Receita de Bolo Tradicional de Natal

O natal é uma festa comemorada em todo o undo, independente de religião, já que é um evento que reúne toda a família e amigos, pessoas queridas no geral. O que mais marca essas reuniões de natal são as comidinhas especiais servidas nas mesas de cada região do planeta. Na noite desse grande evento, é hora de degustar um bom jantar com direito a sobremesa e tudo. E na manha seguinte, no cafe da amanha ou como lanchinho da tarde, que tal um bolinho para acompanhar um café bem quente? Confira neste artigo alumas receitas de bolo tradicional de Natal.

A Tradição de Se Comer Bolo O Natal

Apesar da grande ceia feita as vésperas da noite de natal, o que conta mesma é a parte em que todo mundo espera pelos doces. O peru e a tradicional janta natalina começa a ficar pequena diante as receitas de bolo que podem representar essa festa tao especial, celebrada no mundo inteiro. A tradição de comer bolo no natal já é antiga e algumas receitas são tao clássicas que no podem deixar de ser preparadas com muito carinho para a sua festa natalina. Afinal, o que seria da ceia de Natal sem uma bela sobremesa para encerrar co chave de ouro. E se sobrar, que tal terminar de degustar essas delicias na manha do verdadeiro dia de Natal? Se você esta curioso para aprender a fazer essas receitas tao tradicionais, leia este artigo até o final e aprenda de uma vez por todas! Bom Natal! 

Receitas de Bolos Tracionais Para Adocicar O Seu Natal

Para uma festa ainda mais alegre e para adocicar a vida de todo mundo neste grande dia de festa, confira abaixo as receitas tradicionais para preparar bolos tipicamente natalinos. Confira e ponha logo a mão na massa!

1. Bolo Rei

O bolo rei é uma receita pratica e bem diferente daquilo que se magina. Um bolo tradicionalmente natalino para preparar no dia da grande festa! Para preparar o delicioso Bolo Rei, você vai precisar do seguintes ingredientes:

  • Um bocadinho de água ( 2 dl)
  • Uma embalagem de Farinha para preparar pão brioche ( Branca de Neve)
  • Cem gramas de frutas secas tipicas natalinas (dica: pinhões, nozes e amêndoas), cortadas aos pedaços
  • Cinquenta gramas de Passas
  • Cinquenta gramas de o vinho que você mais gostar
  • Raspas de uma laranja e meia
  • Um ovo para pincelar a massa
  • Mais frutas cristalizadas para polvilhar
  • Miolos de pinhão
  • Açúcar em Pó para decorar o bolo no final
  • Uma eleia do sabor que desejar apenas para dar gosto e pincelar o bolo

Modo de Fazer

  • – Colocar um pouquinho de água e uma cuba bem resistente e nela junta a massa de ao para briche branca de neve.
  • – Apos colocar a massa para assar em um microondas, no programa para pizza e levedas, pegue mais um recipiente e coloque farinha por cima. Depois, junte o vinho do sabor que quiser, as raspas de laranja, as passas, as frutas secas e as futas tipicas de natal.
  • – Amasse tudo até ficar compacto em cima da superfície. Pincele tudo com ovo batido e comece a decorar a gosto
  • – Coloque tudo em uma forma untada com manteiga e em seguida coloque tudo no forno em uma temperatura media. Não esqueça de prestar bem atenção para ver se a massa esta dourando.
  • – Quando a massa crescer e dourar, retire do forno e polvilhe com açúcar.

A receita promete deixar um cheirinho maravilhoso na sua cozinha. Coloque geleia para finalizar antes mesmo de acrescentar o açúcar e sirva na sua ceia de natal!

2. Bolo de Chocolate Frutado

O bolo de chocolate frutado é uma das receitas mais simples para se preparar durante as festas de fim de ano. Uma verdadeira tradição no Natal é preparar bolos com frutas secas e outras comidinhas tipicas da época. Vamos conferir ? Para preparar, você ai precisar dos seguinte ingredientes:

Frutas tipicas do natal ( cristalizadas, tâmaras, passas pretas e brancas, damascos e raspas de laranja)
Suco de laranja para acrescentar à massa
Tres colheres de sopa de conhaque
Cerejas secas à gosto
Manteiga sem sal e amolecida
Açúcar mascavo do tipo escuro
55 gramas de farinha com fermento adicionado
Trinta gramas de amêndoas bem torradinhas
Temperos variados à gosto ( canela, cravo, noz-moscada, pimenta, gengibre, etc)

Modo de Preparo

  • – Coloque todas as frutas escolhidas por você em uma tigela e deixe-as de molho no conhaque em temperatura ambiente
  • – Unte uma forma para bolo com manteiga e farinha. Prepare o forno.
  • – Bata a manteiga amolecida com o açúcar e aos poucos vá acrescentando os ovos a massa fofa formada. Adicione as frutas embebidas no conhaque e as amêndoas a gosto. Bate bem para misturar. Coloque os temperos e a farinha bem peneirada, acrescentando um pouco de farinha de rosca.
  • – Coloque o bolo no forno até dourar a massa por cima. Uma outra opção é cozinhar a massa no vapor, utilizando papel alumínio e papel manteiga para forrar bem a massa e protege-la. Assim, ela ode ser guardada por aproximadamente 3 meses.
  • – Reserve a massa e comece a preparar a calda. Você pode escolher fazer tipo um brigadeiro e polvilhar tudo com granuladas coloridos, para deixar o seu natal ainda mais colorido e divertido. Mesmo assim, você pode escolher a receita que preferir para fazer a calda do seu bolo frutado.
  • – Desinforme o seu bolo frutado em um recipiente para servir logo em seguida. Dica para acompanhar: Faça uma calda de conhaque para molhar a massa do bolo. Esta pode ser feita quente e servida da mesma forma para dar um gosto mais interessante a sua receita!
  • Este bolo é consideradas uma receita bem saudável para a festa de Natal, já que leva uma porção de frutas que fazem bem a saúde, incluindo a tâmara. Quando esta é comida seca, reserva uma grande quantidade de proteínas e ferro, essenciais ao funcionamento do corpo humano. Comer bolo no Natal também pode ser saudável!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bolo

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *