Qual É A Origem Do Cavalo Como Alimento?

A carne de cavalo é um tipo de carne que não é considerada costume em diversos tipos de populações, como para os brasileiros, mas vem sendo inserida aos poucos em nossa culinária por meio de alguns restaurantes estrangeiros que atuam no país, e fazem com que a carne equina acabe se tornando parte de seu cardápio.

A distância desse tipo de carne em nossa alimentação é tão grande, que até mesmo acaba sendo considerada por algumas pessoas como um certo crime, e é importante salientar que esse tipo de conduta não oferece nenhum tipo de risco legal para o indivíduo que realizar seu consumo de maneira correta, em alguns países, o que não é o caso do Brasil. Além disso, por se tratar de um alimento não consumido com frequência, e na maioria dos casos, nunca consumido, existem diversas dúvidas a partir de seu benefício ou malefício para a saúde de quem a consome.

A carne do cavalo acaba sendo intitulada de carne equina, e apresenta um sabor um tanto quanto adocicado, considerado também por muitas pessoas uma carne muito macia. Além disso, o teor de gordura da carne, quando comparado com outras carnes que fazem parte do cotidiano da maioria dos brasileiros, como a carne bovina, apresenta um teor de gordura muito baixo e uma alta quantidade de proteínas.

Mas você sabe quando se deu o inicio do consumo dessa carne, e por que algumas culturas acreditam que o consumo da mesma não é benéfico?

Início Do Consumo Da Carne Equina

Desde a época da pré história o consumo de carne de cavalos selvagens era considerado um comportamento comum, já que os mesmos não eram domesticados e o ato de alimentar-se de diversos tipos de animais, frutas e vegetais era um ato de sobrevivência.

Porém, com o passar dos anos, o cavalo acabou se tornando um animal domesticado, e que era utilizado basicamente para que seus donos pudessem realizar serviços considerados mais braçais, ou até mesmo em campos de batalhas e locomoção.

Os países que mais consumiam esse tipo de carne, eram os países europeus, em meados da época pré-cristã, porém, era possível observar que esse tipo de alimentação acabava se concentrando em uma região mais centralizada, como a parte norte do continente europeu, já que nesses locais era possível observar que os rituais religiosos contavam com muitos sacrifícios de animais, a fim de servir o Deus Odin.

Porém, nessa época, a igreja oferecia uma influência muito grande no comportamento e na vida de grande parte das pessoas, fazendo então com que o Papa Gregory III iniciasse um tipo de combate juntamente com a igreja, para que a pratica do consumo desse tipo de carne, acabasse sendo encerrada, já que era considerada para eles, um tipo de apologia ao paganismo.

Papa Gregory III

Papa Gregory III

Mesmo sem dados tão concretos, diversos tipos de pesquisadores acreditam que muitos indivíduos residentes da Islândia considerassem o abandono do cristianismo, ou até mesmo uma negação a aceitação a esse modelo de religião, devido à grande importância que a carne equina apresentava em sua cultura, naquela época.

Mesmo com uma certa parte da população europeia se apresentando relutante em realizar o abandono do consumo da carne equina, foi possível perceber que a igreja conseguiu fazer com que grande parte dos habitantes deste continente acabassem a cortando de sua alimentação, levando até hoje esse costume em sua vida.

Quem Consome A Carne Equina Hoje?

Carne Equina

Carne Equina

Hoje em dia, é possível perceber que alguns países ainda apresentam um certos resquício desse tipo de alimentação, mesmo que de forma muito sutil, como a Ásia e também uma parte da Europa.

Porém, com a grande globalização do mundo, é possível perceber que o costume do consumo da carne equina está se espalhando cada vez mais. No Brasil, o consumo da carne equina é considerado um tabu por muitas pessoas, principalmente pelo fato da domesticação do animal, fazendo com que o lado emocional das pessoas acabe levando as mesmas a abdicar do consumo da carne.

Mesmo assim, o país é considerado um grande exportador de carne equina, sendo que 99% da carne assim produzida no território brasileiro é assim destinado. O consumo de carne equina no Brasil é basicamente raro, e geralmente encontrado em restaurantes ou em colônias europeias espalhadas por todo o território brasileiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carnes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *