A tradição de oferecer, presentear, trocar ovos é muito antiga, vem da tradição pagã da idade media, dos povos das varias culturas da Europa, do oriente e do mediterrâneo, eles usavam ovos de galinha coloridos para celebrar a chegada da primavera.
Na Ucrânia os ovos eram pintados com motivos em respeito a natureza e esse ritual se chama pêssanka ( passagem), os chineses e os povos do mediterrâneo têm o habito de presentear os ovos coloridos, eles usavam beterraba, alguma erva ou raiz impregnada de algum corante natural, o enfeite desse ovo festivo era feito através do cozimento.
No apogeu do período medieval, os nobres e reis de classe social mais abastada, tinham o habito de festejar a Páscoa oferecendo as pessoas queridas os ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas. Até que chegássemos ao famoso e bem mais acessível ovo de chocolate, foi necessário o desenvolvimento da culinária.
Como Surgiu o Chocolate?
O chocolate começou a ficar conhecido mundialmente mais ou menos na época do descobrimento do Brasil, apesar de só ter chegado aqui por volta de 1700.
No inicio o chocolate era tido como um liquido sagrado e por isso era consumido apenas em cerimonias religiosas. Para poder fazer o chocolate, era necessário torrar o cacau e dele retirar uma pasta que iria ser misturada com agua, dessa mistura nasceria um liquido escuro com espuma e amargo.
http://www.youtube.com/watch?v=3zZT2h2WuxY
Para melhorar o sabor amargo da bebida oriunda do cacau, começaram a misturar algumas especiarias como pimenta, gengibre e até mel, o mel foi quem conseguiu adocicar o sabor forte do então conhecido Tchocolath.
O Chocolate no Brasil
Esta bebida começou a ser difundida bem antes do Brasil se tornar o maior exportador de cacau do mundo. O cacau chegou aqui no Brasil, ainda no Brasil Colônia por volta de 1700, logo a Bahia se destacou no cultivo da fruta, afinal o cacau se adaptou por completo ao climas das terras baianas. E foi por lá que surgiram as grandes fazendas de cacau, com os “coronéis do cacau”, eles só perderam este titulo quando aconteceu uma grande seca e o preço e a produção caíram absurdamente.
Hoje o Brasil está entre os maiores exportadores, juntamente com Costa do Marfim, Equador e Gana.
Como Surgiu a Troca dos Ovos de Chocolate?
Talvez você pense que trocar ovos de chocolate é algo recente, mas está completamente enganado. Este costume surgiu há muitos anos atrás, no inicio do século XVIII na França, antes disso o que eram distribuídos eram ovos de ouro, cravejados de pedras preciosíssimas. O costume diz que os ovos eram espalhados pelos lindos jardins franceses e pela charmosas ruas das cidades da França.
Como tais ovos eram extremamente caros, e no inicio do século XVII a Europa estava passando por uma grave crise econômica, o costume começou a perder forçar e em lugar das joias entraram os ovos de chocolate, como representação da riqueza.
Todos nós sabemos o quanto os confeiteiros franceses são bons no que fazem, e por isso os ovos de chocolate são tidos como verdadeiras iguarias, com o passar do tempo os confeiteiros foram se especializando e tornando os ovos de chocolates cada vez mais atraentes.
Os culinaristas franceses foram quem tiveram a ideia de fazer os primeiros ovos de chocolate. Como a pascoa é uma festa de origem ocidental, tudo se encaixa perfeitamente. O termo “pascoa” tem origem religiosa, e o coelho tanto utilizado como símbolo da festa representa a fertilidade, tudo porque como ele se reproduz rapidamente e em grandes quantidades .
Vários povos da antiguidade acreditam que esta grande reprodução, além de ser símbolo da fertilidade, ajuda na preservação da espécie, no Egito por exemplo o coelho representa o nascimento e as esperanças de vida nova e longa.
Você deve estar se perguntando o que tem a ver reprodução, fertilidade e perpetuação da espécie com a Pascoa? Na realidade se compararmos o sentido dos judeus e dos católicos durante a pascoa, saberemos que para estes povos, a pascoa representa nova vida, a esperança da renovação, esta é a ligação.
E os ovos de chocolate o que tem a ver com a pascoa? Os ovos representam também a fertilidade e a vida, ao você ofertar um ovo de pascoa a alguém, você não está dando apenas o chocolate, você está desejando que ela renove sua vida e perpetue a sua espécie. Interessante não?
Agora que já vimos como foram criados os ovos de pascoa, o porque que eles são dados de presentes, que tal aprendermos a fazer um ovo caseiro e dar para alguém que você deseja uma renovação na vida?
Não se preocupe, fazer um ovo de pascoa não é tao dificil assim, veja como fazer um ovo de pascoa recheado, só é preciso boa vontade, que você aprenderá rapido e facil.
Você vai Precisar de:
- 2,5 barras grandes de chocolate ao leite em pedaços
- Meia barra de chocolate ao leite bem picado
- 2 barras de chocolate branco picado
- 2 fôrmas do tipo suíço para ovo de 500 gramas, você encontra em lojas de chocolate da sua cidade;
- 1 colher grande pode ser de pau ou de plástico
- 1 espátula de preferencia de plástico
- Brigadeiro para rechear.
Modo de Preparo
- Comece cortando o chocolate meio amargo em um refratário ou uma vasilha que vá para o micro-ondas, leve por 30 segundos e deixe derreter retire do micro-ondas e mexa o chocolate, repita este processo 2 ou 3 vezes, até que o chocolate derreta por completo.
- Coloque o chocolate ao leite em pedaços e mexa, derretendo assim o chocolate e dando um choque térmico, está é a garantia que o chocolate irá endurecer depois.
- Lembre-se de fazer os dois lados do ovo juntos, encha a forma com o chocolate, espalhando com o auxilio da colher. Caso deseje uma camada de chocolate mais fina, coloque a forma de cabeça para baixo, em cima de um prato assim o chocolate em excesso descerá e a camada ficará fina. Leve para geladeira até que esta fique dura por completo.
- Retire a forma da geladeira e preencha com uma boa quantidade de brigadeiro, ou do recheio que desejar, aqui você pode colocar um beijinho que também ficará muito saboroso. Quando colocar a quantidade de recheio desejada, cubra novamente com chocolate derretido, leve novamente a geladeira.
- Quando estiver esbranquiçado, pelo lado da forma é hora de retirar.
- Agora embrulhe seu ovo, com um papel chumbo ou papel laminado e coloque em um papel decorado.
Finalmente seu ovo está pronto para ser entregue a seu novo dono. Deseje a alguém uma nova vida dando ovos de pascoa e feitos por você ficarão ainda melhor!