Torta de Abobora Com Carne Seca

Cozinhar sempre foi o suprassumo da população humana no planeta. Foi por meio desse novo jeito de se fazer comida que podemos nos encontrar aqui hoje nesse planeta. Antigamente, os nossos ancestrais não dispunham de técnicas para deixar a alimentação mais saborosa, já que a única função da comida naquela época era manter a sobrevivência. Obviamente que ainda se tem essa função primordial, mas de uma forma mais atenuada.

É fato que, desde da descoberta do fogo, a vida dos seres humanos ficou cada vez mais facilitada, já que, com o fogo foi possível cozinhar, se defender de inimigos ou animais e, ainda, se aquecer em noites frias de inverno. Mas, talvez, a dominação da técnica de se cozinhar os alimentos antes de comê-los é o grande acerto da humanidade.

E, hoje, pode-se encontrar diversos pratos para agradar até os paladares mais exigentes. Algumas pessoas, inclusive, preferem cozinhar sua própria comida, por já terem afinidade com certos tipos de prato e tempero, sendo que os restaurantes, para essas pessoas, são locais para se visitar esporadicamente, como em um fim de semana.

É notório, também, como a cultura alimentar da humanidade vem mudando com as épocas: antigamente, a carne era a base de toda a alimentação humana, fazendo com que só se pensasse em alimentos tendo a carne como ingrediente principal ou secundário. Hoje, as atenções estão voltando cada vez mais a alimentos que não firam animais, sendo que, os adeptos a esse tipo de pensamento são, geralmente, vegetarianos ou veganos.

O fato é que a saúde está cada vez mais em pauta na sociedade, e nada melhor do que manter a sua saúde bem é a chave para o sucesso. A inclusão de legumes, massas e carnes leves, além de ingerir bastante frutas e água, é o caminho perfeito para se buscar e conseguir saúde.

Um prato que possa mostrar bem o equilíbrio entre vegetais e carnes, é a receita que será apresentada a seguir, que pode agradar e muito àqueles que são apaixonados por legumes, mas não dispensam uma carne (e vice-versa): uma torta de abóbora com carne seca.

A Abóbora E A Carne Seca

Os legumes, como muita gente já está cansada de saber, é um dos alimentos mais saudáveis já existentes, que podem fazer uma dobradinha incrível com carboidratos, proteínas e vegetais, desde que sejam comidos nas proporções ideais, ou seja, balanceados.

A abóbora é um grande exemplo disso, sendo um dos maiores legumes do planeta. Ela é um alimento multifunção, que pode ser utilizado tanto para fazer receitas doces quanto receitas salgadas. Geralmente, ela é incluída nas refeições brasileiras, principalmente no jantar ou no almoço, no qual ela é cozida e comida juntamente com o arroz e o feijão. Muitas pessoas gostam dessa combinação justamente pelo gosto agridoce proporcionado pela abóbora.

Já a carne seca é um dos estilos de carne que mais podem ser considerados como brasileiro: é bastante comum no Nordeste e no sul brasileiro, sendo conhecido, também, por ser uma das carnes mais fortes existentes no mundo. Ela é feita colocando suas tiras para secar e curtir ao sol, com muito sal. E o seu contexto é explicado, já que, antigamente, não se existia geladeiras para que pudessem conservar a carne de maneira adequada. Logo, deixar a carne curtir ao sol banhada de sal era uma forma de manter a carne boa por muito mais tempo. Com o surgimento da geladeira, isso tecnicamente não seria possível, mas a tradição dela permanece até hoje.

Então, nada melhor do que juntar esses dois ingredientes para lá de saborosos na receita de Torta de Abóbora com Carne Seca. Confira:

Para fazer a torta de abóbora com carne seca, você vai precisar de meia xícara de chá de margarina ou manteiga, duas xícaras de abóboras cozidas em cubos, uma xícara de chá de leite, 1 xícara e meia de farinha de trigo, dois ovos, uma colher de sal e uma colher de sopa de fermento em pó.

Já para fazer o recheio, precisa-se de uma cebola média cortada em cubos, dois dentes de alho amassados, duas colheres de sopa de óleo, dois tomates sem a pele e sem as sementes cortadas em cubos, uma xícara de chá de carne seca que já esteja dessalgada e cozida, duas colheres de sopa de salsinha picada, duas colheres de sopa de coentro, temperos como sal, cominho e pimenta à gosto.

Para fazer a receita propriamente dita, em uma panela, a crescente a cebola e o alho, refogando os dois temperos, até que eles comecem a dourar. Quando isso acontecer é hora de adicionar a carne seca, deixando fritar por, aproximadamente, três minutos. Depois disso, acrescente o tomate e, por fim, coloque para fritar por mais dois minutos. É hora de desligar o fogo, juntando a salsinha, o coentro e a salsinha, temperando o recheio ao seu gosto. Coloque o forno para pre aquecer em temperatura bem alta. Com a margarina, unte a forma ou o refratário que você vai colocar a sua torta. Feito isso, bata no liquidificador todos os ingredientes da massa e, depois disso, acrescente um pouco da massa no refratário, colocando o restante da massa por cima. É recomendável que se deixe no forno por quarenta minutos, ou até que a torta, então, comece a dourar.

Feito isso, corte em pedaços pequenos e pode servir, sendo que, ele estando um pouco mais frio é mais gostoso de se comer por sentir o gosto melhor da sua massa.

A Carne Seca No Nordeste

A carne seca é bastante consumida no Nordeste, haja vista os grandes problemas que afetam os moradores daquela região, como a falta de água e etc. Como já dito, a carne seca só existe por causa que no passado não se existia geladeira. Embora o Nordeste venha experimentando um grande destaque nacional, muitos ainda sequer conhecem os segredos e a culinária de lá, fazendo com que o local seja alvo de especificações. Mas no Brasil, como sabemos, o Nordeste é um dos principais redutos de comida do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tortas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *