Dicas Para Usar Pasta Americana

Quando o assunto é fazer um bolo lindo com uma decoração diferenciada não tem produto mais interessante que a pasta americana. Porém, sempre fica aquela dúvida se a aparência do bolo vale o risco dele ficar com um gosto não tão bom. A verdade é que a pasta americana pode sim oferecer um gosto bom para o seu bolo, mas tudo é uma questão de gosto. A pasta americana pode ser a sua grande aliada para fazer um bolo incrível ou a sua pior inimiga quando você não sabe como manipular e usar esse produto. Se você souber esse produto poderá transformar os seus bolos em verdadeiras obras de arte. Porém, já avisamos que é importante ter paciência e dedicação a arte de fazer bolos com pasta americana. Por isso elaboramos algumas dicas abaixo, saiba como é possível fazer da pasta americana uma das suas melhores amigas para fazer bolos incríveis.

Dicas Para Usar Corretamente A Pasta Americana

Dica 1 – Comprar ou Fazer a Pasta Americana em Casa?

Pelo fato de a pasta americana ser muito sensível a temperatura ambiente, em particular a umidade, é interessante que você tente sempre fazer a sua própria pasta de forma a controlar o ambiente. Outro ponto importante é controlar a quantidade de glicerina pensando na umidade do ambiente. Nem sempre a pasta americana comprada se adapta ao local em que irá ser utilizada. No caso de quem precisa de pasta colorida pode ser interessante comprar uma que já esteja tingida. Em geral pastas de cores como vermelha, azul marinho e preta é difícil de tingir em casa e chegar a cor desejada. Dessa forma a melhor solução é comprar a pasta já pronta.

Dica 2 – Cuidado Com a Luz

É importante evitar o contato da pasta americana colorida com a luz, em especial a massa que foi tingida por você. Quando falamos em luz não nos referimos somente ao sol, mas também a luz elétrica, pois a cor acaba desbotando. As cores que tem mais facilidade para desbotar são a lilás e a rosa. É comum que a pasta roxa que fica em contato com a luz acabe ficando azul. Uma forma de evitar o contato da pasta com a luz é cobrindo a mesma com um pano ou um papel. Depois que o bolo estiver pronto continue com esses cuidados, guarde o bolo numa caixa bem fechada. Ninguém quer descobrir na hora do parabéns que o bolo mudou de cor, não é mesmo?

Dica 3 – Pasta Americana na Geladeira

Um receio comum entre quem gosta de bolos de pasta americana é sobre colocá-lo na geladeira. Além de não ter problema algum pode ser necessário em algumas situações, o único ponto a ser observado é que assim que o bolo sai da geladeira e volta para a temperatura ambiente passa por uma condensação, basicamente o bolo irá suar um pouco. Uma forma de evitar esse problema com o seu bolo é deixar a geladeira numa temperatura bem alta, a mais alta que for possível. Para guardar o bolo na geladeira coloque-o numa caixa bem fechada. Para fazer a decoração do bolo deixe para depois que ele estiver degelado e seco. Facilite o processo e deixe as decorações prontas e depois use glacê real para colocar esses elementos no bolo.

Dica 4 – Pasta Americana Não Resolve Desastres

Algumas pessoas acreditam que se o bolo estiver com alguns defeitos e usarem pasta americana para cobri-los ninguém irá perceber, porém, isso é um mito. A pasta americana não serve para remediar um bolo que está mal feito, ao contrário o produto somente realça os problemas. Para que o resultado final seja um bolo lindo é necessário começar montando bem a estrutura do seu bolo, ou seja, cuidar bem do recheio, deixá-lo reto e bem coberto com ganache. Tenha certeza de que o bolo está perfeito antes de começar a aplicar a pasta.

Dica 5 – O Local Para Abrir a Pasta Americana

Para abrir a pasta americana é necessário encontrar um local adequado para fazer isso, uma pedra de mármore ou um plástico grosso é sempre mais indicado. Use um rolo grande e lisa para trabalhar com a sua pasta, pois isso é o que vai conseguir o efeito esperado. Mantenha em mãos um saquinho com amido para polvilhar de leve a sua bancada, tenha certeza de que a pasta não irá ficar grudando conforme você vai abrindo.

Dica 6 – Pratique Com Um Bolo Falso

Quem ainda não tem muita experiência com a pasta americana, mas deseja se tornar um expert deve treinar e para isso nada melhor do que contar com um bolo falso. Escolha um bolo falso de isopor do mesmo tamanho que você pretende que os seus bolos verdadeiros tenham. Passe uma camada fina de gordura vegetal no seu bolo de isopor antes de começar o processo. Abra a sua pasta e depois cubra o bolo falso, você pode retirar a pasta do bolo de mentira e refazer quantas vezes quiser. Quando se sentir seguro pode começar a cobrir bolos de verdade. No final do treino jogue a pasta usada fora e abra uma nova. É importante que a massa seja aberta na mesma grossura como um todo.

Dica 7 – Alise Bem a Pasta Antes de Passar A Pasta No Bolo É Importante Alisá-la Bem.

Para isso você pode usar alisadores próprios para isso. As imperfeições são mais fáceis de remover quando a pasta ainda estão na bancada do que depois que ela for colocada no bolo.

Dica 8 – Nem Sempre a Pasta Americana é a Melhor Opção

A pasta americana não é a melhor opção para todos os tipos de decoração, tem algumas modelagens em que se mostra necessário acrescentar um pouco de cmc a pasta para que ela fique mais firme. Quando você precisar fazer flores deve usar a massa específica para flores.

http://www.youtube.com/watch?v=dbG8JnJhulk

Dica 9 – Tamanho Não é Documento

Todo mundo pensa que é mais fácil cobrir um bolo pequeno, mas verdade pode ser muito mais simples cobrir um bolo grande com pasta americana. Nos casos dos bolos que são pequenos e altos se formam mais pregas na lateral do que de um bolo grande. Pense nisso quando for passar um orçamento de um bolo muito pequeno, o trabalho para fazer pode ser bem maior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • foi ótimo adorei passar a tarde vendo e aprendendo com voces

    eliane 23 de março de 2014 19:19
  • gostei muito da receita muito obrigado

    elaine martins 31 de março de 2014 21:38
  • FOI MARAVILHOSO!

    ADOREI AS DICAS COMO USAR A PASTA AMERICANA! 1 de abril de 2014 19:31
  • adorei ver como faz um laço com pasta

    angelica da silva 15 de abril de 2014 21:24
  • Nossa que dicas incriveis!Estou iniciando meus trabalhos com a pasta americana .E confesso que fico bem nervosa,pois a minha primeira encomenda ja foi um bolo de casamento.Como tenho muito o que aprender ,estarei sempre passando por aqui.Muito obrigada.

    Ana Paula Ramos 15 de abril de 2015 0:35

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *