Quais São As Comidas Mais Perigosas?

Os Alimentos Podem Oferecer Riscos À Saúde Humana?

Hoje em dia há uma grande parcela da população procurando comer alimentos mais saudáveis, ter uma dieta mais natural e que envolve menos comidas processadas e que contenham compostos que podem nos fazer mal, a curto ou a longo prazo, inclusive esse é um grande problema da indústria da alimentação atualmente, muito do que a indústria de alimentos processados e rápidos produz, são alimentos momentaneamente saborosos, mas que a longo prazo podem ser devastadores para a nossa saúde, após alguns anos as pessoas podem desenvolver doenças graves devido a alimentos prontos ou industrializados, o problema é que demoram para ser vistas as consequências.

Ao contrário dessa situação, em que as consequências só são vistas muito tempo depois, temos a situação contrária, que é de alimentos tóxicos ou aqueles que contenham veneno, que por sua vez os resultados negativos acontecem de maneira muito rápida, ambos os tipos, os alimentos que nos fazem mal no agora ou no futuro devido ao seu acumulo no nosso organismo, são preocupantes e devem ser evitados, no entanto, muita gente nem sequer sabe dos efeitos nem de um alimento e nem do outro.

Há muitos alimentos que são completamente comuns no dia a dia das pessoas, em especial no dia a dia dos brasileiros e que devem ser vistos com muita, mas muita cautela, o ponto é que informações desse tipo deveriam ser amplamente difundidas, pois pode acontecer de muitas vidas se perderem por causa desse tipo de desinformação. Um ponto para as pessoas indígenas, eles normalmente têm amplo conhecimento, sobre as plantas, ervas, alimentos em geral e por isso sua alimentação costuma ser muito mais saudável do que a nossa, o que faz também com que eles evitem muitos tipos de alimentos que podem até mesmo tirar a vida de uma pessoa.

Quando começamos a falar sobre os malefícios e efeitos prejudiciais de alguns alimentos, grande parte das pessoas se assusta, porque não sabia e nem fazia ideia de que poderiam ter efeito tão devastador, tal como um tipo de feijão, esse grão que é tão comum de Norte a Sul do nosso país e que está presente no prato da população todos os dias, dependendo do tipo do feijão e do seu manuseio ele pode fazer muito mal e até levar a morte, mas vamos explicar isso mais detalhadamente abaixo.

Os Alimentos Mais Perigosos Para Consumo

Vamos citar alguns alimentos que são muitas vezes considerados os mais perigosos para as pessoas, em especial os alimentos que são mais perigosos para os brasileiros, porque alguns deles, que por sua vez estarão indicados nessa lista abaixo, são muito consumidos no nosso país, nos quatro cantos do Brasil ou ao menos em uma das muitas regiões da nossa nação.

Vamos começar falando então dele que é um marco nacional, o feijão, amigo íntimo da grande maioria da população brasileira, o feijão pode ser de diversos tipos, há o feijão branco, o feijão preto que é muito consumido no estado do Rio de Janeiro e há também o feijão vermelho e é deste que estamos falando aqui, uma vez que o seu consumo pode ser altamente tóxico.

A sua toxidade se deve à fito hemaglutina que é um substancia que está contida no feijão e que assim como já diz o seu nome, ela causa aglutinação e aglomeração nas células das correntes sanguíneas, apesar de tudo isso, esse feijão é muito saboroso e muito consumido, por isso devemos dizer que o principal a se fazer é ferver por algum tempo esse grão, para diminuir o seu poder tóxico, é indicado que o tempo de fervura prévio deve ser entre 10 e 15 minutos.

Feijão

Feijão

Ainda falando sobre a categoria dos feijões, temos agora o broto de feijão, muitas pessoas tem o costume de comer esse alimento regularmente, principalmente porque ele é muito saboroso, no entanto, é aconselhável comer broto de feijão somente quando você conhece a origem desse alimento, quando você sabe quem plantou e ter certeza que a pessoa seguiu os parâmetros mínimos de cuidados e higiene, pois esse saboroso broto de feijão pode carregar alguns organismos como o causador da Salmonella e a perigosa E. Coli.

Muita gente pode não entender porque o broto de feijão pode ser tão perigoso para a saúde humana, então vamos explicar, o fato é que o broto de feijão carece de uma temperatura e umidade que se assemelha muito à temperatura e umidade do corpo humano, ele precisa dessas condições para crescer e se desenvolver, portanto, o grande perigo é que podem se desenvolver nesse broto de feijão, algumas bactérias perigosas que podem crescer e viver dentro do nosso corpo e quando consumimos esse broto contaminado, essas bactérias podem já estar bem desenvolvidas a ponto de se reproduzir e nos adoecer uma vez que entrem em nosso organismo.

Agora vamos falar sobre a mandioca, ela que está na lista de preferência dos brasileiros, ela que recebe diferente nomes de acordo com as regiões brasileiras, também pode ser um perigo para a nossa saúde e ser altamente tóxica. A mandioca, aipim, macaxeira, castelhinha, uaipi, independentemente de como você a chame, é importante saber quais podem ser os seus efeitos sobre o seu organismo se ela não for preparada corretamente.

A mandioca está entre os alimentos mais comuns e populares do Brasil e isso vem de muito tempo atrás, antes mesmo dos imigrantes portugueses chegarem ao nosso país, a mandioca já era um dos principais alimentos dos indígenas, era praticamente a base alimentar deles. Esse alimento delicioso, que pode ser provado, cozido, assado ou frito, se for consumido cru, ele se torna um grande problema de saúde.

O lado bom das coisas é que a mandioca em seu estado cru, ela é muito dura, pelo menos as raízes que é a parte que comemos, então fica bem difícil alguém desejar comer o aipim, sem algum tipo de preparo prévio, mas só para reforçar, tanto a raiz da mandioca (parte que comemos), quantos as folhas da mandioca são perigosas e tóxicas, elas não devem ser jamais consumidas por isso é necessário o mínimo de cozimento para acabar com as suas substancias toxicas.

Um outro alimento que entra na lista de toxidade e que pega muitas pessoas de surpresa mundo a fora, é a castanha de caju. Ela tem uma substancia que é considerada venenosa e por isso jamais, em nenhuma hipótese a castanha de caju pode ser consumida crua, por isso é bastante necessário comprar somente unidades que estejam tostadas e nunca in natura, é muito importante um preparo prévio antes do consumo.

Sabe aquela linda fruta, muitas vezes vista em formato de estrela? Isso mesmo, a carambola, ela também pode ser tóxica se consumida em grande quantidade, por isso evite comer em excesso, quem tem algum tipo de problema nos rins deve evitar ainda mais essa fruta, uma vez que ela pode fazer muito mal para pessoas com problemas renais prévios.

A próxima fruta sobre a qual vamos falar é o damasco, essa fruta que é uma verdadeira relíquia por aqui, uma vez que ela não é nada comum de se encontrar, a não ser na sua versão em conserva que vem já preparada, é só comer, o importante de se saber sobre o damasco é que a sua semente é bastante tóxica e por isso é importante que não se consuma essa parte da fruta, pois em quantidades de moderada a alta, ela pode ser fatal.

Podemos ainda citar uma bebida que se não for consumida com cautela pode apresentar grande toxidade, é o famoso absinto, além de ser uma das bebidas com maior teor alcoólico do mundo, desequilibrando todo o nosso organismo, ele ainda pode ser muito prejudicial ao nosso corpo, pois ele pode causar alucinações, desencadear uma tuberculose ou levar a quadros de epilepsia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *