Nova Técnica Usa Bagaço de Fruta

Conhecendo a Fruta

Nova Técnica Usa Bagaço de Fruta

Nova Técnica Usa Bagaço de Fruta

Muitas pessoas confundem o caju com o fruto do cajueiro (Anacardium occidentale, nome cientifico). Na realidade, ele é formado por duas partes: O fruto propriamente dito que é duro e oleaginoso, conhecido como castanha, e a outra parte comumente chamada de fruta, que trata-se na verdade, de um pseudofruto(de forma que se assemelha em cor e consistência a um fruto de verdade) ou como também é chamado pedúnculo floral.

No Brasil, a produção de amêndoa de castanha de caju destina-se, principalmente, ao mercado exterior, gerando, em média, lucros de cerca de de 150 milhões de Reais, o que é muito importante para a economia brasileira.

O caju tem ainda grandes quantidades de Niacina, que é uma das vitaminas do Complexo B, e Ferro. A vitamina C age contra infecções, como todos sabem e do ponto de vista nutritivo, é uma fruta bastante rica, pois seu teor de vitamina C é bem maior do que até mesmo o da laranja.

Técnicas Desenvolvidas pelos Pesquisadores

Vitamina

Vitamina

Diante de tantas propriedades nutricionais do caju, os estudiosos brasileiros da universidade de São Paulo, decidiram, desenvolver um método que aproveitasse o bagaço da fruta, para processar alimentos salgados bastante consumidos como empana nados e hambúrgueres.

O pseudofruto que é encontrado principalmente nas regiões nordeste e norte do Brasil, sendo bastante popular nessas regiões, é ingerido em forma de sucos ou doces, enquanto que o fruto, a castanha, é muito consumida, as vezes somente assada, como aperitivo.

Segundo os pesquisadores, cerca de 250 mil toneladas do bagaço do caju são desperdiçados, uma pena,pois ele é muito rico em elementos oxidantes e em vitaminas, principalmente a Vitamina C.

Além de todas esses valores nutritivos, suas fibras possuem uma importante atuação no trato gastroinstestinal no organismo humano,pois a celulose presente em suas fibras auxilia a normalização dessa função, além do bagaço ser de ótima qualidade, pois apresenta em sua composição essencialmente carboidratos.

Perspectivas Futuras

Fibra

Fibra

Essa nova técnica produz os alimentos do mesmo modo que fazem os hambúrgueres, tão apreciados por algumas pessoas.

As fibras do bagaço sofrem um processo de resfriamento e são preparados para utilização através de um procedimento denominado de branqueamento, depois dessa etapa ele é cozido em alta temperatura para eliminação de microorganismos, que possam ser nocivos aos indivíduos, e também impedindo a atuação enzimática que provocam a oxidação e consequentemente deixam as fibras escuras.

Por serem constituídos essencialmente de carboidratos o bagaço, pode ser uma alternativa até para substituir a soja, que é muito consumida por pessoas vegetarianas, que estão sempre em busca da ingestão de alimentos saudáveis e funcionais.

É importante ressaltar que essa técnica ainda é nova no nosso país e ainda não está sendo utilizada, apesar de já terem empresas interessadas no método, que com certeza trará grande desenvolvimento econômico, se forem processados no Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vegetariana

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *