Qual foi a última vez que você comeu num fast-food? Quem tem o hábito de comer em restaurantes conhecidos por oferece comida rápida devem ficar atentos a possíveis efeitos negativos que esse hábito pode ter tanto para a sua saúde quanto para o desenvolvimento dos seus filhos. Saiba mais sobre o fast-food afeta a sua vida e considere se vale mesmo a pena não ter tempo para fazer uma refeição como se deve.
Por que os Fast-Food Dominam a Alimentação da Sociedade Atual?
Todo mundo está constantemente olhando para o relógio e pensando que não terá tempo de realizar essa ou aquela tarefa. Nossos dias parecem mais curtos e nossas listas de afazeres cresceram. Quando não se tem tempo atividades básicas como se alimentar se tornam estorvos que precisam ser resolvidas rapidamente. A solução para o problema parece estar em visitar restaurantes fast-food porque os alimentos já estão pré-preparados no estoque sendo mais fáceis de manipular e entregar ao cliente.
Como o Fast-Food Afeta a Vida das Pessoas – Saúde
Os alimentos servidos nesse tipo de restaurante são em sua grande maioria ricos em gorduras ruins e sódio e pobres em nutrientes essenciais para o organismo. Os pratos mais comuns desses restaurantes incluem hambúrgueres gordos, molhos, batatas fritas gordurosas e refrigerantes que não tem nada de bom para oferecer a saúde de um adulto então imagine para as crianças.
Obesidade
Pessoas que não tem tempo para se alimentar corretamente também não tem tempo para se exercitar e isso cria um círculo vicioso . O elevado consumo calórico e o sedentarismo impulsionaram as estatísticas de obesidade dos grandes centros urbanos. Atualmente, crianças com menos de 10 anos já enfrentam dificuldades com a balança. Os maus hábitos alimentares tem criado uma sociedade diabética e com tendência ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Hipertensão
O consumo elevado de sódio pela sociedade moderna tem elevado também o número de hipertensos. Ter fast-food como sua base alimentar é contribuir todos os dias para destruir as suas defesas e aumentar as chances de apresentar doenças crônicas que demandam cuidados recorrentes.
Problemas Gastrointestinais
Devido a qualidade duvidosa dos alimentos vendidos em restaurantes fast-food é normal que os indivíduos que o consomem com frequência apresentam problemas nos órgãos do sistema digestivo como os intestinos, estômago, cólon, ânus e reto.
Problemas de Pele
Como os alimentos comercializados nos restaurantes de fast-food são ricos em gorduras e óleo contribuem para o aumento de problemas de pele como a acne. Ter uma alimentação saudável com base em alimentos frescos é uma forma de ajudar sua pele a se manter bonita.
Estudos Científicos Sobre Efeitos da Alimentação Fast-Food
Os efeitos negativos da alimentação fast-food para o organismo são amplamente conhecidos de seus consumidores que de alguma forma não se importam com eles, no entanto, a ação desse tipo de alimentação artificial na sociedade pode ser muito mais ampla e perigosa. A seguir vamos comentar a respeito de dois estudos científicos que demonstram porque as pessoas deveriam parar de consumir e oferecer fast-food para os seus filhos agora mesmo.
Alimentação Fast-Food Afeta QI das Crianças
Um estudo científico realizado na Universidade de Goldsmiths, em Londres demonstrou que oferecer alimentação fast-food para os filhos pode comprometer o desenvolvimento da inteligência dos pequenos. A pesquisa monitorou 4 mil crianças com idades entre 3 e 5 anos levando em consideração o tipo de alimentação que os pais ofereciam a elas.
Os cientistas observaram que as crianças que tinham sua alimentação com base em fast-food e guloseimas apresentavam cerca de dois pontos de QI a menos que as crianças que tinham alimentação com base em alimentos frescos. Os testes foram realizados com as crianças quando elas chegavam aos 8 anos de idade, um momento em que possível avaliar as suas aptidões.
Essa pesquisa ainda demonstrou que a maior incidência de alimentação fast-food se dá nas camadas mais pobres da sociedade em que os pais não tem tempo e nem dinheiro para oferecer uma alimentação mais saudável. Os pesquisadores alertam para o fato de que depois de ter acontecido esse comprometimento não se tem como recuperar o desenvolvimento dos pequenos.
Alimentação Fast-Food Altera o DNA
Um estudo científico demonstrou que o consumo frequente de alimentação fast-food pode alterar o seu DNA e essas características são passadas para os seus descendentes. O ambiente em que vivemos e a alimentação que mantemos afetam diretamente nossos genes, esses são os chamados fatores epigenéticos (que não são controlados pelos genes). Sendo assim se mantemos uma alimentação pobre em nutrientes essenciais estamos forçando mudanças em nosso material genético.
A mãe e o pai de uma criança transmitem para o seu filho uma carga genética que é resultante da sua alimentação e estilo de vida. Outro ponto que contribui para a premissa de alteração do DNA a partir da alimentação é que o fast-food é a escolha de quem precisa de uma alimentação barata e rápida e não por suas qualidades. Nossos ancestrais escolhiam sua alimentação observando onde estava o melhor solo, os animais mais saudáveis e assim por diante.
Não Posso Comer NUNCA Mais Fast-Food?
Não precisamos ser tão radicais, mas é essencial que se tenha consciência que fast-food não pode ser a principal fonte alimentar. As pessoas precisam consumir alimentos mais saudáveis e com os nutrientes essenciais para manter a sua saúde. Sair da linha de vez em quando para se deliciar com um hambúrguer, batata frita ou sorvete não é crime, mas deve ser a exceção e não a regra.