Qual é o Prato Típico da Região Norte?

Os pratos da culinária da região norte do Brasil se caracterizam por seus sabores e texturas diferenciados. Essa gastronomia autêntica se destaca em outras regiões do nosso país e no exterior apresentando influências africanas, portuguesas e indígenas. Dentre os seus ingredientes estão diferentes tipos de peixes, especiarias e alguns ingredientes extraídos da floresta amazônica.

Tida como uma das gastronomias mais ricas do Brasil, a culinária da região norte, conta com ingredientes nativos e modos de preparo exclusivos. Cada prato conta com uma história e referência de um povo diferente. Ressaltamos ainda que esses pratos são muito saudáveis. A seguir vamos apresentar alguns dos principais pratos típicos da culinária da região norte do Brasil.

Características Principais da Culinária da Região Norte

Antes da chegada dos portugueses a população indígena que vivia no Brasil mantinha uma alimentação baseada em carnes de caça, peixes, folhas, sementes, raízes e frutos advindos das matas e rios locais. Algo interessante de observar é que mesmo com influência da cultura gastronômica portuguesa e africana se manteve a predominância da cultura alimentar indígena.

A influência de outros povos pode ser observada na adição de novos ingredientes aos pratos como especiarias, sabores especiais e alguns modos diferenciados de cozinhar. A culinária do norte brasileiro é bastante exótica e rica em sabores. A floresta amazônica dá um toque bem particular a comida do norte com sabores que incluem cupuaçu, peixes, castanhas, ervas entre outros.

Conheça os Principais Pratos Típicos da Região Norte

Então vamos conhecer melhor o tucupi, maniva e outros pratos típicos da culinária do norte?

Tacacá

Tacacá

Tacacá

Tacacá é um prato de origem indígena que faz muito sucesso na região amazônica particularmente nos estados do Pará, Acre, Amapá, Rondônia e Amazonas. Fazem parte dessa receita ingredientes como a goma de tapioca, o tucupi, jambu (planta que causa amortecimento quando entra em contato com a boca) e camarões.

Esse prato deve ser consumido bem quente mesmo sendo originário de uma região em que as temperaturas são elevadas. O tacacá pode ser encontrado em festas típicas assim como nas barracas de rua especialmente no Pará e Amazonas. O prato é servido em cuias que são confeccionadas a partir dos frutos da cuieira. Ao invés de talheres são oferecidos palitos de madeira para ajudar a degustar o jambu e o camarão.

Pato no Tucupi

Pato no Tucupi

Pato no Tucupi

Não tem como falar sobre comidas típicas do Norte do Brasil e não pensar em pato no tucupi. Para quem não conhece tucupi é um líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca. Inicialmente esse líquido é venenoso e demanda cozimento para que deixe de ser tóxico.

Para o preparo desse prato é necessário que o pato fique marinando em tempero para depois ser assado no forno. Na sequência a ave é colocada na panela juntamente com o tucupi para ferver rapidamente. Nesse prato também há a adição de jambu que geralmente é servido com farofa de mandioca e arroz. Um prato que se tornou uma atração turística de Belém e que aparece com frequência na ceia de natal.

Maniçoba

Maniçoba

Maniçoba

Um prato típico do Norte que possui origem indígena e cuja base é a maniva, folha da mandioca. O cozimento dessa iguaria pode levar até uma semana para ser concluído devido às características tóxicas que a planta possui. A maniçoba além de maniva cozida pode ter a adição de carnes de boi e de porco. Aliás, pode até ser comparada com uma feijoada.

Normalmente a maniçoba é acompanhada de arroz branco, pimenta-de-cheiro e farinha d’água. Um prato que também é encontrado facilmente em barraquinhas de rua e em restaurantes típicos. Contudo, o seu grande destaque fica mesmo no almoço do Círio de Nazaré.

Filé de Tucunaré

Filé de Tucunaré

Filé de Tucunaré

Tucunaré é um peixe de água doce que pode ser encontrado em abundância no Amazonas e também nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Embora possa ser preparado de inúmeras maneiras, assado e recheado, faz sucesso servido em porções de filés grelhado. Normalmente é acompanhado com molho de alcaparras e farofa e arroz branco.

Pirarucu à Casaca

Pirarucu é um dos maiores peixes de águas doces do país e está presente em vários típicos da região Norte. O prato mais famoso é o pirarucu à casaca ou pirarucu de casaca. O nome vem da maneira como o peixe parece estar vestido com os ingredientes do prato.

Pirarucu à Casaca

Pirarucu à Casaca

Outros ingredientes desse prato são banana-da-terra, pimentão, leite de coco, pimenta-de-cheiro e farinha de mandioca (no Norte essa farinha é chamada de farinha d’água). Uma curiosidade é que no Norte o pirarucu faz mais sucesso sendo vendido salgado tal qual um bacalhau. A carne desse peixe é limpa ficando sem espinhas e possui textura interessante até mesmo para quem não tem o hábito de comer frutos-do-mar.

Costela de Tambaqui

Costela de Tambaqui

Costela de Tambaqui

Tambaqui é um peixe encontrado na bacia amazônica, a maior bacia fluvial do mundo. A costela do tambaqui é uma das partes mais valorizadas desse peixe sendo servido junto com um molho bastante saboroso de pimenta. Um peixe que pode ser grelhado, frito, ensopado ou assado. A costela de tambaqui também recebe diferentes temperos sendo um prato especial.

Caruru Paraense

Caruru Paraense

Caruru Paraense

A base desse prato é o camarão seco preparado junto com cebolinha, cebola, jambu, quiabo, farinha, azeite de dendê e alho. O caruru paraense normalmente é acompanhado por arroz, no entanto, não há limites para a possibilidade de combinações que esse prato possui.

Mujica de Peixe

Mujica de Peixe

Mujica de Peixe

Trata-se de uma sopa ou caldo que está dentre as principais comidas típicas do Norte do país. Originalmente esse prato possui tambaqui desfiado, pimenta-do-reino, farinha branca, colorau, pimenta-de-cheiro, alho e cebola. Foi criado na Amazônia onde é uma entrada servida antes do prato principal. Pode ser uma forma de aproveitar sobras de outra refeição por ter peixe desfiado.

Caldeirada

Caldeirada

Caldeirada

Caldeirada é um termo que se refere a cozidos feitos com base de peixes e que recebem um reforço de temperos regionais. No Norte do Brasil é um tipo de prato bastante comum podendo ser preparado de formas variadas. A caldeirada de tucunaré é uma das preferidas em muitos estados. Em grande parte dos casos são usados peixes em postas como o filhote, o tucunaré, dourado e pescada-amarela. Pode ser servido com pirão.

Arroz Paraense

Arroz Paraense

Arroz Paraense

Um tipo de risoto com ingredientes tipicamente regionais do Norte do Brasil, como jambu e tucupi. O prato possui ingredientes como camarão-rosa seco e arroz branco. A consistência final fica bem parecida com a de um risoto convencional.

Gostou de conhecer mais sobre os pratos típicos da região norte? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *