A culinária Italiana foi introduzida no Brasil à séculos atrás, e sem dúvida a Polenta Assada é uma das receitas mais gostosas e fáceis de fazer. Agrada a diversos paladares, pois é servida acompanhada de molhos, carnes e até mesmo aves e lingüiças. Esse delicioso prato surgiu no Norte da Itália por volta de 1500, era feito em paiolos, enormes panelas de cobre, e servidos em uma tafferia (tábua redonda). A polenta pode ser feita com qualquer tipo de farinha, mas a tradicional é a farinha de milho. Além de assada ela pode ser frita ou cozida.
O Angu e a Polenta
No Brasil quando consumida somente cozida, é conhecida como o nosso tradicional angu feito de fubá e água e sem adição de sal, que quando incrementado com molhos e carnes ficam muito bons. O angu é um dos pratos mais consumidos pelos brasileiros, acompanhado sempre de um feijão bem fresquinho.
Há diversas formas de se preparar a polenta, tanto que no supermercado há pacotinhos de polenta pré-cozida ou instantânea.
A pré-cozida é muito utilizada por quem não tem muita paciência e tempo para cozinhar, ela é a mais utilizada para fritar, pois já vem com a consistência bem firme e não desmancha.
Receita Crocante
Sem dúvida nenhuma, a polenta assada é mais saudável que a polenta frita, por fora ela forma uma casquinha crocante e fica bem macia por dentro.
Os ingredientes necessários são
– 800 ml de água;
– 2 xícaras de flocos de milho pré-cozidos;
– 1 colher de azeite de oliva;
– sal à gosto;
Modo de Preparo
Em uma panela funda, misture todos os ingredientes experimentando à cada acréscimo de sal, para que não fique muito salgada. Cozinhe em fogo alto até desgrudar do fundo da panela. Coloque de preferência em uma forma de vidro (oval, redonda ou quadrada) já untada com azeite de oliva. Deixe na geladeira por no máximo duas horas, corte pequenos retângulos e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até estarem douradas. Sirva acompanhada de molhos a bolonhesa, com ervas aromáticas.
Polenta Tradicional
A mistura de polenta tradicional é simples, prática e seus ingredientes são baratos e de fácil acesso.
Para essa receita você irá precisar de
– 500 Gr de fubá
-1 ½ litros de água
– 1 colher de azeite de oliva extra virgem;
– Sal à gosto
Misture todos os ingredientes ainda frios, e leve ao fogo alto em uma panela de ferro (ou cobre), mecha até desgrudar da panela.
Coloque a metade da polenta preparada em um refratário, coloque o recheio de sua preferência, cubra com o restante da polenta, salpique queijo e molho e leve para gratinar. Sirva como entrada ou prato principal.