Sobremesas Para o Dia de Churrasco

Reunir os amigos e a família é sempre um momento de celebração e confraternização, não é verdade? Nada melhor que dar boas risadas e ficar por dentro de tudo o que acontece na família e entre os amigos. Para isso acontecer, geralmente é o aniversário de algum primo ou amigo, reunião de ex-colegas de escola, enfim.

E as maneiras de como realizar um belo encontro são infinitas. Desde um jantar até mesmo uma pizza ou um churrasco, o que importa são as boas recordações e os momentos felizes que tal encontro pode proporcionar.

No Brasil, geralmente, muitas pessoas aproveitam datas festivas ou apenas o fim de semana chegarem para unir a família ou os amigos, e, por fim, fazer um belo churrasco, assando carnes, linguiças, asas de frango, e por aí vai.

No entanto, não somente de salgado vive o homem. É necessário um doce para quebrar a monogamia das carnes e outros temperos majoritariamente salgados. E é sobre isso que o artigo de hoje vem falar. Aqui, você vai conhecer algumas receitas de sobremesa que são ideais para o consumo em um churrasco, por conta de sua leveza e também, é claro, para combinar com o momento. Vamos lá?

A Origem do Churrasco

O churrasco, como já dito anteriormente, é um dos comes e bebes mais conhecidos pelos brasileiros, dada a facilidade para se comprar as carnes. A origem exata dessa tradição não é completamente conhecida, mas supõem-se que surgiu na época da pré- história, juntamente com a descoberta do fogo pelo homem, que percebeu que, assar a carne era melhor do que comê-la crua. Depois disso, muito se desenvolveu até chegar ao churrasco que conhecemos hoje.

Um dos churrascos mais conhecidos do país é o sulista, mais especificamente, do Rio Grande do Sul, onde há vários eventos especializados nas carnes, tanto bovinas quanto suínas. Muitos sãos os turistas de diversas partes do Brasil e do mundo que se aventuram pelo RS em busca do melhor churrasco e que sempre é presença confirmada nesses eventos. Costuma-se utilizar várias churrasqueiras, fazendo com que muita carne seja assada para atender à demanda dos clientes.

Receitas de Sobremesas Para Churrasco

Confira, a seguir algumas receitas de sobremesas que podem quebrar o sabor salgado do churrasco, proporcionando mais sabor e diversão ao seu evento.

Abacaxi Grelhado

O Abacaxi grelhado é uma ótima opção para o seu churrasco, visto que ele, além de saboroso, ajuda o estômago e o intestino na digestão dos alimentos.  Você vai precisar de um abacaxi bem maduro e, de preferência, fresco, 1 colher de sopa de canela em pó,  3 ou 4 colheres de açúcar mascavo, que é aquele açúcar marrom bastante comum no Brasil na época da colônia, 4 colheres de sopa de rum, meia colher de nóz moscada, que esteja, preferencialmente, em pó, meia colher de cravo da índia em pó e, também, meia colher de chá de gengibre, em pó assim como os outros.

Para preparar o seu abacaxi grelhado, primeiro descasque a fruta, retirando o seu miolo e recortando a fruta em rodelas. Depois de concluído o processo, em uma tigela, misture os outros ingredientes e coloque a mistura em cima das rodelas fatiadas do abacaxi. Depois de besunta-las com a mistura, deixe que a fruta repouse por, pelo menos, uma hora. Em seguida, com a chapa da churrasqueira pré – aquecida, coloque as fatias do abacaxi, deixando assar por pelo menos 15 minutos. Periodicamente, observe as rodelas, virando-as sempre para evitar que elas acabem queimando. Logo após, sirva aos seus convidados.

Salada de Fruta

Outro exemplo leve de lanche doce para após o churrasco é a famosa salada de fruta, que é um item bastante pedido em tempos de calor. Assim como o abacaxi, também ajuda o organismo a digerir os alimentos. Para confeccionar a salada de frutas, você vai precisar de 4 laranjas, 1 mamão do tipo papaia, 1 maçã, suco de um limão, 5 bananas do tipo que você preferir e, por fim,  5 morangos.

Depois de selecionar as frutas, limpe e corte cada uma, misturando todas em uma tigela. Depois, tempere com o suco de limão, além de um pouco de açúcar misturado com canela em pó. Uma dica é servir a salada acompanhada de uma bola de sorvete.

Mousse de Maracujá

O mousse de maracujá é um dos doces mais conhecidos pelo brasileiro e também de fácil preparo. No entanto, apesar da facilidade para prepara, o doce exige um tempo na geladeira para ficar com a consistência mais pastosa. Portanto, é recomendável que o seu preparo seja antes do churrasco começar. Você vai precisar de uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite, um pouco de suco maracujá (a medida é a mesma da lata de leite condensado0 e um pouco de água (que também é medida usando a lata)

Bata os ingredientes no liquidificador e, depois de tudo misturado, coloque em tacinhas ou num pirex o mousse, antes de encaminhá-lo até a geladeira. Depois de duas horas, ou mais, sirva ao seus convidados. Uma dica é servir o mousse acompanhado de um bolo, que pode ser tanto branco como de chocolate.

Paçoquinha de Colher

Sobremesa recorrente das festas juninas, a paçoquinha de colher ainda é uma ótima pedida em churrascos. Você vai precisar de uma xícara de chá de amendoim torrado e moído, duas latas de leite condensado, duas gemas e uma colher de manteiga.

Depois de obter todos os ingredientes, misture-os muito bem em uma panela. Depois disso, leve em fogo baixo, continuando mexendo a mistura, até que o ponto de fervura seja atingido. A partir do momento que a paçoca começar a dar indícios de fervura, cronometre o tempo de 5 minutos, para desligar do fogo. Coloque a mistura em copinhos como aqueles de festa onde se coloca brigadeiro e deixe esfriar, para, enfim, servir aos convidados. Uma dica é servir essa iguaria com uma bola de sorvete também, com indicação de um sorvete de frutas, por combinar com a paçoca.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *