Você come a abobrinha com ou sem casca? Come as suas sementes ou retira antes do preparo? Essas são questões que fazem parte do dia a dia de quem adora e até de quem não gosta de abobrinha, mas reconhece a sua importância para uma alimentação saudável. Há uma série de formas de incluir abobrinha em seu cardápio e a seguir vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse legume.
Conhecendo Melhor a Abobrinha
Os dois tipos de abobrinha mais consumidos no Brasil são a abobrinha italiana e a brasileira. A abobrinha é conhecida também como abobrinha de moita, de árvore ou de tronco pelo fato de apresentar crescimento ereto. Esse legume possui forma cilíndrica e pode ser verde clara ou verde escura com estrias de cor amarelada ou de cor mais escura.
A abobrinha brasileira, por sua vez, é reconhecida por ter forma cilíndrica com bojo e apresentar cor verde escura com estrias brancas ou cor verde clara com estrias escuras. As abobrinhas são ricas em vitaminas do complexo B e nas vitaminas A e C. Também contam com cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
Esse alimento possui muitos nutrientes sendo indicado para tornar a alimentação mais saudável e também pode ser um aliado de dietas de baixa caloria. A abobrinha é excelente para quem está investindo numa dieta de emagrecimento e eliminação de peso de forma saudável.
Conheça os Principais Benefícios da Abobrinha
Você é daqueles que torce o nariz para a abobrinha? Então vale a pena conferir abaixo os principais benefícios que esse alimento proporciona para quem sabe dar uma chance desse legume fazer parte da sua alimentação.
– Aliada da Dieta de Baixa Caloria
Como já mencionamos a abobrinha é uma ótima aliada de quem deseja emagrecer de forma saudável. É um legume com pouquíssimas calorias e que possui bastante água em sua composição contribuindo também para a hidratação do corpo.
– Melhora a Constipação Gestacional
A abobrinha é uma ótima fonte de vitaminas, fibras alimentares e minerais podendo ajudar a combater quadros de constipação especialmente em gestantes que costumam enfrentar bastante esse problema.
– Regula os Níveis de Açúcar no Sangue
A abobrinha possui índice glicêmico baixo e dessa forma realiza uma liberação de açúcar no sangue mais lenta. Conta ainda com pectina, uma fibra que influencia os níveis de insulina. Consumir abobrinha regularmente ajuda controlar melhor os níveis de açúcar no sangue.
– Função Anti-Inflamatória
Outro benefício da abobrinha é ter ação anti-inflamatória por contar com a presença de luteína, betacaroteno e ômega. O consumo regular desse legume ajuda a evitar inflamações no organismo e problemas como úlcera gástrica, até o coração trabalha de maneira mais saudável.
– Ação Anticancerígena
Como já citamos a abobrinha conta com uma boa quantidade de fibras, além de ser importante para ajudar o processo digestivo também contribuem para evitar que toxinas cancerígenas se estabeleçam no cólon. Conta ainda com vitaminas A e C que possuem atuação antioxidante com a capacidade de eliminar os carcinógenos que podem causar diferentes tipos de cânceres malignos.
– Proteção Contra a Asma
Os nutrientes como o magnésio presentes na abobrinha ajudam a relaxar os músculos enquanto que as vitaminas auxiliam na regeneração dos tecidos e das células. Possui ainda ação antioxidante reduzindo o efeito dos processos inflamatórios. Obviamente que somente consumir abobrinha não é tratamento para asma, é algo que auxilia apenas. Mantenha o acompanhamento médico.
– Redução dos Níveis de Colesterol Ruim
Os agentes antioxidantes presentes na abobrinha contribuem para reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) assim como os marcadores inflamatórios como a PCR (proteína C-Reativa) que melhora a saúde do coração. Também possui magnésio que auxilia a diminuir as chances de ataque cardíaco e derrame.
– Ação Antimicrobiana
Um alimento que possui ação antimicrobiana em especial contra parasitas intestinais, as sementes e o óleo extraído desse legume são usados para eliminar esses parasitas.
Mas, Afinal Pode Comer a Casca e as Sementes da Abobrinha?
Descascar abobrinha e extrair as suas sementes dá muito trabalho, não é mesmo? Saiba que é um trabalho desnecessário já que tanto a casca quanto as sementes não só podem como devem ser consumidas.
A abobrinha é rica em luteína, caratenoide que tem ação antioxidante, porém, para obter os benefícios é fundamental consumir a casca e as sementes do legume, pois são elas que possuem a maior concentração desses antioxidantes. Fica a dica de que é muito importante higienizar bem os alimentos antes de consumi-los.
Como Escolher Abobrinha na Hora da Compra
Quando você vai fazer compras de legumes e verduras costuma ficar com dúvidas sobre como fazer as melhores escolhas? Para quem fica em dúvida sobre como escolher abobrinha vamos dar algumas dicas, primeiro é interessante dar preferência para os legumes de tamanho médio. Observe a casca e se certifique de que ela seja firme, lustrosa, macia e lisa.
O ideal é que a cor seja verde brilhante ou amarelada, no tocante ao peso é importante que sejam pesadas em relação seu tamanho. Evite comprar abobrinhas murchas, amassadas, manchadas ou que estejam com machucados na casca. Na hora de escolher abobrinha considere a beleza e a consistência do legume.
Dicas de Como Consumir as Abobrinhas
A abobrinha é um alimento bastante versátil no que diz respeito à forma como pode ser consumida. É possível comer abobrinha crua, assada, cozida, gratinada e até frita. Pode ser usada como parte de preparações menos calóricas adicionando mais fibras alimentares. Pode inclusive ser usada para enriquecer receitas de hambúrguer artesanal, salgados e até doces. Lembre-se apenas de que a abobrinha é um alimento rico em água sendo necessário considerar essa informação na hora de preparar as suas receitas.
O ideal é apostar num cozimento rápido, de cerca de 20 minutos, para preservar os nutrientes. Depois de cozinhar despeje água gelada sobre as suas abobrinhas, o choque térmico deixa o legume com uma textura mais agradável e ainda realça a cor. Muitas pessoas implicam com a abobrinha por acharem que não fica tão bonita e saborosa nos pratos, é bom mudar essa percepção, não é mesmo?
Gostou de saber mais sobre abobrinhas? Curta e compartilhe em suas redes sociais!