Melhores Sorveterias do Brasil

Quando os dias quentes começam a se aproximar, naturalmente as pessoas vão sentindo uma grande vontade de ingerir alimentos mais frescos, além da água, que é o líquido que serve para matar a sede. E um dos  preferidos das pessoas durante os dias de calores é o sorvete. Não tem nada mais gostoso do que se deliciar com um sorvete quando o sol está forte, não é mesmo?

Além dos famosos picolés das marcas mais vendidas no Brasil, tem que se refresque com um sacolé caseiro, aquele sorvete no saquinho e também tem os sorvetes. Além dos populares, vendidos em restaurantes de fast food, que são retirados diretamente daquelas máquinas, tem os sorvetes caseiros para saborear.

Se fala muito em sorvete italiano. Sim, eles realmente são uma delícia e podem ser considerados os melhores do mundo, mas no Brasil, também temos ótimas sorveterias.

Para provar isso, um site de viagens fez uma seleção com a lista das melhores sorveterias do Brasil. Um ótimo guia para quem adora sorvete e está de viagem marcada. Dá uma conferida e vê se o seu destino está na lista!

10 Melhores Sorveterias do Brasil

Tem sorveteria boa em várias capitais do Brasil, mas quem ficou com o primeiro lugar, no topo da lista, foi a sorveteria “Cairu”, que fica localiza em Belém, Pará. Segundo a lista preparada por esse famoso site de viagem, a “Cairu” tem o melhor sorvete do Brasil.

Mas, se Belém ficou com o primeiro lugar, os paulistas não têm do que reclamar. Na lista das 10 melhores sorveterias do Brasil, duas sorveterias da capital paulista apareceram na classificação. O mesmo aconteceu com Fortaleza, que teve duas sorveterias na lista das melhores do Brasil.

A “Bacio di Latte” é a considerada a melhor em São Paulo, na verdade, as duas que foram consideradas melhores. Enquando em Fortaleza, as colocadas na lista foram a “San Paolo” a “50 Sabores”.

Veja A Lista Completa Das Cidades Com As Melhores Sorveterias Do Brasil

  • Primeiro lugar: Cairu em Belém.
  • Segundo lugar: Bacio di Latte em São Paulo.
  • Terceiro lugar: Sorveteria Italiana Monte Pelmo em Florianópolis.
  • Quarto lugar: Bacio di Latte em Bela Cintra, São Paulo.
  • Quinto lugar: Bacio di Latte no Shopping Morumbi, também em São Paulo.
  • Sexto lugar: Momo Gelato no Rio de Janeiro.
  • Sétimo lugar: San Paolo em Fortaleza.
  • Oitavo lugar: Los Paleteros em Curitiba.
  • Nono lugar: Sorveteria 50 Sabores em Fortaleza.
  • Décimo lugar: Gelateria Preciosa na Praia do Pipa em Natal.

A História Do Sorvete

E já que estamos falando de melhores sorveterias do Brasil, vamos falar um pouco da história do sorvete. Será de onde vem essa delícia? Curioso? Vamos descobrir então!

O sorvete tem a sua história bem lá trás, os primeiros indícios da existência dessa delícia remontam a antiga civilização chinesa. Porém, não era chamado de sorvete. Era um alimento como um doce gelado e pasmem, com neve, mais mel e suco de fruta.

Segundo uma parte dos historiadores do assunto, quem teria introduzido o sorvete na Europa teria sido Alexandre, o Grande. Porém, não dá mesma forma como era feito na China, e sim, com algumas modificações no modo de fabricar a delícia.

Alexandre teria trocado a neve por uma mistura de salada de frutas, acrescentando mel e colocando em potes de barro, que eram guardados junto com gelo.

A Versão do Sorvete Pelas Viagens de Marcopolo

Uma outra versão para a introdução do sorvete na Europa, estaria nas viagens do italiano Marcopolo, mais precisamente quando ele foi à China. Estamos falando do ano de 1929, quando o italiano levava da China novidades para Itália, entre elas, levou o sorvete que os chineses faziam usando leite.

Porém, só muitos anos depois, que a iguaria ficou popular e isso aconteceu na França, em torno de 1500. Mas, se tratava de uma iguaria considerada sofisticada, ficando restrito o consumo somente a realeza. Os sorvetes cremosos só chegaram às outras camadas sociais no fim do século XVIII. Neste época, era muito popular nos Estados Unidos, graças ao ingleses que imigraram para América.

A Fabricação do Sorvete

O sorvete já tinha atingido o auge da sua popularidade, como consumo e admiração, porém, a fabricação não tinha acompanhado o ritmo. Até 1846 era muito difícil fabricar sorvete. Mas, neste ano, tudo mudou, graças a Nancy Johnson, uma norte-americana que inventou um congelador. O aparelho misturava os ingredientes necessários para fazer o sorvete e simplificava todo o processo.

Anos depois da invenção de Nancy é que foi aberta a primeira sorveteria no mundo, em Baltimore, em 1851, pelo leiteiro Jacob Fussel.  E foi o produtor que se tornou o primeiro a ter uma grande produção de sorvete no mundo.

Já no gosto do povo, de todas as camadas sociais, com a fabricação em grande escala, o sorvete chegou até onde não tinha chegado ainda. Porém, se tornou mais popular nos Estados Unidos. Não demorou muito para que o país se tornasse o maior produtor de sorvete do mundo.

Além disso, foram os norte-americanos que também inventaram receitas com sorvete que se tornaram populares no mundo todo: ice cream soda, a banana split e o sundae. As três receitas foram inventadas pelos norte-americanos no século XIX. Passando a ser um dos símbolos da cultura do país.

Se a história é verdadeira ou não, tudo depende de confiar nas pesquisas dos historiadores ou não. O  que não tem como negar é que os americanos saíram na frente em relação a produção em grande escala e popularizam também as receitas com os sorvetes.

Como e quando os chineses passaram a usar a “receita gelada” com neve também não se sabe nada. São fatos que podem ficar guardados e estimular a nossa imaginação. O que importa mesmo é que o sorvete existe e que é uma delícia, seja caseiro ou industrializado

Nos tempos de hoje ainda podemos experimentar sabores diferentes, alguns, muito exóticos e refrescar o calor forte dos dias quentes.

Mas, lembre-se, não se delicie com o seu sorvete sob o sol forte, escolha uma sombra para pode apreciar cada pedaço.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *