O pavê é uma das sobremesas mais pedidas em todo o mundo, tem sua origem na França. A palavra “pavê” significa paralelepípedo, pavimento, pavimentar e calçar. Você deve estar se perguntando o que tem a ver pavê com pavimentação?
Segundo os grandes chefes de cozinha da França, a origem do nome é pelo fato da montagem do pavê, afinal ele é formado por camadas e a pavimentação também tem camadas. Gostou da definição?
Mesmo sendo ainda muito pedido, o pavê caiu em desuso, anda um pouco esquecido por causa da sua super exposição gastronômica ocorrida em um passado bastante recente.
A Queridinha de Todos
O pavê foi e para sempre será a sobremesa preferida das pessoas, e por ser simples de ser feita e muito saborosa, estava sempre nas mesas dos lares, servidos nos almoços de família, nos jantares entre amigos e até nas reuniões de trabalho.
A Marca do Pavê
Se você já provou, provavelmente sabe como é o sabor especial do pavê e sabe do que ele é feito. Com biscoitos umedecidos, um crene delicioso feito do creme de leite com o leite condensado, já os recheios são tão variados que ficaria impossível listar todos, mas os mais conhecidos são os recheios de:
- Coco;
- Castanha;
- Amendoim;
- Amêndoas;
- Nozes;
- Chocolate;
- Morango
- Frutas em caldas;
- Bis;
- Bombom;
- E tudo mais o que você pode imaginar.
Vale ressaltar que uma das marcas principais do pavê é ser servido bem geladinho. Mesmo com a queda de produção do pavê, ele continua sendo muito divulgado e difundido. Os programas de televisão que são específicos em culinária não cansam de ensinar a fazer pavês, sejam eles mais simples, mais rápido ou mais saboroso, quem sabe tudo isso junto?
Não pense que por ser tão saboroso, o pavê é difícil de fazer ou algo do tipo. Muito pelo contrario, o pavê é uma das receitas mais simples de sobremesas que existem, além de ser extremamente variável e qualquer pessoa pode colocar a mão na massa e fazer a sua torta gelada, basta ter biscoito champanhe, ou biscoito de maisena ou fatias de bolo embebidos em licor, calda, suco ou algum recheio que desejar.
Viu como é simples? Mas mesmo sendo uma receita simples e de fácil preparação, se o pavê for bem feito, pode ter certeza que o sabor irá surpreender até os grandes mestres gourmets.
Como Preparar um Pavê
Na hora de preparar vale tudo, e o que não pode faltar é a criatividade, pois é com ela que você poderá criar diferentes receitas do pavê, podendo ser com doce de leite, morango, abacaxi, prestigio e muitos outros.
Pois é a receita tradicional de pavê ganhou muitas variações e por isso ela se adapta a qualquer gosto.
A receita de pavê é tida como uma receita própria para que não tem muito domínio com as panelas, mas quer fazer algo gostoso para ser a sobremesa do almoço ou do jantar. Então se você é uma dessas pessoas, veja a indicação a seguir da receita de Pavê de Prestigio, uma delicia, fácil de fazer e delicioso na hora de ser saboreado.
O Pavê de Prestigio
Não se sabe ao certo que inventou esta maravilha chamada pavê de prestigio, o que se sabe é que existem muitas variações da receita original de pavê, se você pesquisar na internet, encontrará diversas receitas feitas em refratários, taças, canecas (porções individuais), ou até mesmo desenformados.
Vamos a Receita!
Pavê Prestígio
Você irá Precisar de:
- 2 pacotes de bolo pronto de chocolate (de sua preferencia)
- 1 copo americano de guaraná
- 2 latas de leite condensado
- 100 gramas de coco ralado
- 2 colheres de sopa de margarina
- 200 gramas de chocolate amargo (ou 70% cacau)
- 1 lata de creme de leite com soro
- Coco ralado e raspas de chocolate para decorar
- 1 bolo do sabor preferido
Veja Agora como Prepara este Pavê Delicioso
Vamos começar a preparação pelo creme, leve ao fogo, em uma panela grande, as duas latas de leite condensado, as duas colheres de margarina, o coco ralado, deixe ferver, sempre mexendo para que não fique pregado no fundo. Faça um beijinho com esta mistura, porém o beijinho deverá ficar em um ponto mais mole, como se fosse comer de colher.
Reserve, deixando esfriar enquanto faz as partes da receita.
Em uma vasilha bem seca, corte o chocolate em pequenos pedaços, coloque no micro-ondas por aproximadamente 45 segundos, retire e mexa para ver se ele derreteu por completo. Agora mistura o creme de leite ao chocolate e continue mexendo, até que forme um creme bastante brilhante, os gourmets chamam de ganache. Reserve-o também
Vamos a montagem, corte o bolo em fatias, não muito finas e nem muito grossas, regue com o guaraná, cuidado para não encharca-lo, se você não souber como faz, compre um daqueles frascos de maionese ou catchup que tem em lanchonetes e coloque o guaraná dentro, desta forma não deixará o bolo extremamente molhado. normalmente a ordem das camadas é a seguinte:
- Bolo molhado com o guaraná
- Beijinho em ponto mole e
- Ganache.
Mas se desejar pode modificar esta ordem, fique atento para que o bolo fique sempre ao fundo, para que possa sustentar o creme e o ganache.
Caso não queira usar bolo, troque-o por biscoitos tipo champanhe, ou biscoito de maisena, lembre-se que estes sempre devem estar molhados.
Depois de terminar de montar seu pavê leve-o para a geladeira, ele só deve ser retirado da geladeira poucos minutos de servir, afinal o grande charme do pavê é ser servido gelado.
Você pode separar raspas de chocolate e biscoitos para serem servidos juntamente com o pavê.
Aqui tudo fica a seu critério, a decoração, a melhoria, a retirada fica tudo a seu critério, afinal é seu gosto e de seus convidados. Não tenha medo de errar, é uma receita simples e mega fácil, pode ter certeza que aprenderá fácil.
A partir daqui você poderá brincar de trocar os recheios, pode também fazer dois tipo de recheios em um mesmo pavê. Também pode misturar sabores, como o morango e o chocolate. Como foi dito, não tenha medo de ousar, cozinhar é um prazer e só se aprende tentando.
masa
Voces estao de parabens, tudo muito bem feito.
http://www.casalcozinha.com.br/receita/guacamole/