Receita Perdiz Frita

Uma das coisas mais gostosa que temos na vida é, sem dúvida, é comer. Isso, claro, tendo em vista que possamos ter dinheiro e criatividade para podermos nos alimentar de uma maneira certa e correta na maioria das vezes (deixando espaço para poder fugir de vez em quando para alimentos mais gostosos). Alimento saudável ou não, o fato é que, a hora de comer é muito esperada pela maioria das pessoas.

Não podemos nos esquecer, no entanto, que isso está ficando cada vez mais difícil de acontecer, já que o tempo é um dos maiores inimigos das pessoas nesse caso: hoje, é impossível fazer uma refeição saudável e devagar, já que as obrigações cotidianas nos fazem ficar cada vez mais em função somente do trabalho.

Embora isso realmente seja verdade, não podemos nos esquivar de todas os nossos anseios por conta do trabalho. Lembre-se que, por trás de seu emprego, existe um ser humano que, como todos os outros, tem sonhos, desejos e coisas a fazer. Por isso, encontre uma maneira para poder encaixar o seu divertimento juntamente com o trabalho, a fim de procurar equalizar as coisas.

E, para podermos dar início a esse novo momento em sua vida, que tal aprender a preparar um delicioso perdiz frito? Nesse artigo, iremos mostrar um pouco mais sobre essa ave, bem como, também, a receita da ave frita, para aqueles que adoram coisas mais saborosas. Confira:

A Carne de Aves

Quando se fala em aves para alimentação, muita gente já pensa direto nas galinhas, por serem aves mais comuns e fáceis de se encontrar nos açougues, mercados e locais especializados em oferecer carne branca. Além dessa facilidade, não podemos nos esquecer do preço desse tipo de carne, que costuma ser bastante baixo. Levando isso em consideração, é muito válido que essas aves façam mais parte do cardápio das pessoas do que os demais. Além de ser uma carne barata, é, também, uma das mais saudáveis existentes, perfeitas para aquelas dietas onde o consumo de carne vermelha é estritamente proibido.

Além disso, pode-se fazer praticamente qualquer coisa com a carne de frango, que pode ser consumida de várias formas, inclusive, de recheio para outros tipos de alimentos, como coxinhas, empadinhas, pães recheados e uma infinidade de outros alimentos.

O Perdiz

Além da carne de frango e de galinha, outras aves também entram no cardápio do ser humano, como patos e marrecos, mas são bem menos comuns por conta do preço e da dificuldade de obtenção de sua carne, se comparado com as outras aves. A perdiz também se encaixa nesse quesito, por ser mais restrita e não ser muito utilizada comercialmente para consumo por não ter muita carne a oferecer. Por conta do seu tamanho e certa “raridade”, muitas vezes a carne de perdiz é utilizada em pratos mais sofisticados, principalmente me restaurantes mais refinados.

Muitas vezes, a perdiz é confundida com a galinha, por conta de seu formato, porém, essa confusão pode ser facilmente desfeita quando se percebe que a perdiz é infinitamente menor do que uma galinha comum. Ela pode chegar a medir até 45 centímetros, com um peso que varia entre 800 gramas a, no máximo, 1 quilo.  Igual as suas “parentes” galináceas, o perdiz não tem condições de voar por muito tempo, tendo plena capacidade de, apenas, poder fazer voos rasantes. Vale lembrar, também, que o perdiz consegue fazer isso apenas três vezes antes de cansar, demandando bastante tempo para poder descansar.

Reprodução e Alimentação

Os perdizes são conhecidos, também, por apresentar penas coloridas que adornam a crista, principalmente os machos, que utilizam essa qualidade para poder impressionar a fêmea. O seu pescoço, no entanto, tem penas geralmente pretas. É considerado um animal solitário, vivendo em bando apenas com fins de reprodução.

A sua alimentação se baseia em tudo o que ele achar enquanto remexe a terra, tais como pequenos invertebrados, grãos, alguns tipos de tubérculos e raízes em geral. É uma das aves que, quando nascem, possuem tanta proteína que se desenvolvem muito rapidamente, sendo que, tal desenvolvimento é relegado, também, ao filhote, que não precisa depender da mãe para buscar alimento, tendo plena capacidade de fazer isso sozinho.

Por falar em filhotes, a reprodução da perdiz se baseia na postura de ovos feita pela fêmea, em um espaço cuidadosamente preparado pelo macho, que consiste na abertura de um buraco na terra, forrado com folhas e palha. Depois dessa postura, fica com o macho a responsabilidade de chocar, por até 21 dias, os ovos.

Receita de Perdiz Frita

Perdiz Fritando na Panela

Perdiz Fritando na Panela

Para poder fazer a receita de perdiz frita, você vai precisa dos seguintes ingredientes:

Duas perdizes, uma cabeça grande de alho, duas folhas de louro, um pouco de azeite, 1,5 dl de vinho do tipo palheto, sal a gosto e uma pimenta malagueta.

Depois de limpar a perdiz de uma maneira correta, depenando-a e, depois, retirando suas vísceras de maneira cuidadosa, é importante que se corte a perdiz em oitavos, procedendo para o salgamento dos dois lados. Depois disso, é hora de picar, de modo grosseiro, o alho, juntando-o posteriormente com o louro e o vinho. Quando fizer isso, mexa a mistura para que a marinada possa ficar uniforme.

Logo depois disso, acrescente um fio de azeite na marinada, fazendo com que se misture a ela. Depois disso, reserve a marinada, juntamente com os perdizes, e deixe descansar por aproximadamente duas horas. Esse é o tempo onde a marinada possa se incorporar às aves, além, é claro, de poder fazer com que o sangue da perdiz (que não deve ser retirado com a limpeza da ave) possa se diluir no meio do vinho. O azeite só foi adicionado mais ao final por ter a possibilidade de ajudar a segurar a marinada, mantendo todos os sabores dos temperos que foram misturados.

Para fritar, coloque azeite numa panela ou tacho, colocando, em seguida, os pedaços de perdiz que já tiverem escorrido a marinada antes de colocar para fritar. Reserve a marinada.

Depois de colocar, utilize uma tampa para que os pedaços possam cozinhar lentamente sobre o azeite. Virá-los é imprescindível. É válido lembrar que essa fritura pode durar até uma hora, dependendo se a perdiz for mais velha ou mais nova.

Depois de quase pronto, quando o garfo espetar suavemente a carne, é hora de  adicionar o alho, para que ele possa dourar. Depois disso, junte a malagueta e a marinada, deixando no fogo até que se apure. Se atente para que  o vinho não evapore por completo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Receitas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *