Que tal aprender a fazer um delicioso bacalhau à Portuense? Um típico prato português, com esse peixe de sabor forte e marcante.
Para fazer este prato delicioso, você vai precisar de 4 postas de bacalhau; alho picado a gosto; 1 cebola grande; 1 folha de louro; meia taça de vinho branco; 3 batatas médias; pimenta e sal a gosto; azeite ou óleo de cozinha.
Para começar, você tem que dessalgar o bacalhau. Tire a pele, e coloque o bacalhau de molho em água por um período que varia de 24 horas a 48 horas, dependendo do tempo disponível que você tiver. Depois de tirá-lo da água, escalde-o em água quente, para que todos os resquícios de sal tenham saído completamente da carne do peixe, e ele possa ser cozido sem problemas.
Depois de dessalgar o bacalhau, pique-o em postas de tamanho razoável. Descasque a cebola e corte-a em rodelas. Em um refratário de tamanho médio, de preferência de barro, coloque o azeite, espalhando-o bem no fundo, para que todo o refratário fique bem untado. Coloque em seguida uma camada de bacalhau, que cubra todo o fundo da assadeira ou refratário, tempere com o alho picado, e cubra com a cebola fatiada em rodelas. Em cima das camadas, coloque os temperos mais fortes, como pimenta e sal, e deixe por alguns minutos, para que a carne do peixe pegue bem o tempero. Acrescente por fim a folha de louro, e despeje a taça de vinho sobre a mistura – a quantidade de vinho necessária para regar o prato pode variar, de acordo com o tamanho das postas de bacalhau, e do tamanho do refratário ou assadeira de barro. O vinho deve regar bem o prato, mas não encharcá-lo, o que pode deixar o prato difícil de servir depois, por estar molhado demais. Cubra o fundo da assadeira, e regue bem os ingredientes com o vinho.
Em volta dessa mistura, coloque as batatas, que devem ter sido cozidas de maneira que ainda conservem certa resistência, descascadas, e então cortadas em rodelas. As rodelas devem ficar em volta de todo o prato, como se formassem uma barreira aos cantos do refratário ou assadeira de barro.
Leve ao forno em temperatura média, para que o bacalhau asse bem lentamente, e adquira o sabor dos temperos. Isso deve levar de meia hora a 50 minutos. Quando a carne de bacalhau estiver dourada, o prato está pronto! Durante o tempo em que o bacalhau estiver assando, regue de tempos em tempos o prato com o azeite, para facilitar o cozimento da carne e evitar que o prato seque.