Há quem diga que não come mocotó depois que sabe do que ele é feito, mas se prova com certeza vai se apaixonar, pois o sabor é irresistível, com muitas calorias, mas nada que um bom vinho não ajude na hora de queimar as calorias.
O mocotó é uma comida feita com miúdos de boi, para ser mais preciso ele é feito do buxo do animal, que depois de lavado e limpo ele fica bem branquinho sem odor vai para a panela de pressão para cozinhar e junto com ele vão as patas que também passam pelo mesmo processo de limpeza e são cortadas em tiras bem pequenas para que quando forem cozidas deixem sair do seu interior o tutano que da sabor e para dar consistência vai também o feijão branco.
Depois que os ingredientes estiverem todos cozidos eles serão colocados em uma panela para ferverem juntos e é acrescentado todos os temperos necessários para dar mais sabor ao mocotó e por fim é colocado no prato servido azeitonas verdes, ovo cozido picado e tempero verde. Esse prato geralmente é servido em grandes encontros e festas e geralmente no inverno, pois é uma comida quente e muito calórica e deve ser ingerida com moderação.
Esse é um prato que faz muito sucesso na culinária gaúcha ele veio dês de o tempo dos tropeiros que precisavam de uma comida quente para poder se aquecer nos dias e noites frias de inverno que quando sopra o vento sul chamado Minuano é de “renguear cusco” e haja comida para esquentar durante o inverno gaúcho.
O povo gaúcho é um povo que tem uma cultura muito forte principalmente na culinária que vai passando de geração em geração, varias festas são elaboradas durante o ano e não pode faltar o mocotó como principal prato e os turistas adoram provar esse delicioso prato típico.
Alimento Calórico
Por ser um alimento muito calórico o mocotó não deve ser consumido com muita freqüência principalmente por pessoas que já tenham um histórico de colesterol ou problemas cardíacos, mas nada impede que a pessoa possa consumir um prato.
Dizem as lendas que o mocotó é um prato de levantar defunto, por suas propriedades energéticas, pois um parto de mocotó equivale a uma refeição bem farta com vários nutrientes e legumes.
Para pessoas que fazem dieta também não é aconselhável comer o mocotó, pois se trata de um alimento forte e pode até fazer mal diante de uma dieta em que o sistema digestivo está acostumado á comer pouco alimento e de baixa caloria. Mas existe um momento em que o ser humano deve deixar de lado pelo menos uma vez por ano e se entregar as delicias da culinária brasileira.
Mocotó O Que É?
Conhecido também como mão-de-vaca, o mocotó é um prato tradicional com patas cozidas ou extremidades de bovinos. O prato foi criado no Brasil por conta de seus ingredientes ricos, nutritivos e baixo custo. É bastante conhecido também como mocotó a moda gaúcha, que possui dobradinhas como o principal ingredientes, além da coalheira e a tripa. Também existe a mão-de-vaca com grão que é típico da culinária de Portugal. Conforme o nome, o mocotó é acompanhado com grão-de-bico.
O Que É Mocotó?
O mocotó só chegou no Brasil por influência dos portugueses com a colonização. Como já falamos esse prato consiste em uma pata ou extremidades de boi que são cozinhadas para o consumo. No lugar onde o mocotó foi originado leva o nome de mão-de-vaca por conta de ser um prato de baixo curso na região. Existem diversas receitas que podemos fazer utilizando o mocotó, e separamos elas para vocês conhecerem melhor.
- Mocotó simples.
- Mocotó sem gordura.
- Mocotó e bucho com farofa.
- Mocotó com bacon e calabresa.
eu queiro ver as comidas tipica me mostra agora
dobradinha é do buxo do boi. O mocotó é do pé!!!!!!!!!!!!!!!!!
buvalo