Contaminação dos Alimentos

Alimentos Contaminados por Bactérias

Escolher bem o alimento é uma das principais preocupações, que a pessoa deve ter para levar uma vida saudável.Quem costuma fazer refeições na rua ,o risco é ainda maior pois a comida ,pode estar contaminda por bactérias que causam infecções, geralmente com sintomas como dor de barriga, mal-estar e às vêzes, vômitos.

Dados Comprovados

Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), do estado de São Paulo, no ano de 2009, houve cerca de sete mil, duzentos e cinquenta e três pessoas contaminadas por água e alimentos, que apresentavam bactérias patogênicas, entre elas a E.Coli e a Salmonella. Seis indivíduos chegaram a óbito.

Sintomas

O perigo de contrair doenças, tanto pode estar em alimentar-se na rua, em um carro que vende cachorro-quente, como em algum restaurante, ou até mesmo na geladeira da casa das pessoas. O risco ocorre, quando os alimentos são preparadas sem a higienização necessária, e são mantidos sem refrigeração ou aquecimento compatíveis.

Cuidados com Refeições na Rua

Quando não se conhece a origem ou procedência dos alimentos, os cuidados devem se redobrados na sua ingestão. Várias comidas que são comercializadas nas ruas, merecem cuidados especiais entre elas:

Saladas de Folhas

Nos restaurantes a quilo, normalmente,sempre há a opção de saladas de folhas, que podem conter larvas e bactérias, sendo necessário uma desinfecção química para acabar com os microorganismos, pois somente utilizar água e sabão para lavá-las não é suficiente.

Larvas

O ideal é que antes de serem consumidas, as folhas fiquem mergulhadas por quinze minutos, em uma mistura de um litro de água, para uma colher de sopa de água sanitária não odorizada.

Ovo

O maior risco em ingerir o ovo mal cozido ou cru,em maioneses, por exemplo, é que ele pode conter a bactéria Salmonella, que provoca febre, vômitos, diarreia, e em crianças pode levar até a morte.

O ideal segundo especialistas, é optar pelo alimento pausterizado, pois esse processo consegue eliminar a Salmonella. Com o ovo cozido, o risco é menor pois a alta temperatura para o cozimento, é capaz de acabar com o germe patológico, de acordo com nutricionistas.

Carnes e Cachorro-Quente

A carne assada usada em espetinhos, sanduíches, churrascos, ou outros, pode conter a bactéria Clostridium Perfringens,que é um microorganismo resistente até ao cozimento, cujos principais sintomas são diarreias e cólicas.

Carnes

Especialistas orientam que, antes do consumo, a carne seja mantida em temperatura menor de cinco graus, e na hora de consumi-la, o ideal é que seja preparada na hora que for servida, e seja bem passada, ficando armazenada em tempertaura maior de sessenta graus.

Quanto ao cachorro-quente, a salsicha que compõe o sanduíche ,pode ter a bactéria Listeria monocytogenes, cujos sintomas principais são dores abdominais e diarreia por cerca de vinte e quatro horas. A salsicha deve ser cozida na hora, e por cinco minutos quando começar a ferver.Outros cidados que devem ser tomados, é com os acompanhamentos do cachorro-quente, como purês por exemplo, que muitas vêzes ficam expostos, ou armazenados inadequadamente.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *