Pastelão Assado

Considerado um prato de origem mineira, o pastelão assado é sucesso na culinária atual do Brasil, principalmente da região sudeste. Receita de infância e passada de gerações a gerações, o pastelão sofreu mudanças e alterações quanto ao seu recheio e massa, contudo nunca perdeu seu sabor e degustação.

Opção de prato que abrange toda a família brasileira, o pastelão é prático, fácil e delicioso para as horas de lanche, jantar ou mesmo refeições curtas durante o dia. Com uma maior variedade de alimentos utilizados em seu preparo, a receita conta também com tipos com baixa caloria e produtos lights, como a ricota, o requeijão, entre outros, especiais para as pessoas que introduzem o pastel em sua dieta diária.

Pastelão

Para preparação do pastelão são necessários produtos como farinha de trigo, margarina, óleo, fermento em pó, água, ovos, sal e leite, todos na medida exata para condimentar a massa. Já para o recheio são mais indicados os molhos com carne moída, batata ou mesmo frango desfiado com azeitonas.

Modo de Fazer Especial

Os chefes de cozinha e cozinheiras com experiência profissional definem sempre dicas e sugestões de como preparar um delicioso pastelão assado, sem dúvidas e possíveis erros.

Como primeiro passo deve ser feitos os procedimentos corretos para preparação da massa, colocando a farinha de trigo em uma vasilha e em seguida acrescentando-se os ovos, o leite e os demais ingredientes, sempre em velocidade lenta e aos poucos. Por fim resta solvar muito bem a massa, até que a mesma fique homogênea e firme.

Recheio

Já o recheio é feito com o refogamento da carne ou frango bem temperados, sempre de acordo com a preferência particular da pessoa, podendo acrescentar diversos condimentos especiais, como cebolinha de cheiro, pimenta, milho, orégano, azeitonas, entre outros sabores especiais da mesa brasileira. Juntando-se então o pastel cm o recheio, e modelando em tamanha e formatos maiores, tem-se o famoso pastelão assado, levado em forno em média de 30 a 50 minutos, dependendo da temperatura.

Toque Final – Pincelamento

Nada seria do pastelão assado caso fosse levado ao forno sem pincelamento com gemas. Assim para dar um formato mais crocante e amarelado ao pastel, é importante que antes de levá-los ao forno, os mesmo sejam pincelados com gemas bem batidas e uma pitada de açúcar; certamente com pincel básico e de caráter culinário.

Gema

Lembrando que somente a parte superior do pastelão deve ser pincelada, já que a parte inferior pode grudar na forma, assim caso necessário unte a forma antes com manteiga ou mesmo óleo vegetal, aumentando a segurança do seu assado. Depois de retirados do forno, o pastelão deve ser servido ainda morno ou temperatura mais quente, já que seu sabor está também voltado a sua degustação ainda quente.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Salgados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *