Dicas para Preparar Feijão

Prato típico da culinária brasileira, o feijão está presente em quase todas as casas, desde as mais jovens até casais mais antigo. O feijão é uma leguminosa básica da dieta tanto dos mais gordos como dos mais magros por ser uma excelente fonte de proteínas, ferro e carboidratos diversos, sendo rico em vitaminas e fortalecendo o corpo. Mas, como todo bom prato, precisa ser preparado de forma adequada para ficar saboroso. E para isso temos algumas dicas bacanas.

Cate o Feijão Primeiro

Infelizmente no empacotamento existem diversos contratempos que fazem o pacotinho de feijão chegar à sua casa com algumas impurezas. Os cozinheiros mais desatentos vão mandar tudo isso para a panela, e podem sem querer morder uma pedrinha depois do cozimento. Para evitar isso, cate sempre o feijão.

Feijão

Feijão

O feijão de pacote do tipo mulatinho é o que costuma vir com mais sujeiras. Por isso despeje em cima de uma mesa limpa e descarte o que não deve ir. O mesmo deve ser feito com o feijão verde quando debulhado, para remover eventuais ‘bichinhos’ comuns nas plantações.

Coloque o Feijão de Molho em uma Vasilha com Água

Com certeza você deve ter visto seus pais ou sua avó fazendo isso e não entendeu bem porque. O ideal é deixar o feijão de molho por ao menos quatro horas seguidas, mas algumas pessoas passam mais que isso. O truque que existe há anos é válido porque a água irá ser absorvida pelo grão, amolecendo-o e deixando-o hidratado. O truque funciona bem e faz o feijão ser preparado bem mais rapidamente.

Prefira Cozinhar Feijão na Panela de Pressão

Não que outro tipo de panela não consiga preparar o alimento, mas a panela de pressão tem suas vantagens. A casca do grão é dura, e por isso é preciso uma temperatura alta do líquido para cozinhar o feijão por dentro, bem como um longo tempo. Com uma panela de pressão, a temperatura não apenas fica alta por mais tempo como muito mais rápido, deixando o preparo do alimento também mais curto.

Deixar feijão macaça pronto em uma panela comum, mesmo com a tampa fechada, é um trabalho para em média três horas. Já na panela de pressão o cozimento pode levar menos de duas horas, em média uma hora.

Imagem de Amostra do You Tube

Coloque pouca Água

A água faz o feijão render, mas fica um caldo fino quando há líquido em excesso e sem muito sabor. A melhor pedida é colocar pouca água, com a medida exata de um litro de água para cada quilo de feijão. Esta medida deve ser proporcional: se você usar meio litro de água, use meio quilo de feijão e assim por diante.

O Tempero é o Toque Especial do Feijão

O feijão em si tem seu sabor e seus nutrientes, mas com temperos fica bem mais gostoso. Para temperar, fica ao gosto e experimentação de cada um. Algumas folhas de loiro dão um toque especial, bem como o coentro e colorau para dá mais sabor e aroma ao seu prato. O cozinheiro é quem dirá qual o sabor e aroma esperado, colocando o que for de seu agrado.

Use Temperos

Use Temperos

Calabresa Mista ou Comum dão um Toque Especial

Para dá um sabor diferenciado a seu feijão, pense em acrescentar na panela de pressão algumas rodelas de calabresa cortadas. Ma cuidado: a calabresa é bem salgada. Por isso, ao pensar em acrescentar a calabresa, maneire ou não coloque sal para provar após certo tempo de cozimento e ir colocando aos poucos o sal necessário. Dispense também a pimenta se for colocar calabresa.

Carne no Feijão? Sim!

Não tem nada melhor que carne cozida no feijão para dá um toque a mais. Pode ser carne de charque ou pedacinhos do tipo que você preferir. Mas coloque assim que ligar o fogão e a panela, pois colocando depois a carne pode ficar crua. Tempere a carne antes de colocá-la na panela.

Colocar Verduras ou não, Depende do Gosto do Cozinheiro

Verduras sempre dão um toque especial ao seu feijão, seja ele qual for. Mas as verduras combinam mais com feijão mulatinho e devem ser cortadas em pedaços pequenos. Cenouras, como cozinham rápido, podem ir quase inteiras. Já as batatas devem ir em pedaços pequenos, pois o seu tempo de cozimento exigido é bem maior que o das cenouras.

Tabletes de Caldo: Usar ou não?

Depende. Tais tabletes são temperos para quem não for usar os temperos comuns, mas podem ser usados em conjunto com seus temperos mesmo. Você pode usar um ou dois tabletes para cada quilo de feijão a ser cozido para apurar o sabor. Mas, mais uma vez, cuidado com o sal se for usar tais itens, ou o sabor pode ser exageradamente forte.

Se for escolher entre usar temperos ou tabletes, prefira os temperos prontos em pó do tipo Sazon, o sabor é mais ameno e podem ir para congelamento sem apurar demais. O preço é praticamente o mesmo e bem baratinho, então vale um teste dos dois tipos para ver qual se adéqua a seu paladar.

Imagem de Amostra do You Tube

Os Segredos para Congelar o Feijão

Você com certeza já usou o truque de fazer feijão apenas uma vez e comer por um ou dois dias ainda a mesma panela. O segredo é como congelar. Depois de pronto, o feijão pode ficar até seis horas fora de uma geladeira. Até a quarta hora é seu tempo ideal para congelar. Coloque o feijão em uma panela hermeticamente fechada e bem vedada no congelador e só tire em porções. Nada de descongelar tudo e congelar de novo, ou seu cozimento não vai suportar.

Se a finalidade for congelar, o melhor é preparar o feijão com bastante caldo para poder ter mais fervura. Assim você não precisa colocar um pouco de água na hora do preparo do prato da porção a ser descongelada. Também retire a pimenta para congelar, ou o sabor vai ficar extremamente apurado e vai azedar mais rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>