Nem Só Com Açúcar é Possível Tornar a Vida Mais Doce!
Existem diversos tipos de adoçantes, já que algumas pessoas não podem consumir o açúcar que a maioria das pessoas consome, seja por motivo de saúde, ou apenas para manter uma dieta.
Adoçantes Naturais ou de Origem Sintética:
Açúcar Branco
O açúcar branco é tido como o grande vilão das dietas e de uma vida saudável, mas isso não é verdade. Se consumido de maneira adequada não acarretará dano algum à saúde. O consumo deve ser moderado pois o açúcar possui bastante caloria e não possui propriedades nutricionais importantes. O açúcar é o carboidrato em sua forma mais refinada. O consumo diário recomendado não deve passar de 60 gramas diárias.
Mel
O mel também é bastante calórico, mas compensa pelas propriedades nutricionais como a presença de vitaminas B1 e B3, e vitamina C – mas não são todos os tipos de mel que possuem estes nutrientes. A quantidade de calorias a cada grama de mel pode chegar a 4, quantidade bastante alta. O mel, assim como o açúcar, também não é um alimento recomendado para pessoas diabéticas. Crianças com menos de 2 anos também não devem se alimentar de mel, pois as enzimas e substâncias presentes no alimento podem comprometer o sistema imunológico da criança, afetando seu sistema digestivo. O consumo deve ser de até 60 gramas por dia.
Açúcar Mascavo
A quantidade de calorias é igual ao do açúcar branco. A diferença está no método de fabricação, pois o açúcar mascavo não passa por tantas etapas de refinamento e devido a isso preserva alguns nutrientes (em pequenas quantidades) como minerais (cálcio e ferro, por exemplo) e algumas vitaminas do complexo B. No entanto o açúcar mascavo tem metade do poder adoçante do açúcar branco, embora possua as mesmas contra-indicações. A quantidade recomendada para consumo é igual ao do açúcar branco, 60 gramas.
Stevia
Este adoçante possui 0 calorias por grama e possui poder adoçante 300 vezes maior do que o açúcar normal. O Stevia é obtido de uma folha que possui o mesmo nome, e não pode ser aquecido pois perde o poder adoçante. Também não pode ser utilizado em grande quantidade senão amarga a bebida ou comida.
Aspartame
O aspartame também não possui calorias por grama e adoça 60 vezes mais que o açúcar refinado. Este adoçante foi feito em laboratório a partir da fenilalanina e do ácido aspártico, dois aminoácidos. Por isso não pode ser consumido por quem tem intolerância à fenilalanina. A quantidade ideal de consumo é de 40 miligramas a cada quilo (da pessoa que vai consumir).
Sacarina
Não possui calorias por grama e adoça bem mais que o açúcar (300 vezes mais). É derivada do alcatrão e possui sal como base, então deve ser evitada por quem retém líquido ou tem pressão alta. Quem usa deve consumir no máximo 3,5 miligramas por quilo (de quem vai consumir).
Andressa Silva.