Vatapá

Os pratos típicos baianos tem como principais temperos o azeite de dendê e leite de coco. Os Pratos típicos dentre outros são abará, aberém, acarajé, bobó, galinha de cabidela, moqueca de peixe, vatapá.

Ingredientes Saborosos

Esse último, o Vatapá inclui no preparo farinha de rosca ou pão, pimenta,amendoim, castanha de caju, cebola, tomate, leite de coco, e azeite-de-dendê.

Vatapá

Também pode ser preparado com peixe, bacalhau, carne de frango, camarão e ser acompanhado de arroz.
A culinária baiana é fortemente influenciada pelos escravos trazidos da África. Eles moldaram a culinária, religião e música.

Comida Baiana

Os pratos da Bahia são herança dos escravos que criavam a partir de ingredientes encontrados em abundância na terra. Isso pela necessidade de incrementar a dieta. Exemplos disso é o angu e a feijoada.

Feijoada

A comida da Bahia não serve somente como alimento para os povos da região, mas também é a oferenda preferida de orixás, que são considerados divindades da seita que é a mais difundida entre o povo candomblé. Esse costume não pertence somente ao povo baiano, mas isso surgiu nos tempos remotos, a comida como símbolo religioso e social, a exemplo citar o antigo Egito, que haviam oferendas de alimentos aos deuses.

E para não ficar só na vontade conheça a receita de vatapá e uma prato doce, o famoso quindim.

Receita de Vatapá

Fatie o pão amanhecido (1 kg) e deixe amolecer cobrindo com leite de coco (4 xícaras). Limpe o camarão (300g) retirando a cabeça. No processador passe os tomates ( 5 unidades sem semente) , a cebola (3 unidades graúdas ), o coentro e a pimenta (1 pequena).

Em seguida acrescente as castanhas ( 1 ½ xícara ) , os camarões secos e os amendoins torrados e sem casca( 1 xícara ). Em uma panela acrescente o óleo de dendê( 3 xícaras) quando estiver bem aquecido acrescente a mistura que foi processada e refogue bem para cozinhar os tomates e a cebola.

Quando a mistura da panela já não estiver com muita agua acrescente o pão e coloque o resto do leite de coco (2 litros contando com as 4 xícaras anteriores ). Deixe cozinhar até adquirir a aparência de um mingau espesso.

Quindim

Em uma tigela misture o açúcar (1/2 kg) com o coco (3 xícaras) fresco ralado até formar uma massa úmida. Feito isso junte a manteiga (3 colheres de chá) e mexa bem. Após esse processo deixe na geladeira descansando por aproximadamente 5 horas e ainda tampar a tigela com filme plástico.

Doce

Após esse intervalo de tempos deve-se peneirar as gemas (18 unidades) e incorpore-as na massa. Coloque as forminhas em uma assadeira e despeje água quente ao redor delas até aproximadamente a metade das forminhas. Já colocado a massa nas forminhas untadas e polvilhadas com açúcar coloque no forno médio pré-aquecido. Retire do forno quando a massa estiver firme, desenforme frio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Típica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • linda

    weyne 5 de abril de 2011 12:35
  • gostei

    vitoria 19 de julho de 2011 21:19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *