O queijo mineiro, ou também chamado de queijo Minas Frescal é um dos queijos considerados mais fáceis de se fazer em casa, e é também um dos mais apreciados por todos os brasileiros devido ao seu aroma delicioso e ao seu sabor.
A seguir iremos dar algumas sugestões de receitas bastante interessantes neste sentido, utilizando um baixo investimento é simples se fazer um queijo minas em casa, bastando contar com um kit específico para a fabricação de queijos que inclui além de todos os utensílios os ingredientes para a fabricação, com exceção do leite de vaca e também os utensílios domésticos utilizados.
Na utilização da mesma massa é possível se colocar condimentos no sei queijo, procurando o tornar uma ótima alternativa de acompanhamentos de massas, torradas ou até mesmo pastas, fazendo da sua criação um lanche perfeito.
Como Ingredientes e Utensílios você irá Precisar de:
- 5 litros de leite pasteurizado (leite tipo “C” ou “B”) ou leite direto da fazenda desde que pasteurizado;
- 3 ml de cloreto de cálcio;
- 2 ml do Coagulante Quimase (dissolvido em 3 colheres de água filtrada);
- 1 termômetro para laticínios;
- 2 formas para queijo Minas Frescal;
- Receita caseira para Queijo Minas Frescal.
Algumas dicas devem ser levadas em conta para fazer o queijo, como por exemplo:
Procure não utilizar leite homogeneizado, ou de caixinha, já que este tipo de leite não é voltado para a preparação e fabricação de queijos.
Como Fazer o Queijo
Primeiramente procure depositar leite pasteurizado em uma panela procurando aquecer até que se atinja uma temperatura equivalente a 36° C, é interessante se utilizar um termômetro para controlar esta temperatura.
Procure em seguida desligar o fogo coloque os ingredientes como o cloreto de cálcio, o fermento para minas padrão e o coagulante quimase, este que deverá ser colocado de forma uniforme sobre o leite, procurando mexer por alguns segundos depois desta adição, o último ingrediente a ser colocado deverá ser o coagulante.
Depois disto procure deixar o leite em repouso em torno de 30 a 40 minutos procurando verificar se teve uma formação de coalhada lisa, firme e também compacta, procurando observar e começou a mistura a se desgrudar da sua panela que está sendo fabricado o queijo, é neste ponto que você deverá cortar a coalhada.
Em seguida com a ajuda de uma faca, procure fazer cortes paralelos e depois que cortar deixe em repouso por um tempo de mais ou menos cinco minutos. Procure perceber a formação dde um soro com um tom esverdeado, o que será um bom sinal de que está dando certo a sua receita.
Depois deste repouso procure começar a mexer com movimentos considerados circulares e lentos, desta forma em toda a sua extensão, procurando também respeitar a profundidade da panela. A medida que a massa irá se firmar o soro vai aos poucos sendo expulso do interior e a massa começa a ficar mais e mais rígida.
Como Encontrar o Ponto da Massa do Queijo
Depois de 45 minutos que deverão ser contados a partir do momento do corte, os grãos irão apresentar uma certa firmeza.
Depois de se retirar em torno da metade do soro, procure colocar 20 gramas de sal sobre a massa e misture em seguida com as mãos, procure deixar ela assentar no fundo de uma panela para que forme assim um único bloco. A massa deverá ser enformada em formas próprias para queijos revestidas com um chamado dessorador, além de tampas e finalmente deverão ser prensadas.
Como Realizar a Prensagem do Queijo em Casa
Em casa você deverá colocar as formas uma sobre as outras, e também sobre a primeira onde deverá ficar de cima para baixo, procure a seguir colocar um peso de um saquinho de sal deixando em torno de uma hora e meia.
Assim que se passar este tempo, você irá retirar os queijos da forma, procurando os virar ao contrário e deixando por mais uma hora.
Depois de todo este processo de drenagem é importante se desenformar os queijos e retirar as rebarbas de massa cm uma faca, realizando todo o processo de prensagem novamente porém sem o dessorador, em um período equivalente a 30 minutos. Depois disto procure deixar os queijos em um local que seja fresco e arejado para que ele possa secar com as formas para não perder o seu formato.
Como Realizar o Processo de Pasteurização do Leite
Procure sempre utilizar leite de animais que sejam considerados sadios e que não venham recebendo um tratamento com antibióticos específicos. Em seguida você deverá realizar a coação do leite e ele deve ser aquecido até que chegue a uma temperatura equivalente a 65 graus, esta que deverá ser mantida em torno de 20 minutos, procure também utilizar um termômetro para que possa medir a temperatura, e em seguida procure mexer bem lentamente para que possa distribuir o calor de forma uniforme. Depois de um período de mais ou menos 20 minutos procure resfriar para uma temperatura de adição de coalho, que deverá ficar em torno de 36 a 38ºC. Este tipo de pasteurização deverá ser realizado apenas para a fabricação de queijos e não para outras receitas.
Veja Algumas Dicas Rápidas sobre os Queijos
Para curar o queijo, ou seja, realizar aquele famoso envelhecimento de forma que as suas características de sabor, a sua textura e o seu aroma deverão ficar um pouco mais pronunciados. De forma que este queijo deverá aos poucos ir curando e perdendo a sua umidade, automaticamente irá formar a casca amarela.
Para que você tenha o queijo curado, você precisa o deixar em um local que seja fresco e receba preferencialmente vento por alguns dias, é interessante se tomar cuidado de o virar todos os dias. No caso do queijo minas é preciso que ele passe por este processo por pelo menos 15 dias. Mas se você quiser um queijo que seja mais saboroso, ele precisa ficar pelo menos um mês. O queijo irá ficar delicioso, e aos poucos você poderá até mesmo o comercializar.