Os canapés são petiscos muitos famosos e consumidos em diversos tipos de eventos sociais. O canapé pode ser servido de diversas formas, frios, quentes e até mesmo mais sofisticados. É um petisco que geralmente é servido em casamentos, aniversários e recepções. Por ser muito simples o seu preparo, muitas pessoas acabam o fazendo de forma caseira, apesar de existir empresas especializadas no comercio dos mesmos.
Quando falamos da composição de um evento, no sentido culinário, os canapés são geralmente servidos como entrada, ou seja, pratos que iniciam todo o consumo de alimentos que serão disponibilizados no evento.
Geralmente as entradas que são servidas em eventos são compostas por diferentes tipos de saladas, alguns patês ou até mesmo sopas, sempre acompanhada de diversos tipos de bebidas.
Os canapês são alimentos que contam geralmente com uma base, responsável por dar sustentação ao alimento. Essas bases podem ser feitas de diversas formas e sabores, mas as principais são compostas por massas frias e pães.
Quando falamos em canapés, uma das principais características desse alimento é observada em sua composição. Isso porque na maioria das vezes esse alimento é muito bem servido e montado, para que os olhos de seus degustadores o consumam primeiro.
Com isso, é muito importante que os pratos sejam sempre muito coloridos e a composição desse alimento seja bem-feita.
A base de um canapé, pode variar muito, de acordo com os outros alimentos que irão compor o mesmo, sendo de principal importância sua base, que dará toda a sustentação para esse delicioso aperitivo.
A origem desse alimento provem da Rússia, que iniciou a produção desse alimento a muitos anos atrás, e por isso pode ser muitas vezes chamado de Canapê à Russa, que irá fazer com que o alimento se diferencie de outro que pode ser utilizado como parte de complementação de um prato, chamado de croûtons.
Como esse alimento é considerado um aperitivo, o seu tamanho não pode sofrer drástica mudanças, isso é, ele deve ser reduzido, para que a pessoa consiga saboreá-lo de forma mais fácil e para que seu preparo seja também mais produtivo.
Existem cinco partes do canapé que são consideradas muito importante e devem ter uma relevância para que esse alimento possa ser considerado um petisco de qualidade.
As Cinco Principais Partes De Um Canapé
Base:
A base do canapé é a parte mais importante do alimento, já que servirá de sustentação para o mesmo. Além disso, a base do canapé pode ser de diferentes sabores e texturas, indo desde o clássico pão de forma, pães de milho, bisnagas, sejam doces ou salgadas até fatias de legumes e bases preparadas com uma massa especial, chamada de massa podre. Mesmo com toda essa disponibilidade de sabor e opção, é quase que uma obrigação desse alimento, que ele seja sempre delicado e em um tamanho reduzido.
Liga
A liga na composição de um canapé tem uma função muito certa, que é servir de cola, para que assim todo o alimento tenha sua consistência segura. Muitas vezes o alimento escolhido para desempenhar essa função é composto por diferentes tipos de margarinas ou manteigas, requeijão e maioneses. Mesmo com toda essa variedade, é sempre importante se atentar ao sabor de seu alimento, para que ele não diferencie do resto da receita, e assim possa ser consumido sem alterar o sabor do resto do alimento de forma tão considerável.
Recheio
O recheio pode ser considerado a parte mais importante do canapé, já que muitas vezes tem a função principal de fazer com que os olhos das pessoas se atraiam para o canapé. Na maioria das vezes, o recheio é muito colorido, e com ingredientes considerados simples e frescos, no caso de canapés servidos frios. Já os canapés considerados quente, levam com si no seu recheio, diversos tipos de legumes e iguarias.
Além de todos esses alimentos que podem ser utilizados como recheio, patês e molhos são sempre bem-vindos na composição desse petisco.
Decoração
A decoração dos canapés deve ser sempre algo muito sutil, já que os mesmos não são considerados tão grandes e volumosos. Alguns chefes geralmente utilizam como objeto de embelezamento do alimento, molhos decorativos ao redor do prato, algumas pequenas folhas, frutas variadas, ou até mesmo certos legumes.
Tudo isso dependerá de qual é a base e o recheio de seu alimento, para que assim eles possam ser saboreados sem interferência da parte decorativa, de forma negativa.
Item Principal
O item principal é a parte mais chamativa e que dará o nome ao alimento. Isso porque muitas vezes esse alimento fará parte da constituição do recheio desse aperitivo. Geralmente esse alimento é um pedaço de determinado tipo de carne, uma fatia de algum legume ou certa quantidade de mousse ou molho.
Qual A Quantidade De Canapés Por Pessoa
Isso é uma importante vertente na organização em um evento. Não só a quantidade de canapês que serão servidas, e sim uma noção básica na quantidade e distribuição de todos os alimentos.
Para que a quantidade desse aperitivo seja estipulada é necessário que a quantidade de convidados que irão comparecer a seu evento já seja conhecida, bem como em quais categorias eles se separam (crianças, adultos, homens e mulheres).
Além disso, o tempo de serviço de buffet e quanto tempo irá durar seu evento influencia diretamente na quantidade de canapés e outras entradas, já que quanto mais tempo durar sua festa, maior deve ser a quantidade de alimentos disponíveis para consumo.
Além disso, é necessário que se conheça quais serão as outras opções de entrada e alimentos principais serão servidas em sua festa, para que todos os alimentos tenham certa combinação entre si.
Outra parte muito importante em todo esse contexto é relacionada ao tipo de evento que você estará oferecendo para seus funcionários.
Em média, são contabilizados por convidados cerca de oito a dez canapés por pessoa adulta. Já as crianças acabam não tendo grande influência nessa contabilização, pois não consomem os alimentos oferecidos em festa em grandes quantidades.
Qual O Evento Certo Para Servir Canapés
Canapés são receitas consideradas mais finas e geralmente dispostas em eventos mais sociais, como reuniões de trabalho, eventos aberto para o publico e casamentos, mas isso não impede que eles possam ser servidos em reuniões familiares, aniversários e outros eventos não considerados tão sofisticados.
Uma das principais áreas positivas desse alimento é sua grande versatilidade, oferecendo diversas opiniões para que ele possa ser montado de diversas formas, servindo assim as necessidades de cada pessoa ou evento.
Tipos De Canapés
Por ser uma alimento versátil, os canapês oferecem diversas formas de se montar e criar suas receitas, fazendo com que ele possa ser considerado mais composto e idealizado, ou até mesmo mais simples, realizado de forma caseira. Além disso, muitas pessoas acabam pensando que canapê são receitas sempre servidas frias, porém, existem diversos tipos de canapês quentes, doces e salgados.
Para que seu canapé seja diferenciado, basta mudar alguma de suas cinco partes principais, já demonstrada acima. Dessa forma, você pode estar sempre renovar suas receitas, e surpreender cada vez mais seus convidados, que ficarão encantados com as possibilidades que você desenvolveu para que seu evento tivesse, mas opções para os mesmo saborear.
Canapés Simples
Apesar de seu nome relacionar o mesmo com uma montagem e produção mais artesanal e simples, os canapés nessa categoria podem sim ser considerados de ótimo bom gosto e beleza, basta apenas dedicar-se para que sua receita saia de uma forma muito bem executada, e estar sempre atento a Montagem e execução do prato.
Receita De Canapé Simples
A primeira opção de canapé simples será com uma base de sua preferência, como opções temos a sugestão de bolachas salgadas ou pães de forma.
Ingredientes Para O Preparo Da Receita De Canapé Simples
- A maionese para o preparo dessa receita será muito utilizada e por isso é necessário que esteja a disposição cerca de um pote da mesma.
- Queijo muçarela. O queijo muçarela deve ser ralado, para que possa incorporar de forma mais simples a receita. Serão necessários cerca de cento e cinquenta gramadas de queijo muçarela já ralado.
- Se você procurar em padarias e supermercados irá encontrar diversas opções de peito de peru. Geralmente eles são dispostos fatiados, mas para essa receita é recomendado que ele seja utilizado em sua forma ralada. Existem algumas padarias que já disponibilizam o mesmo dessa forma. Cerca de duzentas gramas do mesmo serão suficientes par complementar o recheio dos canapés
- Um sache de Sazon sabor galinha
- Sal a gosto
- Cebolinha e salsa são bem-vindas no preparo dessa receita também.
Modo De Preparo Da Receita De Canapé Simples
Para o preparo dessa receita é importante que todos esses ingredientes sejam misturados, afim de que vire uma mistura, com a consistência de um patê.
O primeiro passo para a montagem e preparo dos canapés deve ser com a picagem ou ralação do peito de peru, caso ele já não venha dessa forma direto do comercio. O mesmo processo deve ser realizado com a muçarela, pois dessa forma ambos os ingredientes poderão aderir mais facilmente a todo o patê.
Logo após, misture todo o conteúdo da maionese juntamente como peito de peru e o queijo muçarela. Pique a salsinha e cebolinha em partes bem pequenas e acrescente-as também a mistura.
Sequencialmente leve a mistura até um refrigerador para que assim ela possa tomar uma maior consistência e firmeza. Após isso tire a mesma da geladeira quando for servir e faça a montagem do prato.
Para isso é necessário dispor todas as bolachas de água e sal em uma forma ou recipiente. Após isso, com o auxilio de uma colher vá colocando o patê em quantidades uniformes sobre as mesmas.
Caso você deseje decorar seus canapês simples, é possível adicionar em cima dos patê alguns tipos de hortaliças com funções decorativas, ou até mesmo algumas que possam ser comestíveis como hortelãs e outras.
É recomendado que sempre que terminar o preparo e montagem da receita ela seja disponibilizada para ser servida. Com isso, a maionese que compõe o recheio estará sempre de uma forma muito fresca e será saboreada de uma forma mais satisfatória.
Os canapês são receitas muito práticas e simples de ser produzida, e muitas vezes isso pode facilitar muito a organização de um evento, já que sendo feito de uma forma caseira, pode significar uma grande economia para todos.