Para comemorar uma promoção tão esperada, o aniversário de uma pessoa querida ou apenas juntar a galera para curtir uma noite animada e bem servida, os restaurantes, nos mais variados formatos e temas, são procurados como o ambiente propício a degustar uma boa comida e uma bebida para acompanhar.
Diferentemente de tempos passados, onde o tradicional e clássico vigorava, tendo locais que se diferenciavam apenas pelo tipo da gastronomia ou cozinha seguida, atualmente os restaurantes estão inovando, seja oferecendo um cardápio requintado e exótico, como também modernizando seus espaços internos.
Se a escolha estiver aliada ao tipo de quitutes oferecidos, já é possível listar uma grande variedade de opções que proporcionam uma experiência gastronômica ímpar como, por exemplo, os restaurantes regionais, onde é possível se deliciar com pratos dos mais variados estados brasileiros, ou até mesmo de outras nacionalidades, mesmo sem sair da própria cidade. Os mais comuns são os restaurantes com comida mineira, comida nordestina, as churrascarias tão famosas do sul, além das opções de cozinha indiana, francesa, mexicana, entre tantos outros.
No entanto, se a pretensão for a de experimentar ambientes modernos, inovadores e exclusivos, opções não faltam. Arquitetura característica, cores cuidadosamente selecionadas, móveis utilizados nos ambientes, temáticas abordadas, e até mesmo as companhia com as quais você dividirá o recinto, é possível se aventurar em muitos restaurantes criativos espalhados pelo Brasil e
também pelo mundo.
Selecionamos alguns dos restaurantes mais diferenciados e criativos encontrados na atualidade. O Café Germain, em Paris, conta com um visual arrojado e bem colorido,
oferecendo serviço de restaurante, balada e café na famosa capital francesa. Uma de suas marcas registrada é a estátua amarela que pode ser visualizada em cada um dos três pisos. Sim, a estátua tem início no teto do andar térreo e se estende até o segundo andar. No entanto, além da inovação apresentada no design de seu interior, o estabelecimento conta também com uma grande diversidade de itens em seu menu, desde inúmeras opções de queijos até frutos do mar e coquetéis. Vale a pena incluir o restaurante na lista de locais a serem visitados em Paris.
Para os amantes de fast food, o Biribildu Sovlaki é uma opção bastante inovadora. Projetado pelo arquiteto Minas Kosmidis, o restaurante te leva de volta à infância, num mundo marcado por itens circense. Além dos cartazes apregoados nas paredes com temas de circo, há dois cavalos de carrossel que ajudam os clientes a identificarem o fluxo do local. Alguns ambientes, como os
banheiros e a cozinha, estão localizados em grandes caixas, remetendo àquelas utilizadas para o transporte de animais e o caixa está fixado em uma grande jaula. Observando apenas a fachada do restaurante já é possível se surpreender. Os idealizadores não economizaram nos detalhes e nas cores que deram os toques finais ao ambiente encantador.
Minimalista no que diz respeito ao número de móveis, mas peculiar quando analisando as cores utilizadas na sua composição, o Cafein Bistro cumpre seu dever na tarefa de cativar e ser facilmente identificável! Os seus dois pisos integrantes utilizam cores vibrantes e totalmente contrastantes, uma ideia completamente diferente da praticada na região, que quase sempre utilizam cores neutras e ambientes, digamos, tediosos para os tão necessários cafés. A forma como as cores de misturam, em uma sintonia leve e despojada, faz com que ambiente se apresente bem convidativo, jovem e elegante.
Se a sua preocupação é não saber se vestir apropriadamente para frequentar o restaurante, o O’Naturel é a escolha perfeita para você. Idealizado por dois irmãos gêmeos, Mike e Stéphane, para adentrar no ambiente é necessário deixar tudo para trás. Sim, além do deixar toda a sua roupa na entrada, o inseparável smartphone também será brecado. A ideia não é tão inovadora
como aparenta, visto que, apesar de ser o primeiro restaurante nudista de Paris, é possível se juntar a outros “peladões” para uma refeição tranquila e, digamos, bem confortável em Tóquio, Londres ou Melbourne. Em O’Naturel apenas os gerentes utilizam roupas, para garantir que as normas da lei sejam cumpridas. Além disso, há assentos descartáveis nas cadeiras, garantindo que a higienização do ambiente seja garantida.
Se você já é adepto do nudismo em outros ambientes, como praias e campings, esse restaurante pode ser adicionado facilmente na sua lista de desejos de visitas. Além dos restaurantes apresentados aqui que, digamos, utilizaram de uma grande criatividade para se tornarem exclusivos e bastante característicos, é possível encontrar outros, com temas dos mais diversos como os Cat-Cafés no Japão, onde é possível tomar um café em meio aos mais fofos e afáveis felinos, ou então o Coruja-Café, que apresentam adoráveis corujinhas no ambiente, entre outras opções.