Comida Norte

A gastronomia da região norte do Brasil é bem diferenciada, tem um toque indígena em todos os tipos de refeições em todos os lugares.

A Comida Norte não varia muito em cada região, mas cada estado tem sua mistura cultural com outro lugar o Acre, por exemplo, tem a mistura de comidas libanesas e paraenses, no Pará vemos fortes indícios da culinária africana e até mesmo a portuguesa, no Tocantins, há influencias da comida paulista, mineira e portuguesa.

Comida Norte

Comida Norte

Mas em todos os estados os peixes estão fortemente presentes nessa culinária, em principal temos a famosa caldeirada, que junta vários tipos de peixes dessa região, inclusive o tucunaré e o pirarucu, peixes encontrados no amazonas.

Somente Peixe?

Nem só de peixe vive o homem, a carne de caça também é muito apreciada e saboreada nessa região, animais silvestres como a paca, o jacaré e até mesmo a carne de tartaruga é encontrada em todos os tipos de restaurantes.

O Pirão

Pratos

Pratos

A maioria das comidas são sempre servidas com o pirão de peixe, que é cabeça de peixe cozida, e retirada do caldo que se forma, e misturada então à farinha de mandioca crua.

Muitos turistas vão à esse região para comer, carne de sol (famosa carne –seca), Panelada (bucho de boi), cuscuz de milho, Pato no Tucupi, o caruru e a maniçoba, que leva 7 dias para içar pronta.

Frutas do Norte

O buriti, fruto natural da região Norte, é uma fruta desconhecida por outras regiões brasileiras, mas seu doce é delicioso, e muito apreciado.
Outras delicias como o sorvete de Cupuaçu, graviola, manga, Açaí e murici também são muito degustados.

Os Estados e seus Habitantes

Os estados que fazem parte da região Norte são: Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Rondônia, Acre, e de acordo com o IBGE, a região norte brasileira corresponde à apenas 8 % da população brasileira, com pouco mais de 10 milhões de habitantes, abrigando aproximadamente 135 povos indígenas.

Pirarucu a Casaca

Receita

Receita

Como não poderia faltar, separamos uma receita deliciosa de pirarucu, encontrada em toda região Norte.

Para prepara-la você irá precisar de

250 gr de Tomates, 250gr pimentão verde e vermelho, um punhado de coentro, cebolinha, chicória, 150 ml de azeite de oliva, 500 gr de farinha de Uareni, 7 bananas Pacova, 500 ml de leite de coco, Pimenta do reino à gosto e 1 Kg de Pirarucu seco.

Modo de Preparo

Dessalgue o pirarucu e frite-o. Corte as bananas em rodelas grossas e frite-as, reserve. Misture o leite de coco e a farinha, reserve. Pique bem miudinho o restante dos ingredientes.

Em um refratário grande disponha camadas de farinha, salada, pirarucu e regue com azeite. Siga a seqüência até terminar todos os ingredientes.

Dica

Se não tiver a farinha de Uareni, pode substituir por farinha tradicional de sêmola para cuscuz, e se não achar o Pirarucu, essa receita também fica deliciosa com o bacalhau.

6 comentários

  1. vc ñ sabe fazer receita por que vc e uma puta cachorra da zona vai tomar no seu cú

  2. achei sua receita de mais manda outras + legais ainda

  3. pratos do norte
    deve ser uma delicia♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>