É muito bom quando chega o final de semana e nos reunimos com amigos e parentes em nossa casa para um filme ou até mesmo um jogo de cartas. O problema é que muitas vezes não sabemos o que servir aos amigos, filme sempre é igual à pipoca, e só a pipoca não tem muita graça. E pizza é muito comum, já que muitos pedem nos disque-pizza quando não querem fazer nada, então fica a questão, o que fazer? A dica é simples, faça um calzone assado, agradará a todos, desde as crianças aos mais velhos.
Origem do Calzone
O calzone é um salgado originário da Itália, surgiu entre os pobres, na verdade nada mais é que uma pizza recheada e dobrada ao meio bem parecida com um pastel gigante, podendo ser assada ou frita no azeite. O recheio depende somente da preferência e imaginação de quem irá comer o delicioso calzone, podendo ser de frango com catupiry, ricota com tomates, escarola com azeite ou o tradicional presunto e mussarela.
A Massa Básica
O preparo da massa para calzone é simples, e serve também para ser utilizada na preparção de pizzas e até mesmo para fazer o delicioso pão sírio.
Para a massa você irá precisar de:
- 1 pct de 1Kg de farinha de trigo sem fermento;
- 50 gr de fermento para pão;
- 500 ml de água filtrada;
- ¾ de xícara (chá) de óleo;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 1 colher (café) de sal;
- 1 gema de ovo para pincelar;
Para incrementar a massa de calzone podemos acrescentar:
- 3 colheres (sopa) de azeite extra virgem;
- Orégano e parmesão à gosto;
Modo de Preparo
Coloque a farinha de trigo, o açúcar e o sal em uma vasilha bem grande, misture e abra uma cova no meio da mistura acrescentando aos poucos o fermento biológico, o azeite, o óleo e a água. Misture bem, coloque em uma superfície lisa e sove a massa, para que fique lisa e homogênea, até não estar mais grudando nas mãos, tampe com um pano úmido e deixe descansar até crescer, dobrando o volume.
Faça pequenas bolas com a massa para fazer pequenos calzones, ou faça uma bola com a massa inteira. Estique com um rolo de massas (não deixe muito fina para não arrebentar). Coloque o recheio e feche como se fosse um pastel, apertando bem as beiradas, pincele com o ovo e salpique o parmesão e o orégano. Leve ao forno para assar. Sirva quente!
Depois de assados, os calzones podem ser congelados por até 30 dias.
Dica de Recheios
- Mussarela ralada com tomates em cubos e orégano;
- Presunto picado, mussarela picada, orégano e tomate;
- Frango desfiado com requeijão e orégano;