desfrutar de momentos degustativos deliciosos, como tomar um suco de cana e comer aquele pastelzinho frito na hora, também há a questão econômica nisto. Em grande parte, os vendedores são famílias de pequenos agricultores locais, além de muitas vezes praticarem uma agricultura mais orgânica. Nesta você sai ganhando duas vezes, contribui com o desenvolvimento da agricultura familiar, desfruta de alimentos que você sabe sua origem e ainda consegue economizar.

Dicas para Economizar

  • Antes de mais nada, planejamento é tudo! É importante ter uma ideia do que você irá realizar de refeições durante a semana para saber o que irá precisar realmente durante a semana para realizar suas refeições. Desenvolver um cardápio semanal pode ajudá-los e muito, tanto para organizar sua semana como para saber o que comprar quando ir à feira.
  • Vá a sua geladeira e anote tudo o que já tem e a partir de uma cardápio já estabelecido faça uma lista com todos os insumos que serão necessários adquirir.
  • Importante também saber o quanto tem disponível para gastar, tente não sair do seu planejamento financeiro. Caso este esteja a ponto de exceder, tente pensar em receitas em que seus insumos possam ser readaptados para que não seja realizada uma compra que tira suas finanças de sincronia. 
  • O ideal é que você realize suas compras semanalmente, já que legumes e verduras são muito perecíveis. É indicado ainda, se você realmente realizar compras semanais, adquira os insumos em quantidades menores, como maços de salsinha, coentro, manjericão, rúcula dentre outros alimentos vendidos em maços. Compre o que você sabe que terá uma duração de acordo com seu cronograma semanal, para que assim não haja nenhum tipo de perda e desperdícios. Se sua família não tem por hábito consumir muitas frutas, nem legumes e verduras, de preferências aquelas que podem ser guardadas por mais tempo na geladeira, para evitar que estraguem. Abacaxi por exemplo pode durar até 30 dias, a alface dura 15 dias se bem acondicionada, a berinjela pode ser guardada por até 20 dias e alguns produtos como cenoura, ervilha, aipim, morangos etc., podem ser colocados no freezer. 
  • Ainda uma ótima dica é a escolha certeira para ir à feira. No inicio do dia, quando a feira inicia suas vendas, pelas 6 horas da manhã, os ingredientes disponíveis estão em grande quantidade e qualidade. Porém, ao final os feirantes costumam abaixar seus preços a fim de que acabem todos os seus produtos oferecidos e não haja perda deste também. Ponto negativo é que indo em um horário mais tarde você pode não encontrar alguns insumos que necessite e também encontrar apenas produtos mais danificados. Quanto a isso é importante que você saiba analisar o que está comprando, já que muitas pessoas descartam produtos por parecerem feios e estragados, mas ainda estão em condições boas de serem consumidos.
  • Vale também frisar que ao ir fazer comprar na feira é importante ir sem pressa alguma. Ao entrar na feira vá olhando os produtos que estão na lista e vá vendo os preços, para que você faça a melhor escolha em qualidade e em preço também. Além de ter certeza que você estará realizando uma boa compra, também estará contribuindo com a renda de vários vendedores e não somente um. E vale a pena tentar sempre aquele desconto de última hora, afinal, quem não chora não mama. 
  • Ainda, é importante que você saiba quais são os produtos como legumes, verduras e frutas da estação. A sazonalidade dos insumos é importante, já que como é época, há muita oferta destes, e pela regra de oferta e demanda, os seus preços tendem a serem mais baixos.

Outras Medidas que Também Ajudam

Outra medida que ajuda bastante na hora de fazer economia nas compras de alimentação é jamais ir ao supermercado ou feira sem antes se alimentar, pois a tentação de comer enquanto se está comprando é grande e nas feiras sempre tem pastéis, pamonha, tapioca, e tantas outras guloseimas características de cada estado ou região

É preciso cuidado com a qualidade dos produtos, às vezes comprar barato demais pode acabar saindo mais caro. Saber pechinchar na compra muitas vezes traz bons resultados para o bolso. Produtos que estejam expostos em caixas de papelão devem ser bem examinados, pois podem desenvolver fungos que só são percebidos algum tempo depois quando o produto começa a se deteriorar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *