Qual é o Prato Típico da Região Centro Oeste?

Que a culinária é uma das ciências mais interessantes que existem, isso muita gente concorda. Agora, que a cozinha brasileira é a melhor do planeta, isso ninguém pode negar. O nosso país tem uma dimensão continental, na qual é bastante comum que existam diversos tipos de peculiaridades em cada canto desse Brasil. E isso não se reserva somente às suas tradições culinárias: têm a ver também com costumes diversos que são marcas registradas das regiões.

Podemos dizer, por exemplo, que o prato que mais marca a cozinha mineira é o Pão de Queijo, que é apreciado em todos os cantos do Brasil e, quem diria, conquistou até mesmo o coração dos estrangeiros, que não deixam de se apaixonar por essa e outras delícias brasileiras.

Um prato que pode ser considerado tipicamente brasileiro é a feijoada, já que, nos quatro cantos do país, ela é preparada, com uma diferença ou outra, mas sem tirar a sua essência, que mostra um pouco da história – em grande parte, controversa – da formação e consolidação do povo brasileiro.

Uma das regiões do Brasil é a centro-oeste, que compreende alguns estados no qual o Pantanal está incluído, sendo um dos principais ecossistemas que o país apresenta. Fora que nessa região também está localizada o Distrito Federal, ou seja, Brasília. E você já parou para pensar quais são os pratos mais comuns dessa região? Aqui, iremos mostrar alguns deles e, dentre eles, eleger qual é considerado o prato mais típico da cultura do Centro Oeste. Vamos lá?

O Centro –  Oeste

Saindo um pouco do fluxo do Sudeste, a região Centro Oeste do nosso país é bastante importante para a economia brasileira. Afinal, é dali que saem diversos tipos de insumos que ajudam a movimentar a economia do nosso pais, como podemos falar, por exemplo, da soja, que é o principal cereal exportado, além da carne e de diversos outros produtos agrícolas.

Centro -  Oeste no Mapa

Centro –  Oeste no Mapa

O estado de Goiás, que faz parte do Centro Oeste, é um dos principais baluartes da cultura da música brasileira, afinal o estado é reconhecido como o reduto dos cantores de sertanejo, dos quais os principais nomes desse gênero saíram de lá, principalmente em duplas.

Os Pratos Mais Típicos da Região Centro – Oeste

Confira, a seguir, quais são os pratos mais típicos da região Centro – Oeste. Já adiantamos que a página não se responsabiliza por uma possível água na boca que esse artigo possa causar.

O Arroz com Pequi

Arroz com Pequi

Arroz com Pequi

O arroz é um dos cereais mais conhecidos aqui em nosso país. Ora, fazendo par com o feijão, o arroz se torna um dos principais alimentos consumidos pelos brasileiros. E ele não é apreciado somente aqui não: Japão e China também o colocam como um dos principais alimentos de sua culinária. No Centro Oeste, o cereal ganha um acompanhante que é, no mínimo, exótico para as demais regiões brasileiras: estamos falando do pequi, que é uma fruta típica do cerrado que pode ser empregada em diversos alimentos ou receitas, também. Além do arroz, a sua combinação com frango também é muito popular por lá, por conta do cheiro bastante característico que o pequi exala, bem como também o seu gosto adocicado. O costume de comer o arroz juntamente ao pequi vêm de períodos do tempo em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal.

O Bolo de Arroz

De um primeiro momento, pode soar engraçado um bolo feito de arroz. Mas, pode-se ter certeza que é uma verdadeira delícia, pois o bolo não leva somente o arroz em sua composição: ele leva em sua mistura leite, mandioca, coco ralado, entre outros ingredientes. Apesar de ser bastante comum em Goiás, a capital de Mato Grosso, Cuiabá, também é famosa por conta dos bolos feitos a partir do cereal.

A Capivara de Caçarola

Capivara de Caçarola

Capivara de Caçarola

Embora em vários lugares a capivara seja um animal considerado selvagem e protegido, um dos pratos típicos da região centro-oeste é justamente a carne do roedor, que nessa receita é preparado juntamente com tomates, bacon e temperos para deixar o prato ainda mais apetitoso. Porém, pode ter quem rechace a ideia de consumir um animal como a capivara, retratada muitas vezes como um animal tranquilo.

O Empadão Goiano

Empadão Goiano

Empadão Goiano

A maioria das pessoas adora uma empada, principalmente quando a massa é a chamada “massa podre”, que tem um gosto para lá de especial. No caso de Goiás, o ‘empadão goiano’ é um dos principais pratos apresentados por quem visita o estado. Isso se dá porque, diferente dos outros tipos de empadão, este é recheado com diversos tipos de condimentos, queijos, vegetais, carnes, entre outros. A massa desse empadão é feita geralmente com azeite, farinha de trigo, ovos e, claro, sal.

A Galinhada

Galinhada

Galinhada

Apesar de o nome não ser tão requintado a este ponto, a galinhada é bastante requisitada em eventos festivos gerais. E, como já se espera, é feito juntamente com arroz, frango e também pode ter o acompanhamento de pimentão ou o famoso pequi, o qual já foi abordado anteriormente.

O Mojica

Mojica

Mojica

Apesar da similaridade com o nome do ex mandatário uruguaio, o Mojica é um prato típico do Mato Grosso. O prato é feito a partir do peixe pintado, muito comum naquela região. Esse peixe é preterido nesse prato pelo sabor e também por conter poucas espinhas, o que facilita a sua ingestão. A receita acompanha, além do peixe, mandioca, sal, coentro, cebola e tomate.

A Pamonha

Pamonha

Pamonha

Sendo um prato tipicamente do centro-oeste, a pamonha é amplamente conhecida em todo o território nacional. Ela se caracteriza como um quitute cozido tendo como base o milho, de onde também se deriva o curau. No centro oeste, principalmente em Goiás, é muito comum encontrar pamonharias especializadas nessa guloseima. A pamonha divide opiniões: ou muitas pessoas amam ou muitas pessoas odeiam. O fato é que a pamonha pode ser doce ou salgada, sendo a primeira versão a mais consumida e elogiada pelo Brasil afora.

As Sobremesas Que o Centro Oeste Oferece

Além da pamonha, que pode ser uma sobremesa ou um prato salgado, diversos outras sobremesas compõem as receitas mais típicas dessa importante região do Brasil.

Um doce que podemos destacar como sendo bastante típico é o doce de leite, que também é conhecido Brasil afora, principalmente no estado de Minas Gerais. Porém, o doce de leite feito no Centro-Oeste é muito reconhecido justamente pela sua qualidade e sabor. Ele pode ser obtido através de leite fresco ou já talhado.

Os sorvetes, sobremesas bastante comuns no mundo todo, ganham um sabor especial nessa região: é que eles são feitos a partir das frutas presentes no cerrado. Ou seja, se um dia você visitar algum lugar dessa região, pode se preparar para encontrar um sorvete de pequi na primeira esquina que cruzar. Porém, é bastante comum encontrar sorvetes das mais variadas frutas, como é o caso da graviola, do caju, da gabiroba e o cajá.

Uma outra aplicação para as frutas nativas são as famosas compotas, que são levadas a todos os mercados do país e, até mesmo, do mundo. São doces feitos a partir das polpas das frutas, nos quais são armazenadas dentro de frascos de vidro, que costumam manter o frescor e o sabor da sobremesa.

E, para fechar, as frutas ainda servem para serem transformadas em doces cristalizados, nos quais se utiliza várias das frutas nativas bem como, também, outras conhecidas dos brasileiros, como é o caso do figo, da laranja, do limão, da cidra, entre muitas outras.

E O Prato Típico É…

Fica até difícil escolher qual é o prato que mais representa a população do centro-oeste, não é mesmo? Porém, é bastante justo que o arroz com pequi leve para casa essa conquista. Isso se dá justamente pela história envolvida no prato, bem como, também, todas as técnicas desenvolvidas para que ele seja sempre apetitoso aos olhos de quem é nativo e, também, de quem vem visitar a região.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *