O Cuscuz é um prato árabe que é originário do Magrebe, que fica na região Norte da África, e consiste em um preparado de sêmola de cereais, principalmente contando com trigo. Aqwui no Brasil existem variações diferenciadas do prato, podendo ser feito a base de farinha ou também polvilho de milho, arroz ou mandioca.
A massa do prato é levemente salgada e umedecida, sendo assim é posta para marinar para incorporar os temperos. Desta forma você pode contar com uma incorporação de tempero. Tendo assim a sua cocção por infusão no vapor, podendo ser incrementado com vários outros ingredientes como é um dos grandes costumes do sudeste do Brasil ou mesmo apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou mesmo carne de charque, como é a grande preferência do nordeste. Este cusuzeiro poderá ser de milho, carimã e ainda tapioca, uma iguaria que é muito comum no Nordeste do Brasil, podendo se encontrar de forma muito comum na Feira de São Joaquim em Salvador.
Um Prato Consumido Em Vários Países
Além do Brasil o cuscuz é também consumido em vários outros países da América Latina assim como também em Portugal, se acredita que ele tenha chegado no reinado de D. Manuel I (1495-1521), sendo assim mencionado na obra de Gil Vicente, e a grafia francesa do prato couscous, é frequentemente utilizada para todas as variações deste prato em livros de culinária europeus.
Nas regiões africanas de Cabo Verde o cuscuz é um bolo tradicional, que é feito com farinha de milho, e ainda é cozido a um vapor em um recipiente de barro especial, chamado de binde, análogo juntamente a uma cuscuzeira. Costuma levar pouco açúcar e é comido quente, em fatias e com manteiga, uma verdadeira delícia.
Com isto temos uma série de variações da receita, e a seguir iremos disponibilizar algumas delas para que você possa se deliciar com este prato tão tradicional e especial servido principalmente no Brasil.
http://www.youtube.com/watch?v=ZzLDvcLYQPo
Cuscuz Branco Baiano
- 1 xicara ½ de tapioca (a flocada)
- 1 xicara de coco fresco
- 2 xicaras ½ de leite
- 1 xicara de açúcar
- 1 pitada de sal.
- Utensílios para fazer a receita:
- Uma vasília plástica, uma colher de sopa, filme plástico e ainda forma com furo no meio.
Modo de Preparar
Primeiramente procure colocar todos os ingredientes na vasilha plástica, e cubra a mesma com papel plástico deixando apurar por cerca de duas horas.
Em seguida procure verificar se a massa está macia e se a tapioca não está dura, se estiver procure colocar mais leite deixando apurar mais um pouco.
Em seguida procure pegar a massa que está macia e a coloque na forma, deixando na geladeira em torno de 3 a 4 horas, esta receita é uma verdadeira delícia e poderá ser servido com um leite condensado por cima e ainda um excelente café expresso.
Esta receita é muito fácil de fazer e fica uma verdadeira delícia.
Cuscus de Tapioca
- 2 xícara de farinha de tapioca,
- 2 xícara de leite de coco,
- uma pitada de Sal
- 2 a 3 colheres de sopa de açúcar ( a seu gosto).
- Cobertura:1/2 xícara de leite de coco,
- 1 xícara de coco ralado(do bagaço), 1 colher de sopa rasa de açúcar. Misture tudo.
Modo de Preparar
Primeiramente procure bater no liquidificador, 1 coco descascado e picado, contando com um litro de água morna. Procure em seguida espremer em uma peneira a reserva com o bagaço, e ponha em um pirex a tapioca, a seguir procure acrescentar ½ xícaras do bagaço e molhe com o leite de coco adoçado e com a pitada de sal em seguida. Procure mexer em seguida bem e alise, jogando por cima a cobertura. Procure deixar descansar em torno de 1 ou duas horas, conservando na geladeira.
Observação
Com o leite de coco de garrafinha, equivalente a 200 ou 300 ml de água, procure colocar esta quantidade de água, parar que não fique com um gosto muito forte, procure ferver e deixar amornar. Com a tapioca de bolinha, você irá precisar de mais meia xícara de chá de leite de coco.
Observação 2 – Em vários lugares do Nordeste, a tapioca é um amido, goma ou mesmo polvilho que se faz uma panqueca. Já na Bahia a tapioca vem da goma ou mesmo polvilho de mandioca, umedecido e torrado nas chamadas casas de farinha, daí vem o seu nome, farinha da tapioca.
Cuzcuz Baiano
Rendimento: Rende Um Equivalente A Um Tabuleiro de 20 x 25 Centímetros
Como Ingredientes Você Irá Precisar De:
- 250 gr. de tapioca
- 400 ml de água se for um pouco menos melhor
- 150 ml de leite
- 100 ml de leite de coco
- 180 gr. de açúcar
- 200 gr. de coco ralado, dividido, procure utilizar seco
- Uma pitada de sal
Instruções Para Fazer
Primeiramente procure preparar um tabuleiro, untando de margarina e o reserve.
Já em um recipiente com tampa, procure misturar a tapioca, o açúcar, o sal e ainda o côco ralado e reserve em seguida.
A seguir procure levar tudo ao fogo em uma panela, o leite, o leite de coco e a água, deixando tudo isto ferver. Em seguida procure derramar de uma só vez o líquido fervente sobre a mistura da tapioca e misture bem. Em seguida procure tampar o vasilhame, e se possível procure vedar com um pano limpo de cozinha. Deixando em torno de 20 minutos descansando, em seguida o cuscuz já deverá ter absorvido todo o líquido. Em seguida procure colocar no tabuleiro preparado, salpicando o restante do coco ralado, cobrindo e vedando bem com um filme plástico. Depois que ele estiver frio, procure levar a geladeira em torno de pelo menos 4 horas antes de servir.
Se quiser poderá ainda deixar em torno de 40 minutos ou 1 hora dentro do freezer que também fica uma delícia.
De todas as pessoas que degustam de pratos nordestinos, este é o que conta com as maiores características positivas, em muitas pessoas ainda citam que este prato tem um sabor inigualável, seguindo estas receitas certamente você irá ter este resultado.