Benefícios da Banana Prata

Todos estão carecas de saber que uma alimentação saudável é a chave para se viver uma vida tranquila e com saúde, haja vista que, no mercado, existem vários alimentos que, embora tentem convencer o consumidor de que fazem bem, podem fazer muito mal se consumida regularmente, sendo um exemplo disso o refrigerante. Adorado por muita gente, o líquido que faz a alegria das festas e eventos diversos pode, além dos desagradáveis “quilinhos a mais”, ele pode causar doenças como diabetes, cáries e o desenvolvimento do temido câncer.

Por outro lado, muitas vezes, essas pessoas que apreciam esses tipos de comidas acham difícil levar uma vida alimentar mais regrada, como, por exemplo, com maior ingestão de frutas, verduras e legumes. É certo que esses alimentos só auxiliam a saúde e mantém o organismo forte para as adversidades que o acometem várias vezes durante a vida. Muitos médicos dizem também que, uma alimentação equilibrada desde quando o corpo é jovem, pode refletir positivamente na vida adulta e, posteriormente, idosa.

A inclusão de frutas na alimentação diária é muito recomendada pelos nutricionistas, já que, geralmente, elas possuem um sabor doce, o que pode muito substituir aquela sobremesa que, com certeza, é muito mais rica em gordura e açúcar do que uma laranja, por exemplo. A banana é uma dessas frutas, que, além de adocicar a vida, ainda possui outras vantagens, e são essas vantagens que serão explanadas nesse artigo de hoje, que irá retratar os benefícios da banana do tipo prata, além de algumas informações interessantes.

A Banana Prata

A história da banana prata nos leva até o sudeste asiático, onde se originou e começou a ser cultivada, há 6 mil anos atrás. Depois que as Grandes Navegações começaram a surgir, na Idade Média, a banana prata foi levada para outros continentes, sendo que é cultivada, praticamente, em todos os continentes. Vale salientar que, a banana prata de hoje é o resultado do cruzamento de vários espécimes de banana.

As bananas prata atuais podem medir entre 9 e 15 centímetros, tendo uma textura sem rugosidades, ou seja, extremamente lisa. O seu corpo apresenta 5 faces, e a massa da , isto é, a polpa, têm diferenças: enquanto nas extremidades a polpa é mais consistente, no centro sua consistência é mais fraca.

O seu consumo, também, é um dos mais variados que existem, podendo ser natural, frita, assada, desidratada e cozida. Muitas são as receitas que levam a banana como carro-chefe, como o bolo de banana, torta de banana e as famosas bananas-chips que, como o próprio nome já diz, são bananas fritas como batatas, sendo essa iguaria bastante comum no Sul de Minas.

A identificação da banana prata é bastante simples: ela possuiu uma casca amarela bem homogênea, com apenas alguns pontos ou riscos marrons. O seu interior, ou seja, a polpa, é toda branca com pontos marrons, que são as sementes.

Seu sabor é doce e sua ocorrência, isso é, o período que pode ser encontrada, é durante todo o ano. Isso é possível pela banana ser uma fruta tropical e o seu cultivo se dar, majoritariamente, em países tropicais, como o Brasil. Por aqui, a banana é uma das frutas mais consumidas entre a população, chegando a incrível marca de 27 kg de bananas anualmente para cada habitante. A boa notícia, nesse caso, é que o consumo elevado não é ruim para o organismo, mas ótimo.

Os Benefícios da Banana Prata

Como se pode imaginar, as frutas possuem vários benefícios quando ingeridas adequadamente na alimentação, onde é válido lembrar também que a alimentação só se torna saudável quando é acompanhada de exercícios físicos, e vice-versa. Confira a seguir os benefícios em se ingerir banana prata:

Antes de mais nada, muitas pessoas acreditam que as bananas, apesar de suas variações, são todas iguais, sendo que, se ingerir qualquer uma, já está de bom tamanho ao organismo. Mas não é assim que a banda toca. As bananas e suas variedades são empregadas dependendo da onde você quer chegar ao ingerir a fruta. Por exemplo, se você está com necessidade de reposição de potássio e, de quebra, quer mais energia no seu dia a dia, a banana da terra é a mais recomendada, nesse caso. Se a sua intenção é somente recuperar o potássio, a banana do tipo nanica já dá conta do recado.

Agora, é a vez da estrela desse post brilhar. Se a sua meta é acabar com alguns quilos extras e ter uma alimentação com menos calorias, a banana prata cai como uma luva, isso porque essa espécie de banana tem como vantagem ter bem menos calorias que as outras variedades da fruta. A única variedade de banana que pode ser comparada à prata em termos calóricos é a banana maçã.

O potássio, que foi citado no começo, é bastante abundante na banana prata, sendo esse mineral de extrema importância para a saúde, já que ele pode aliviar tensões como o stress, faz bem ao coração, pode curar dores de cabeça, além de dar uma força extra aos ossos. Além de ajudar a baixar os quilos, a banana prata pode potencializar ganhos musculares, o que é uma mão na roda para aqueles que desejam ficar “bombados” para o verão.

Em questão durabilidade, a banana prata também sai na frente. Se considerada as outras variações de bananas, a banana prata é a que mais dura depois de amadurecida, podendo chegar a até 5 dias pós-maduração. Outras bananas não conseguem chegar ao 2° dia de maturação que já não estão mais aptas ao consumo.

Existem diversas receitas que se podem fazer com a banana, e uma delas é a banana-chips mencionada no começo desse post. Para fazer, é necessária banana do tipo nanica, que esteja ainda verde. Depois, corte a banana em filetes finos, salgando-as e, depois, colocando para fritar no óleo já quente. Depois de ficarem douradas, retire-as e as deixe secar. Pode ser armazenada por até um mês, e se torna um delicioso acompanhamento no almoço ou jantar. Vale a pena experimentar, pois, apesar de frito, não é muito calórico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *