Frango com Abacaxi

A Culinária é um dos métodos mais antigos que o homem domina para poder sobreviver no mundo de hoje. E, isso só foi possível quando ele descobriu um dos elementos naturais mais importantes do mundo: o fogo. Por meio dele, percebeu-se que poderia cozinhar aqueles alimentos que, antes, eram consumidos crus, principalmente as carnes, sendo que esse consumo, muitas vezes, trazia problemas de saúde para os nossos ancestrais.

Com o fogo, além de cozinhar, também foi utilizado para a nossa sobrevivência em outros aspectos, já que, com ele em mãos, era possível se defender de ataques e, até mesmo, se aquecer, o que pavimentou a presença do fogo em nossas vidas. Atualmente, não nos vemos sem ter o fogo para nos fazer os diversos trabalhos que aparece, desde o de cozinhar, de iluminar, de proteger, entre outras aplicações.

Mas, voltando a culinária, ela nada mais é do que um indicativo da inteligência do ser humano de poder transformar a hora de se alimentar em um momento mais prazeroso para todas as pessoas. E isso se dá, justamente, pelas diversas formas que nós podemos moldar a nossa alimentação: seja por empregar métodos mais indicados para o cozimento de um alimento, bem com o emprego de temperos para poder deixar o alimento ainda mais saboroso, enfim. Uma gama bastante imensa de possibilidades.

E, uma outra característica bastante cultuada pela culinária é o sabor agridoce, ou seja, a combinação de elementos adocicados e salgados que, quando combinados de uma maneira correta, podem trazer um sabor inigualável ao prato final. E, a receita que iremos apresentar a você nesse momento tem tudo a ver com esse movimento: o frango com abacaxi. Aqui, você vai aprender a fazer essa deliciosa receita para o almoço de domingo, bem como algumas informações bastante interessantes sobre o tema. Confira a seguir:

O Frango E O Abacaxi

A alimentação do ser humano passou por grandes mudanças, e ainda continua passando. De um viés vegetariano, o nosso organismo evoluiu a tal ponto que foi possível que pudéssemos ingerir carnes. Foi quando o ser humano passou a apenas coletar alimentos das árvores e arbustos e passou a caçar pequenos e grandes animais para comer. E essa base foi permanecida até hoje: basta ver nos supermercados e nas reuniões familiares que a carne nunca falta, seja ela de frango, de porco, de boi, enfim. Ela sempre se faz presente nas refeições. Isso têm mudado um pouco, com uma tendência dos seres humanos em deixar a carne de lado e adotar uma dieta com menos influência da carne e gordura animal possível, por considerarem que esse processo é destrutivo tanto para o nosso organismo, bem como um modo de maltratar os animais, sendo que a causa animal vem sendo tema cada vez mais das rodas de debates.

O frango, por exemplo, é uma proteína consumida pelos seres humanos milhares de anos antes do nascimento de Jesus Cristo, tendo sido seu consumido iniciado quando o ser humano viu que poderia se fixar em um local e, a partir dali, realizar culturas tanto vegetais como animais. O frango e a galinha são os primeiros animais que os seres humanos conseguiram domesticar para que fosse possível a sua subsistência no planeta.

Hoje, o frango é uma das principais proteínas presentes na dieta humana, e muito por causa de suas propriedades que fazem com que seja possível conseguir resultados corporais, como, por exemplo, os atletas que malham: eles têm no frango uma proteína de baixa gordura, o que pode maximizar os ganhos musculares, aliada a uma alimentação com a presença de batata doce, ovo e salada. Além de conferir energia, ainda não se finda em projetos de gordura, por não possuírem uma grande taxa de gordura ruim no sangue.

O Abacaxi, por sua vez, é uma das frutas cítricas mais adoradas no planeta, e isso se dá, muitas vezes, pelas possibilidades quase que infinitas de sua consumação: pode ser consumida in natura, em formato de suco, em recheios de doces, com alimentos salgados, enfim. Com infinitas possibilidades.  Ela é uma fruta tipicamente tropical, sendo produzida no Brasil aos montes. Seu formato é bastante característico, principalmente na plantação, onde se forma um arbusto e, ao meio dele, se forma a fruta do abacaxi.

Abacaxi Com Frango

E que tal se reuníssemos os dois em uma receita para lá de deliciosa? Essa é a proposta do frango com abacaxi (ou abacaxi com frango, como você preferir). Para fazer a receita, você irá precisar de meio quilo de filé de peito de frango, duas xícaras de talos de aipo cortados, uma xícara de abacaxi cortado em pedaços, duas colheres de molho de soja, cinco colheres de sopa de caldo de abacaxi, pimenta do reino, óleo e sal a seu gosto.

Na véspera de realização da receita, é necessário cortar os filés de peito em cubos, e temperá-los com o sal e a pimenta. Depois disso, dourar levemente os cubos de frango no óleo, passando para outro recipiente, que possa manter a temperatura parecida ao que estava na panela durante o douro.  Mas, não descarte a panela de fritura: antes disso, coloque mais óleo e frite rapidamente o aipo e o abacaxi. Molho de soja e caldo de abacaxi devem ser adicionados à essa mistura, e, logo em seguida, os cubos de frango dourados. Mexa e deixe fritar um pouquinho. Depois disso, ele já pode ser servido, uma dica é que, acompanhando de um purê de batatas, o prato fica completo.

Para fazer um purê de batata mais cremoso, a dica é adicionar um pouco de leite e queijo muçarela, pois o purê irá ganhar uma consistência mais elástica e muito mais saborosa. Outra dica é que o purê seja servido quente, para que a consistência não seja perdida.

É válido lembrar que, além de dar um toque mais gostoso ao frango, o abacaxi é um ótimo remédio para a digestão, sendo que seu consumo é bastante recomendado para auxilie o estômago e o intestino durante o processo digestório, fazendo o mesmo trabalho que os remédios para a azia e a má digestão.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *