Como Fazer Banana Caramelada

O termo banana, historicamente falando, principalmente para finalidades comerciais, e o que se refere á uma fruta de polpa macia e doce, eu conta com a forma de ser consumida crua. Existe uma série de variedades de cultivo, e de espécies como por exemplo as que tem uma polpa mais rija, e de casca mais firme e verde, que geralmente são chamadas de banana pão, que são consumidas em assados, cozidos ou fritas. O que se constitui em grande base da alimentação de muitas pessoas de regiões tropicais do mundo inteiro.

Banana Caramelada

Banana Caramelada

A maior parte das bananas disponíveis para exportação nos países é do primeiro tipo, existe uma estimativa de que apenas 10 a 15% da produção mundial de bananas aconteça para exportação sendo assim os países que mais consomem a fruta os Estados Unidos e a União Europeia que não contam com o cultivo da fruta e são principais exportadores.

Um Dos Alimentos Mais Consumidos No Mundo

A banana é o quarto produto mais produzido e consumido no mundo, depois do arroz e do trigo, além do milho, seu cultivo acontece em mais de 130 países, sendo originárias da região sudeste da Ásia com exceção da banana da terra que é nativa do Brasil, atualmente são criadas e cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais da Terra.

As bananas são formadas por cachos na parte superior de seus pseudocaules que nascem de um caule subterrâneo, onde a sua longevidade poderá ser de 15 anos ou mais. Depois de sua maturação e a colheita do cacho de bananas ele morre e é cortado dando posteriormente a origem a um novo caule.

Com isto são formadas as chamadas pseudobagas, em conjuntos que podem chegar a até 20 bananas, cada um dos conjuntos é chamado de penca. Os cachos de bananas pendentes na extremidade do falso caule poderão contar com entre 5 a 20 pencas podendo pesar em torno de 30 a 50kg cada uma delas. As bananas pesam em média 125 gramas a sua unidade, contando com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca. As bananas são itens fundamentais para uma alimentação saudável, repletas de vitamina A, vitamina C, fibras e potássio.

Sobremesa Especial

Sobremesa Especial

Mesmo que se possa encontrar diversas espécies selvagens com numerosas sementes, grandes e duras, quase todas as variedades de banana utilizadas na alimentação humana não contam com sementes, como frutos partenocárpicos que são, com exceção da espécie que se chama Musa Balbisiana, comercializada no mercado indonésio e conta com sementes.

Devido ao seu alto teor de potássio, elas são levemente radioativas, mais do que a maior parte dos frutos. Devido a presença de um isótopo ativo chamado potássio-40 que é regularmente distribuído no potássio ocorrente na natureza, apesar de que o isótopo comum encontrado não seja radioativo. Apesar de existir uma certa radioatividade na banana mesmo que leve, grandes carregamentos de frutas nos navios poderão ser o suficiente para disparar detectores de metais ou mesmo sensores de radiação em determinadas circunstâncias.

A Banana e Suas Utilizações

Devido a banana ser altamente consumida pelas pessoas no mundo inteiro, certamente não existe uma pessoa que não goste de banana, e por isso existem várias receitas que podem ser feitas, que ficam uma verdadeira delícia, desde pães, tortas, bolinhos, doces, geleias, entre vários outros produtos são possíveis de se encontrar de banana, um deles que chama bastante á atenção e é muito tradicional aqui no Brasil é a Banana Caramelada. A receita é bastante tradicional em todas as regiões, e ninguém sabe ao certo a sua origem, porém todos sabem que é uma verdadeira delícia, veja a seguir algumas sugestões de receitas de banana caramelada e comece agora mesmo a fazer.

BANANA CARAMELADA Simples

Como Ingredientes Você Irá Precisar De:

  • 250g de açúcar refinado
  • 2 xícaras (cha) de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1/2 xícara (chá) de cerveja clara
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de fécula de batata
  • 8 bananas nanicas cortadas ao meio ou em trê se for muito grande
  • Óleo para fritar

Modo de Preparar

Para preparar é muito simples, primeiramente é preciso peneirar junto a farinha de trigo, a fécula de batata e o sal. Procure separar a gema da clara do ovo e a bata em neve, reserve a clara. Em seguida procure aos poucos ir juntando a cerveja batida com a gema, até que possa obter uma massa homogênea; A consistência que irá ficar é a de cair facilmente de uma colher, em seguida procure incorporar a mistura com a clara em neve e o óleo misturando de forma delicada.

Em seguida em uma panela procure colocar o açúcar, com os 225 ml de água e leve ao fogo baixo, sempre misturando até que o açúcar se dissolva. Ferva por 40 minutos sem mexer, até o ponto de ficar com a crosta dura, quando a calda ficar um pouco quebradiça. A seguir procure espetar a banana em um garfo e a passe na massa, fritando em óleo que deverá estar bem quente para que ela possa ficar inclusive mais sequinha. Retire e escorra, passando no caramelo que deverá estar ainda fervente. Em seguida procure retirar e espere o caramelo ficar seco. Se quiser ainda para finalizar procure polvilhar gergelim e tenha um bom apetite.

Hamburguer de Banana Uma Sobremesa Diferente

Como Ingredientes Você Irá Precisar De:

  • 2 bananas nanicas bem firmes
  • 2 xícaras (chá) de bolacha maisena triturada
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
  • Canela para polvilhar

Para Preparar É Muito Simples, Veja Como Fazer:

Primeiramente procure misturar as bananas com o biscoito. Em seguida procure modelar os haburgueres, os fritando na manteiga até que doure dos dois lados. Em seguida procure retirar do fogo, polvilhando com a canela, e sobre ele procure colocar uma bola de sorvete de creme, o que fica uma delícia irresistível, é sucesso garantido.

Você poderá fazer a banana tanto triturada amassada ou colocar no liquidificador com o biscoito, tudo irá depender do seu paladar já que a banana amassada fica com pequenos pedacinhos e no liquidificador não.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *